5 benefícios do contato com a natureza na infância

Mais do que contribuir para o desenvolvimento das crianças, estimular o contato com a natureza na infância também é fundamental para a construção de um futuro melhor
crianças explorando e conhecendo a natureza
Ouça o post

Sentir a grama fazer cócegas nos pés, os cabelos balançando com o vento, o cheiro das flores ou até mesmo as diferentes texturas dos troncos das árvores: todas essas e muitas outras sensações são experimentadas pelos pequenos quando suas famílias estimulam o contato com a natureza na infância.

Os adultos, que hoje são pais, mães e cuidadores, certamente guardam lembranças especiais de viagens para a praia, passeios pelo parque e momentos repletos de diversão junto à natureza.

Nas últimas décadas, os avanços da tecnologia transformaram a maneira como as pessoas vivem e se relacionam, o que modificou profundamente o contato entre as crianças e o meio ambiente. Essa mudança, que impactou o mundo todo, também chegou até os pequenos, formando a Geração Alpha.

As crianças nascidas a partir de 2010 e que integram essa nova geração, já crescem conectadas com diferentes dispositivos como tablets, celulares e computadores, além de conviverem com diversos estímulos.

Transtorno do Déficit de Natureza

O jornalista americano e especialista em Advocacy na infância, Richard Louv, alerta que tanto as famílias quanto os professores precisam monitorar o contato das crianças com a tecnologia e seus estímulos dentro e fora da sala de aula.

Como ele explica no vídeo abaixo em entrevista para o programa Criança e Natureza, realizado pelo Instituto Alana, pais e educadores que mantém os pequenos somente em casa ou dentro da sala de aula cercados de estímulos que ativam apenas alguns de seus sentidos, sem deixá-los interagir com o meio ambiente, estão não só privando as crianças do contato com a natureza na infância, como também contribuindo para o que ele chama de Transtorno do Déficit de Natureza.

Por que estimular o contato com a natureza na infância é importante?

Estimula a valorização da natureza

Brincar ao ar livre, explorar o meio ambiente, conhecer diferentes espécies e entrar em contato com a natureza na infância é fundamental para que as crianças valorizem a biodiversidade que as cerca.

Além disso, o convívio com o meio ambiente associado ao aprendizado de práticas sustentáveis também são muito importantes para que os pequenos se tornem protagonistas nos cuidados com o planeta no futuro. Afinal, é preciso conhecer para preservar.

Crianças em contato com a natureza na infância correndo ao ar livre e brincando

Incentiva a imaginação e criatividade

O contato com a natureza na infância desperta a imaginação e criatividade dos pequenos para encontrarem novas formas de se divertir ao passear em um parque ou uma praça com familiares e amigos.

Dessa forma, os pequenos criam novas memórias, expandem seu repertório, se divertem e aprendem a conviver consigo, com os outros e com o meio ambiente.

Fortalece o sistema imunológico

De acordo com o Manual de Orientação desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com o Instituto Alana, um dos grandes benefícios do contato com a natureza na infância é o fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos e a prevenção da obesidade infantil.

Além disso, brincar ao ar livre e interagir com o meio ambiente também contribui para que as crianças aperfeiçoem suas habilidades psicomotoras, estimulando diretamente o desenvolvimento integral dos pequenos.

Melhora a qualidade do sono

Explorar o meio ambiente por meio de brincadeiras e atividades proporciona uma grande sensação de bem-estar e relaxamento nas crianças, o que melhora significativamente a qualidade do sono dos pequenos.

Vale lembrar ainda que os sintomas da ansiedade nas crianças também são reduzidos a partir do contato com a natureza na infância.

crianças segurando mudas de árvores para plantar

Desenvolve os cinco sentidos

Ouvir o som dos pássaros, tocar a grama, sentir o vento no rosto, cheirar as flores e até mesmo provar uma fruta direto do pé são apenas algumas das experiências que as crianças podem vivenciar ao entrar em contato com a natureza na infância.

Dessa forma, os pequenos estimulam e desenvolvem os cinco sentidos enquanto se divertem explorando os espaços dos parques, praças e praias.

Como estimular o contato com a natura na infância

1) Histórias lúdicas

Livro personalizado Uma Viagem pela Natureza Interior

As histórias tem o poder único de apresentar novas perspectivas aos pequenos por meio da imaginação. Por essa razão, livros infantis sobre a natureza são recursos excelentes para estimular as crianças a conhecerem, respeitarem e cuidarem do meio ambiente.

No livro personalizado Uma Viagem pela Natureza Interior, os pequenos exploram a natureza por meio do aprendizado das práticas de meditação utilizadas na Yoga e se divertem em uma aventura cercada pelo meio ambiente. Para conferir a história completa, basta clicar aqui.

2) Passeios e atividades ao ar livre

Que tal um piquenique no parque, uma viagem para um destino cercado pela natureza, uma tarde de atividades na pracinha do bairro ou um convite para acampar? Essas são algumas entre tantas possibilidades que envolvem o contato com a natureza na infância e constroem lembranças especiais, além de proporcionar tempo de qualidade em família.

3) Mini horta em casa

Dicas para estimular o contato com a natureza na infância: faça uma mini horta em casa com as crianças

Quer estimular o contato diário dos pequenos com a terra e as plantas? Fazer uma mini horta em casa é a melhor solução, além de proporcionar benefícios como a educação alimentar e a responsabilidade.

Nesse artigo apresentamos um passo a passo completo para fazer uma mini horta em casa com as crianças, incentivando o contato com a natureza na infância por meio de experiências em família repletas de diversão e aprendizado.

4) Controle da tecnologia

Controlar o acesso das crianças à tecnologia é um dever fundamental dos pais e cuidadores que desejam estimular a relação dos filhos com a natureza. No vídeo a seguir, o diretor Chris Thompson, da Green School, explica como é desafiador e extremamente importante monitorar o tempo de exposição dos pequenos às telas.

Continue no tema

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts