Como montar uma biblioteca em casa para o seu pequeno

Vamos te ajudar a montar uma biblioteca em casa para incentivar o seu pequeno a ter contato diário com a leitura, de forma simples e estimulante.
Biblioteca em casa para criança
Ouça o post

Como diz uma frase muito conhecida, “hábitos começam em casa”. Para que as crianças cresçam interessem pelos livros e se tornem adultos leitores, o desenvolvimento desse hábito em casa é muito importante desde cedo.

Aqui no blog nós já demos diversas dicas de como incentivar a leitura na infância. Hoje, vamos te ajudar a montar uma biblioteca em casa para o seu pequeno ter contato diário com a leitura, de forma simples e estimulante.

Dicas para a biblioteca do seu pequeno

Não importa se seu pequeno já tem muitos livros ou se você vai começar a coleção agora. As dicas abaixo vão te ajudar a estimular a leitura, montando uma biblioteca em casa que fará seu pequeno se apaixonar pelo mundo dos livros!

1. Variedade de opções

Ter contato com diversos tipos de textos desde cedo é bom para despertar o interesse da criança, ajudando-a a descobrir o mundo da leitura. Muitas vezes, ao aprender as primeiras letras, os pequenos começam a ler diversos materiais: revistas, histórias em quadrinhos, jornais… Além de livros infantis, você pode incluir essa variedade na biblioteca de casa também.

2. Gêneros literários

A variedade de gêneros literários também tem um papel muito importante para o desenvolvimento de um leitor. Você pode rechear a biblioteca com livros de ficção e fantasia, mas também de ficção histórica, biografias, poesia, livros científicos, e muito mais! Todos esses gêneros podem ser encontrados em versões infantis. Veja aqui mais dicas para diversificar as opções de leitura do seu pequeno.

3. Níveis de leitura

Conhecer o nível de leitura do seu pequeno é importante para oferecer livros que ele consiga ler sozinho sem se frustrar. Aqui damos dicas de como escolher livros apropriados para cada idade! Porém, também é bom ter na biblioteca de casa uma variedade nesse sentido: tanto livros mais simples para a criança ler sozinha, como histórias mais complexas para ler em família e que servem de incentivo para desenvolver cada vez mais a leitura.

4. Compartilhando a leitura

Ler sozinho é gostoso, mas fazer da leitura algo compartilhado também é um incentivo a mais. Convide os amiguinhos do seu pequeno para explorar a biblioteca dele juntos. Dê a ideia de fazerem trocas de livros uma vez por semana, assim as bibliotecas sempre terão uma novidade. E doe os livros que seu pequeno já não lê mais, para incentivar a leitura e abrir espaço para novas histórias!

5. Acesso aos livros

Um dos principais objetivos de ter um espaço de biblioteca em casa para o seu pequeno é deixar os livros sempre acessíveis, para que ele possa pegá-los a qualquer momento e mergulhar em uma história. Por isso, assegure que as prateleiras ou armários são de uma altura que a criança consiga alcançar e explorar sozinha.

Ideias para a decoração da biblioteca

Além de deixar os livros acessíveis e à mostra para estimular a leitura no dia a dia, também é importante criar um ambiente confortável, onde a criança goste de passar o tempo. Você pode fazer isso com prateleiras, caixas reutilizáveis, almofadas, tapetes…

Veja a seguir ideias decoração para montar a biblioteca do seu pequeno:

  • Nichos na parede
Prateleira de livros infantis
Imagem: www.soumae.org
  • Prateleira de árvore
Prateleira de árvore para livros infantis
Imagem: www.decorfacil.com
  • Prateleira de tecido
Prateleira de tecido para cantinho da leitura
Imagem: www.mamaesfacilidadesedicas.com
  • Cantinho com abajur
Cantinho da leitura
  • Almofadas no chão
Biblioteca em casa para crianças
Imagem: www.devamioku.com
  • Caixotes coloridos
Caixotes coloridos com livros
Imagem: www.dicaspramamae.com
  • Cortina divertida
Cantinho para ler em quarto infantil
Imagem: www.mildicasdemae.com.br

Gostou das ideias? Veja mais dicas de decoração par a biblioteca do seu pequeno no nosso Pinterest!

6 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts