7 livros infantis para comemorar o Dia do Livro

Entenda a importância de incentivar a leitura na infância e conheça histórias incríveis para comemorar o Dia do Livro com as crianças
Família lendo com a criança para comemorar o Dia do Livro
Ouça o post

Você sabia que além da Páscoa, no mês de abril também é comemorado o Dia do Livro? Essa data foi escolhida em 1995 durante a Conferência Geral da Unesco para valorizar os livros como recursos que transmitem importantes conhecimentos, além de homenagear grandes autores da literatura mundial como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Ainda em abril, no dia 02, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil e no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil. Todas essas datas apontam para o quanto estimular o hábito da leitura desde cedo é fundamental para formar novos leitores.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

O Dia do Livro e a literatura infantil no Brasil

Que tal aproveitar o Dia do Livro para ficar por dentro do cenário literário brasileiro? Segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada com mais de oito mil pessoas de todo o país, 31% dos adultos nunca compraram um livro e quase metade da população não lê com frequência.


Ainda que esses números não sejam muito animadores, entre os pequenos o cenário é bastante diferente e muito promissor, pois as crianças entre 5 e 10 anos de idade que participaram do estudo feito pela Fundação Pró-Livro, Itaú Cultura e IBOPE Inteligência, afirmaram que leem diariamente ou quase todos os dias.

menina lendo livro

Entre o público infantil, 48% das crianças disseram que o gosto pela leitura é o que as motiva a ler com frequência. Além disso, entre os pequenos e as pequenas, 13% deles afirmaram que leem para aprender coisas novas.

Esses dados mostram como os pequenos leitores apresentam grandes chances de mudar o futuro do cenário literário no Brasil e comprovam o quanto é essencial que as famílias estimulem o contato com os livros desde os primeiros anos de vida das crianças, aproveitando datas como o Dia do Livro para incentivar ainda mais o hábito da leitura.

7 livros infantis para estimular a leitura no Dia do Livro

Confira a seguir uma lista com histórias incríveis para comemorar o Dia do Livro com muita diversão e aprendizado com os pequenos.

Aventura no Limoeiro

livro Aventura no Limoeiro

Neste livro a criança embarca em uma aventura pelo famoso bairro do Limoeiro e conhece os principais personagens criados pelo renomado escritor Mauricio de Sousa!

Cada um Brilha de um Jeito

Livro personalizado Cada um Brilha de um Jeito

Sunny Vanny é uma corajosa guardiã do Universo, e nesta história, sua missão é ajudar uma criança muito especial a encontrar seu próprio brilho!

Cores do Mundo

Livro personalizado Cores do Mundo

Nessa aventura a criança vai descobrir como o mundo é repleto de cores e pessoas diferentes, e que por isso o respeito e empatia são tão importantes!

Minha Família é Perfeita Desse Jeito

Uma receita especial, o calor de um abraço, o amor sem igual: nessa história, crianças e adultos vão descobrir que cada família, do seu jeitinho, é mesmo sensacional! Leia a história completa, clicando aqui.

Onde os Sonhos se Realizam

Livro personalizado da Disney

Nessa incrível história, a criança viajará até o parque da Disney para encontrar seus personagens favoritos e descobrir que sonhos se tornam realidade!

O Pequeno Príncipe

Livro Personalizado Pequeno Principe

Nesta edição exclusiva do clássico da literatura, a criança viverá uma jornada emocionante pelos planetas e aprenderá que só se vê bem com o coração.

Viagem pelo Mundo

Livro personalizado Viagem pelo Mundo

A criança vai se juntar a Luna, Cláudio e Júpiter em uma viagem ao redor do mundo, conhecendo lugares incríveis e brincando de faz de conta!

Dica especial: 5 livros que as famílias precisam ler 

Além das crianças, também é fundamental que os pais, mães e cuidadores pratiquem o hábito da leitura para dar o exemplo para os pequenos. Por essa razão, listamos a seguir títulos que não podem faltar na rotina de leitura das famílias. Confira!

Arvorada

“Arvorada” é uma graphic novel publicada pela Mauricio de Sousa Produções em 2017 e que certamente vai emocionar muitos adultos. A história, que é estrelada por Chico Bento, usa a florada do ipê-amarelo da Vó Dita para mostrar o quanto é importante aproveitar cada momento da vida ao lado das pessoas que amamos. 

Eu Sou Malala

livro Eu Sou Malala

Publicado pela primeira vez em 2013, o livro conta a história de Malala Yousafzai: uma garota que ficou conhecida no mundo todo após ser baleada pelo Talibã simplesmente porque queria frequentar a escola. A luta por igualdade e acesso à educação levou Malala a receber o prêmio Nobel da Paz em 2014, quando tinha apenas 17 anos de idade.

Educação Não-Violenta

Em “Educação Não-Violenta” a educadora parental e mãe, Elisama Santos, utiliza toda sua experiência com a Comunicação Não-Violenta para convidar as famílias a repensar a construção da relação entre pais e filhos. Desde frases positivas até o desenvolvimento da autonomia e resiliência, Elisama apresenta novos caminhos para a educação dos pequenos.

Extraordinário

Livro Extraordinário

Nessa emocionante história, o extraordinário garoto August de apenas 10 anos, ensina uma importante lição para pessoas de todas as idades: olhar para o próximo com amor e empatia é essencial para juntos construirmos um mundo melhor.

Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados

O livro escrito pela autora Tania Zagury convida o leitor a embarcar em um encontro entre gerações para ajudar pais, mães e cuidadores na desafiadora tarefa de educar as crianças da Geração Alpha. Além desse livro, Tania também é autora dos best-sellers “Limites sem Trauma” e “Educar sem Culpa”.

O Papai é Pop

Livro O Papai é Pop

O livro escrito por Marcos Piangers conta a experiência do autor sobre como o nascimento de sua primeira filha mudou completamente sua vida, trazendo novo sentido e significado. O sucesso foi tão grande que o livro já vendeu mais de 150 mil cópias no Brasil e no mundo e está prestes a ganhar as telonas em uma adaptação protagonizada por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira.

Como ler com as crianças?

Embora as famílias compreendam a importância da leitura na infância, trazer esse hábito para a rotina com as crianças é um desafio compartilhado por diversos pais e cuidadores.

Por essa razão, reunimos aqui uma série de artigos que certamente ajudarão as famílias a aproximar os pequenos dos livros de forma leve e muito divertida, além de apresentar novos temas para as crianças:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts