Por que ler para as crianças?

Saiba como os livros infantis beneficiam o desenvolvimento das crianças e descubra como estimular a leitura em cada idade.
Ouça o post

Se você é pai ou mãe, com certeza já ouviu alguém dizer que ler para as crianças desde a gestação e dos primeiros anos de vida é muito importante. Um estudo publicado em 2018 trouxe comprovações científicas sobre esse tema.

A pesquisa, dirigida pelo pediatra Dr. John Hutton, revelou que, mesmo convivendo com telas e dispositivos eletrônicos variados, os livros infantis são os estímulos mais adequados para ajudar os pequenos da Geração Alpha a desenvolver e integrar diferentes conexões cerebrais.

Dessa forma, podemos afirmar que ler para as crianças é muito mais do que contar uma história. 

Durante o momento de leitura em família, os pequenos têm a audição estimulada, ativam diversas áreas do cérebro, dão asas à imaginação e criam memórias únicas com seus pais, fortalecendo os vínculos afetivos entre eles. 

Ler com as crianças é importante porque…

Leitura em família

Abaixo mostraremos cinco benefícios de ler para as crianças e como cada um deles contribui para que o desenvolvimento infantil aconteça de forma integral.

Em seguida você poderá conferir quais são os principais gêneros literários infantis e ver dicas para estimular esse hábito em casa.

Auxilia no desempenho escolar

Dentro dos processos de alfabetização e aprendizagem, as crianças que possuem uma rotina de leitura familiar apresentam melhor rendimento escolar. Isso acontece porque elas possuem maior vocabulário de palavras, melhor relação com a escrita, além de noções mais desenvolvidas sobre as cores, formas e sons, e ainda a facilidade de absorver novos conteúdos.

A criatividade e imaginação estimuladas durante os momentos de leitura em família também ajudam na comunicação e no convívio social dos pequenos e pequenas na escola.

Expande o repertório

Os livros infantis são as portas de entrada para diferentes mundos. Nas histórias, cheias de diversão e aventura, as crianças descobrem novas realidades, torcem por seus personagens preferidos e começam a imaginar e criar suas próprias narrativas.

Com isso, o repertório visual, cultural e criativo dos pequenos são desenvolvidos. O que proporciona maior abertura para lidar e conviver com a diversidade e pluralidade presentes no mundo.

Reduz a ansiedade

A convivência com a tecnologia têm aumentado os índices de ansiedade infantil nas crianças nascidas a partir de 2010. Por essa razão, parar para ler um livro em família ajuda os pequenos a se desconectarem das telas e os convida a relaxar fora do ambiente tecnológico. 

Enquanto se divertem com as histórias, as crianças compartilham momentos especiais em família. Isso fortalece os vínculos afetivos, reduzindo a ansiedade e proporcionando um espaço seguro para o desenvolvimento da inteligência socioemocional.

Estimula o cérebro

O hábito de ler livros infantis com as crianças ativa diferentes áreas cerebrais, o que aumenta e expande as conexões entre os neurônios. 

Por essa razão, estudiosos afirmam que desenvolver o hábito da leitura na infância e mantê-lo durante o crescimento dos pequenos, estimula a mente e previne o surgimento de doenças no cérebro na vida adulta.

Fortalece vínculos afetivos

Ler com as crianças é um momento especial de conexão entre pais e filhos, que deixam suas atividades para desfrutar do tempo de qualidade juntos.

Durante a leitura, as famílias compartilham emoções, risadas e descobertas com os pequenos. Isso proporciona memórias especiais que ficarão guardadas para sempre na mente e no coração dos filhos.

Veja também: Pesquisa mostra os benefícios da leitura em voz alta para as crianças

O que ler para as crianças?

Mãe lendo com os filhos

Depois de conhecer os benefícios da leitura na infância, também é importante saber quais são os principais gêneros literários infantis. Dessa forma, escolher o livro ideal para ler com as crianças será mais fácil.

A seguir, listamos quais são as categorias preferidas dos pequenos quando o assunto é leitura.

Lendas e mitos

As lendas são histórias populares passadas de geração em geração e que podem apresentar diferentes versões de acordo com a região onde é contada. Alguns exemplos desse gênero literário são as lendas do folclore com as histórias do Boto cor-de-rosa e do Curupira.

Os mitos, por sua vez, são narrativas que envolvem seres mágicos e até sobrenaturais, como é o caso das histórias da mitologia grega.

Fábulas

Construídas a partir de narrativas curtas, as fábulas são textos geralmente acompanhados de uma moral que busca transmitir lições importantes para as crianças. 

Entre as fábulas mais conhecidas temos a história da Lebre e a Tartaruga, a Formiga e a Cigarra e ainda, a Raposa e as Uvas.

Crônicas

As crônicas são histórias que apresentam em sua narrativa elementos do cotidiano da criança. Dessa forma, os pequenos e pequenas conseguem se identificar com o texto para participar da resolução do problema apresentado.

Esse gênero literário estimula o desenvolvimento do protagonismo infantil, além de incentivar a autonomia das crianças.

Contos

Os contos são histórias curtas em que os personagens precisam enfrentar algum desafio ou solucionar determinado problema. 

As narrativas mais conhecidas desse gênero são os contos de fadas, nos quais as crianças são inspiradas pelas atitudes dos personagens.

Como ler para as crianças?

Para garantir que a leitura em família seja um momento prazeroso para os pequenos, é importante saber como ler para as crianças de cada faixa etária.

Bebês até 2 anos

Mãe lendo com bebê
  • Ainda na barriga os bebês já conseguem identificar sons, por isso a leitura para essa faixa etária pode começar antes mesmo do nascimento.
  • Para estimular o contato dos pequenos com as histórias, você pode ler pequenos trechos todos os dias.
  • Lembre-se de fazer gestos, expressões faciais e mudar seu tom de voz durante a leitura.
  • Conforme a criança for se desenvolvendo, ela poderá observar e tocar as páginas do livro. Nessa fase é importante observar os sons e as expressões da criança ao interagir com os livros.

Veja mais: Dicas de livros para bebês até  2 anos

3 a 5 anos

Pai lendo com o filho
  • Para estimular a curiosidade das crianças, faça perguntas sobre os personagens da história durante a leitura.
  • Incentive a criança a contar sua própria versão da história.
  • Pergunte aos pequenos a sequência da história, caso estejam lendo um livro repetido.
  • Caso o texto tenha alguma palavra diferente, explique o significado dela durante a leitura. Dessa forma, a criança poderá expandir seu vocabulário.

Veja mais: Dicas de livros para crianças de 3 a 5 anos 

6 a 8 anos

Mãe lendo com a filha
  • Incentivar a leitura em voz alta é importante, pois as crianças dessa faixa etária estão em processo de alfabetização.
  • Mesmo com o aprendizado da leitura, não deixe de ler em voz alta para a criança.
  • Deixe a criança sugerir novos temas de leitura e aproveite para estimular o diálogo a partir das preferências escolhidas.
  • Nessa idade a criança passa a ter mais atividades em sua rotina, por isso é importante garantir que a leitura seja um momento de diversão e não uma obrigação.

Veja mais: Dicas de livros para crianças de 6 a 8 anos 

9 anos ou mais

Pai lendo com a filha
  • Como as crianças dessa faixa etária estão mais maduras, você pode começar apresentar diferentes gêneros literários.
  • Peça que a criança leia para a família e explique seus aprendizados com a história.
  • Continue compartilhando momentos de leitura com a criança para que os vínculos e aprendizados em família sejam fortalecidos.

Veja mais: Dicas de livros para crianças de 9 a 12 anos 

Leitura e diversão em família com o Clube Dentro da História

Os clubes de livros infantis têm ajudado muitas famílias a estimular a leitura de forma divertida e contínua. Ao receberem livros infantis mensalmente, os pais e cuidadores têm mais facilidade para escolher as histórias que serão lidas nos momentos de leitura com as crianças.

Com o Clube Dentro da História você recebe todos os meses um Kit de Leitura com livro personalizado e atividades para estimular a leitura e a diversão em família.

Kit de Leitura do Clube Dentro da História

Para assinar o Clube da Dentro com 10% de desconto, é só clicar aqui e usar o cupom de desconto BLOGDDH ao finalizar a assinatura!

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts