5 práticas sustentáveis para ensinar para as crianças

Saiba como incentivar os pequenos a cuidar do meio ambiente e da natureza por meio de práticas sustentáveis muito divertidas
mãe e filha cuidando das plantas
Ouça o post

Já é comprovado que nos primeiros dez anos de vida a curiosidade infantil é a força que move as crianças a descobrirem e explorarem o mundo ao seu redor. A partir desse desejo em saber como as coisas funcionam, que se manifesta principalmente na fase dos porquês, os pequenos constroem seu repertório e se desenvolvem. Que tal utilizar esse período da infância para ensinar práticas sustentáveis para as crianças?

Além da vontade dos pequenos em aprender e experimentar coisas novas, os hábitos estimulados na infância têm muito mais chances de permanecerem na vida adulta. Por essa razão, combinar esse momento da vida das crianças com o ensino de práticas sustentáveis é fundamental para a construção de um futuro melhor.

Afinal, os pequenos de hoje serão os adultos de amanhã que precisarão conviver com desafios como a crise climática e a preservação do meio ambiente. Dessa forma, preparar as crianças para que se tornem agentes de mudança no futuro é uma missão de todos, desde a família até a sociedade e a escola.

Conheça 5 ações sustentáveis para praticar com as crianças

1) Protagonismo infantil

Estimular o protagonismo infantil é considerada uma prática sustentável, pois empodera as crianças mostrando como as ações delas são importantes para promover mudanças individuais e coletivas. Ou seja, é pelas lentes do protagonismo que os pequenos começam a enxergar que suas descobertas são capazes de transformar verdadeiramente seu entorno.

Além disso, é através do protagonismo que os pequenos desenvolvem habilidades como a empatia e o respeito às diferenças, o senso de cidadania e proatividade: competências fundamentais para a prática de ações sustentáveis.

2) Alimentação saudável

menina se divertindo com os alimentos na cozinha

Incentivar os pequenos a se alimentarem de forma saudável é uma ação sustentável que proporciona impactos positivos no presente e no futuro. Para começar, que tal cozinhar com as crianças ou levá-las à feira do bairro? Por meio dessas atividades os pequenos se divertem aprendendo a preparar novas receitas, conhecendo os alimentos e a origem deles.

A partir disso, é possível explicar para as crianças como ter uma mini horta em casa, comprar frutas e legumes na feira são pequenas ações sustentáveis que contribuem para a preservação e equilíbrio da natureza.

3) Contato com a natureza

Entre as práticas sustentáveis para incentivar na infância está o contato e a relação das crianças com a natureza. Além de proporcionar para os pequenos a conscientização da importância de cuidar do planeta, essa ação também contribui para a saúde e o bem-estar das crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria desenvolveu um Manual de Orientação em que apresenta atividades como brincar ao ar livre, subir em árvores, visitar parques e bosques, identificar plantas ou até mesmo coletar pedras, como atividades para aproximar os pequenos do meio ambiente, levando-os a explorar e conhecer mais a natureza. Afinal, é preciso conhecer para preservar.

4) Consumo consciente

Desde o uso da água e energia elétrica até a compra de novos brinquedos, roupas e vídeo games: é preciso conversar com as crianças sobre o consumo consciente.

Para iniciar essa prática sustentável, traga para o diálogo com os pequenos a importância de doar aquilo que não usam mais, não deixar luzes acesas e torneiras abertas e, principalmente, refletir antes de alguma decisão de compra. 

Tirinha dos amigos Beto, Biscoito e Batman

5) Reciclagem

A reciclagem é uma ação sustentável muito divertida de praticar com as crianças, pois também estimula a criatividade e imaginação dos pequenos.


Desde separar juntos o lixo entre os papéis, plásticos, metais e vidros, até transformarem brinquedos e roupas em novos objetos, a reciclagem é uma prática que proporciona tempo de qualidade em família, além de ser importante para o planeta.

Como trazer as práticas sustentáveis para a rotina da família?

Os pais e cuidadores que desejam construir um mundo melhor através do ensino das práticas sustentáveis com as crianças, precisam ser intencionais ao trazer essas ações para a rotina da família.

A leitura é uma excelente forma de fazer isso de maneira leve e muito divertida para os pequenos, pois estimula a imaginação e criatividade, enquanto apresenta novos assuntos de maneira lúdica. Nesse artigo, em que listamos 11 livros sobre ciência e natureza para ler e aprender com as crianças, a dupla de amigos Beto e Biscoito vai mostrar para os pequenos como cuidar do planeta e da natureza é divertido e fácil. 

Além do contato com os livros, uma forma de trazer as práticas sustentáveis para a rotina familiar é por meio da pesquisa por marcas que se preocupam com o impacto de seus produtos no meio ambiente. Dessa forma, os pequenos aprendem desde cedo como é importante encontrar produtos que não só atendam suas necessidades, mas também preservam os recursos naturais.

produtos da parceria entre Dentro da História e Dobra

Pensando nisso, a Dentro da História e a Dobra desenvolveram cachepôs, carteiras e pôsteres autoadesivos com estampas dos amigos Beto, Biscoito e Batman para decorar a casa e inspirar os pequenos a cuidar do meio ambiente. Todos os produtos são sustentáveis e parte do valor deles é destinada a projetos incríveis de impacto social. Para conhecer a linha completa e aproveitar 15% de desconto com o cupom DDHDOBRA15, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts