7 Frases positivas para estimular as crianças

Conheça frases positivas e dicas de livros infantis incríveis para estimular a educação afetiva no processo de desenvolvimento infantil.
Pai e filha comemorando

O que vem à mente quando falamos sobre afetividade? Essa pequena palavra pode se relacionar a diversos significados como acolhimento, aceitação, demonstração de carinho, paciência, dentre outros. Todos esses princípios fazem parte da educação afetiva, que convida pais e educadores a refletirem sobre si mesmos enquanto educam e desenvolvem as crianças. 

O afeto na formação dos pequenos é um tema muito presente na psicologia do desenvolvimento infantil. O médico, psicólogo e professor Henri Wallon foi quem cunhou o conceito de afetividade. Para ele, nessa linha psicopedagógica, os pensamentos e sentimentos se fundem e são inseparáveis no processo de aprendizagem.

Em um mundo em que muitas vezes prevalece apenas a razão, como praticar a educação afetiva com as crianças? Seja na escola ou em casa, os familiares e educadores podem estimular a afetividade na relação com os pequenos por meio do incentivo à empatia e curiosidade presentes nas atitudes cuidadosas, que buscam formar a autonomia das crianças. 

Além disso, a afetividade tem um papel fundamental na formação da percepção das emoções, da memória e da linguagem dos pequenos. Ou seja, ao estimularem a educação afetiva no relacionamento com os pequenos, a família e a escola também contribuem para que as crianças desenvolvam as habilidades socioemocionais desde cedo.

Frases positivas para praticar a educação afetiva

Pai incentivando a filha

Como colocar a educação afetiva em prática? Uma das formas de praticar a afetividade com as crianças é por meio da comunicação e da escuta ativa. A seguir listamos 7 frases positivas para ajudar nesse processo e estimular a conexão de pais e professores com os pequenos. 

1. Eu tenho orgulho de você

Reconhecer as boas ações e conquistas dos pequenos é uma forma extremamente positiva de desenvolver a autoestima. 

Por meio desta frase simples, você demonstra como está feliz com as atitudes e com o desempenho da criança.

2. Eu acredito no que você diz

A escuta ativa é uma das tarefas mais essenciais do aprendizado humano, e também uma das mais difíceis. 

Com as crianças, é fundamental demonstrar que você as escuta e acredita nelas, pois essa atitude transmite confiança, além de ajudar na construção e no fortalecimento dos laços afetivos.

3. Estou aqui para te apoiar

Receber apoio por parte dos adultos é essencial para crianças, pois as deixa seguras para compartilhar suas dificuldades e alegrias, além de abrir espaço para que elas exponham seus erros.

O apoio pode ser demonstrado por meio de atitudes e também das palavras. Por isso, dizer para seu pequeno ou pequena que eles têm seu apoio em alguma situação ou desafio, gera confiança e contribui para o sentimento de companheirismo.

4. Estou feliz pelo que você fez

Quando os adultos que convivem com a criança se alegram com suas atitudes e conquistas, os pequenos aprendem a importância de celebrar as pequenas e grandes realizações. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades como a resiliência.

Por essa razão, parabenizar e demonstrar sua satisfação com uma ação positiva da criança, a conquista de uma boa nota na escola, um novo aprendizado, dentre outras situações é importante para que os pequenos e pequenas aprendam a compreender e identificar o sentimento de alegria em diferentes contextos.

5. Sei que você fez sem querer. Não tem problema. Vamos resolver juntos?

Na educação afetiva o medo ou a punição não são consideradas formas de aprendizagens. Além de contribuírem para sentimentos negativos e memórias ruins nas crianças, atitudes como essa contrariam totalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Frases que identificam que determinada atitude foi incorreta e oferecem espaço para a aprendizagem, são excelentes formas de ensinar e ajudar os pequenos a desenvolver a responsabilidade pelas consequências de suas ações.

6. Você pode chegar onde quiser

Sonhar e imaginar são direitos que devem ser vivenciados por todas as crianças do mundo e não apenas isso: além de sonhar, os pequenos e pequenas também precisam saber que podem realizar seus objetivos.

Por isso, frases positivas como essa, são essenciais para estimular a capacidade da criança de acreditar em si e ser persistente em seus objetivos durante a vida. Com a educação afetiva é possível ensinar esses valores desde pequenos. 

7. A cada dia você está melhor

Se para os adultos apreciar as pequenas e grandes conquistas é fundamental na jornada que os leva em direção à realização de seus sonhos, com as crianças não é diferente.

Adotar frases como essa para parabenizar o progresso, seja na aprendizagem de alguma habilidade ou atividade, ajuda as crianças a compreender que todas as descobertas do caminho são importantes e valiosas. Além disso, a afetividade presente nessas frases positivas desenvolvem a resiliência nos pequenos e os incentiva a continuar buscando melhorar cada dia mais.

Praticando a educação afetiva por meio da leitura

Outra forma de trabalhar a educação afetiva com a família é por meio do hábito da leitura. A Dentro da História conta com diversos livros infantis incríveis que estimulam o desenvolvimento da criança, além de incentivar a imaginação e os novos aprendizados. 

Conheça alguns desses títulos a seguir!

Livros sobre os sentimentos

Nos livros personalizados sobre sentimentos, a renomada autora Tonia Casarin apresenta em oito histórias as emoções que a criança experimenta sozinha e as que surgem no seu contato com o mundo. Por meio das narrativas lúdicas e divertidas com os monstrinhos das emoções, os pequenos podem se desenvolver emocionalmente e se tornarem capazes de identificar e expressar seus sentimentos.

Cores do Mundo

Na história personalizada Cores do Mundo, o autor Rafael Calça leva os pequenos leitores para um passeio lúdico onde as crianças descobrem que as diferentes cores que compõem o mundo carregam uma diversidade de histórias, culturas, sotaques, línguas e músicas. A narrativa abre espaço para falar sobre pluralidade, atitudes de respeito e empatia com os pequenos mostrando que eles são capazes de deixar o mundo mais bonito e colorido!

Missão de Paz

Com a história Missão de Paz com Smilinguido as crianças vão descobrir que a paz é um caminho justo e generoso para resolver desafios. Na narrativa os pequenos protagonistas se juntam ao Smilingüido e sua turma para aprender sobre como promover a tolerância, a empatia e o respeito por meio de atitudes pacíficas.

A encomenda do Príncipe Valentão

No livro personalizado A Encomenda do Príncipe Valentão, a criança aprenderá em uma divertida aventura sobre como a empatia e o respeito com o outro são ingredientes importantes para construir um mundo melhor e com mais tolerância para todos.

E você, tem praticado a educação afetiva com os pequenos e tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts