Como ler para crianças? +20 Dicas para incentivar a leitura em cada idade

5 min. leitura

Pais incentivando a leitura na infância
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Aprenda como ler para crianças de formas que despertam o interesse e promovem maiores aprendizados em cada idade. 

Se você chegou até aqui, com certeza tem interesse em incentivar o hábito da leitura em casa porque sabe como ele é importante para o desenvolvimento das crianças. Em um mundo com cada vez mais estímulos, superexposição a informações e a telas, parar para ler um livro infantil significa criar um momento valioso de presença e conexão familiar.

Isso vale para famílias com filhos de todas as idades: desde bebês, até adolescentes. Porém, cada faixa-etária tem suas próprias características e relação com a leitura. Por isso, é importante saber como torná-la prazerosa em cada fase, e criar oportunidades de aprendizado a partir dos livros. 

A seguir, você entenderá melhor quais são os benefícios da leitura e verá dicas de como ler para crianças de diferentes idades.

O hábito da leitura na infância

Não é segredo nenhum que incentivar o hábito da leitura na infância traz muitos benefícios, tanto para a desenvolvimento cognitivo da criança como para o dia a dia da família.

Primeiro, a leitura fortalece os vínculos afetivos entre a criança e quem lê para ela, proporcionando um momento de conexão física e emocional, de trocas de experiências e de presença sem interferências externas.

Ao mesmo tempo, os livros incentivam a imaginação e a criatividade ao colocar a criança em contato com mundos de fantasia e realidades distintas da dela. Por isso mesmo, também estimulam a empatia.

É claro, a leitura também é muito importante para o desenvolvimento da linguagem. Pesquisadoras de Barcelona realizaram um estudo sobre a importância da leitura em voz alta para as crianças e confirmaram que ouvir histórias escritas proporciona aprendizados que não acontecem normalmente no cotidiano.

As crianças que escutam histórias têm um vocabulário mais rico, uma linguagem mais complexa e são capazes de fazer narrações mais elaboradas. Além disso, apresentam mais facilidade para aprender a ler e escrever, desenvolvendo melhor a compreensão de leitura e, consequentemente, tendo um melhor desempenho escolar. 

Podemos, então, listar os principais benefícios de ler para crianças:

  • Estreitamento de laços afetivos
  • Incentivo à imaginação e criatividade
  • Estímulo da empatia
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Expansão do vocabulário
  • Facilidade na alfabetização
  • Maior compreensão de textos
  • Melhor desempenho escolar

Como ler para crianças em cada idade

Não existe uma idade mínima e nem máxima para estimular a leitura. Esse é um hábito que pode começar antes mesmo de a criança nascer, e a leitura em família pode continuar mesmo depois de a criança se tornar um leitor independente. 

Veja dicas de como tornar a leitura mais prazerosa, interessante e estimulante em cada idade:

Ler para bebês até 2 anos

Mãe lendo para bebê

Desde a gravidez, o bebê consegue identificar sons e cria memórias do tom de voz de quem interage com ele. Por isso, ler livros em voz alta nessa fase é uma forma de promover esse contato, produzindo sons diferentes daqueles do dia a dia.

Ainda bebês, já podem interagir com livros para ganhar familiaridade com os objetos e é importante que a leitura seja parte da rotina, assim como a alimentação e os rituais da hora de dormir. 

  • Leia pequenos trechos todos os dias para fortalecer o hábito, ao invés de ler um livro inteiro de uma vez e depois esperar um tempo para repetir.
  • Aponte as figuras do livro, falando em voz alta o nome do que o bebê estiver olhando. 
  • Faça gestos, expressões faciais e mude o tom de voz de acordo com a história.
  • Imite os sons que o bebê faz e observe suas reações.
  • Fale com o bebê sobre os elementos do livro, apontando para eles: “Olha o gatinho. O gatinho faz miau!”.
  • Faça perguntas: “Onde está o gatinho? Quem faz miau?”
  • Sorria e responda quando a criança falar ou apontar algo.
  • Deixe a criança virar as páginas.
  • Leia a mesma história várias vezes se a criança quiser.

Ler para crianças de 3 a 5 anos

Família lendo para criança de 3 e 5 anos

Nessa fase as crianças são muito curiosas e gostam de prever as coisas, por isso, pedem para ler várias vezes a mesma história. Já conseguem repetir as frases e participar mais ativamente da leitura, escolhendo os livros e fazendo perguntas sobre aquilo que acontece na história. Conseguem até recontar a história do seu jeito. Por isso, é uma ótima fase para investir no hábito da leitura para que ele faça parte de sua vida para sempre.

  • Durante a leitura, faça perguntas para estimular a compreensão da história. Por exemplo: “Quem é esse?”, “Onde eles estão?”.
  • Valorize as perguntas e escute atentamente os comentários da criança, pois revelam seu entendimento da história e aquilo que estão sentindo.
  • Fale sobre os sentimentos dos personagens, e pergunte se a criança já sentiu a mesma coisa.
  • Incentive a criança a contar a história da sua maneira.
  • Ao ler histórias repetidas, pergunte para a criança o que acontece em seguida.
  • Ao contar a história, leia da forma como está escrito o texto, sem tirar palavras aparentemente difíceis. É uma forma de ampliar o vocabulário. Se a criança perguntar, explique o significado usando exemplos e sinônimos.

Ler para crianças de 6 a 8 anos

Mãe lendo para criança de 7 anos

Nessa faixa-etária a criança está em uma fase cheia de imaginação, criatividade e energia. O processo de alfabetização possibilita as primeiras leituras autônomas da criança – um momento especial e muito marcante! Agora mais do que nunca, a leitura é uma grande aliada para os novos aprendizados.

  • Encoraje a criança a ler em voz alta o livro, e vá ajudando nas partes em que tiver dificuldade. 
  • Para não ficar cansativo, vocês podem revezar em cada página ou cada um ler as falas de um personagem.
  • Cuidado para não colocar um grande peso na leitura e transformá-la em uma obrigação. Isso já será cobrado cada vez mais na escola, então mostre que em casa esse é um momento de lazer.
  • Continue lendo você para a criança, porque mesmo que ela não esteja fazendo a leitura sozinha, poderá relacionar os sons ao texto de cada página.
  • Como nessa fase a criança já está mais madura, aproveite as temáticas dos livros para ter conversas sobre sentimentos, comportamentos e situações do dia a dia. 

Ler para crianças de 9 anos ou mais

Pai lendo para criança de 10 anos

Na fase dos 9 a 12 anos, a relação da criança com a leitura muda muito. Como já são completamente alfabetizadas, é comum pensarmos que não precisamos mais ler para eles. Entretanto, aí que está o problema.

Esse período é um momento em que muitas crianças perdem o hábito da leitura, porque apesar de lerem os livros indicados pela escola, deixam de ver esse hábito como prazeroso.  Então, o que fazer para evitar que isso aconteça?

  • Continue lendo histórias para a criança – a hora de dormir pode ser um bom momento para isso. Ouvir a leitura de um adulto é importante mesmo após a alfabetização, porque a criança estará observando um leitor mais experiente e aprendendo com ele, sempre ganhando a partir dessa interação. 
  • Combinem horários para lerem juntos: cada um pode ler seu próprio livro e depois compartilhar algo sobre o que leram.
  • Peça para a criança ler para você, ou para os irmãos. Ela ficará animada por poder exercer esse novo papel (as crianças adoram se sentir mais adultas e ver como estão crescendo!).
  • Ofereça livros de diferentes gêneros e autores, para que a criança possa conhecer seus gostos literários e, assim, continuar interessada pelo mundo da leitura.

Veja também: Como escolher os melhores livros para cada idade?

Lembre-se…

A leitura é, sim, uma forma de aprender e desenvolver habilidades importantes, tanto para o desempenho escolar, como para a vida. Porém, como adultos e mediadores das crianças no universo das histórias, o melhor que podemos fazer para incentivar sua paixão pela leitura é mostrar o que ela tem de melhor: um convite à fantasia, à imaginação e ao prazer de sonhar. Se desde cedo as crianças enxergarem os livros como portas para diversos mundos, onde elas podem viver infinitas experiências, é muito pouco provável que esse interesse se perca ao longo dos anos.

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários o que você faz em casa para incentivar o gosto pela leitura.

E se você ainda não faz parte do Clube Dentro da História, essa é nossa última grande dica: incentive a leitura transformando as crianças em personagens de livros personalizados, e receba todo mês um novo Kit na sua casa. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *