A importância do consumo consciente para as crianças

Descubra por que é preciso falar sobre consumo consciente com os pequenos e saiba como incluir esse hábito de forma divertida na rotina com as crianças.
Crianças cuidando do mundo juntas

Para entender a importância de falar sobre consumo consciente com as crianças, basta refletir por alguns minutos em como o ato de consumir faz parte das nossas vidas. Desde situações do cotidiano como comprar pão para o café da manhã até o momento de decidir adquirir uma casa ou um automóvel, estamos consumindo produtos e serviços. 

Além disso, nos últimos anos diversas pesquisas, estudos e notícias mostram os efeitos do consumo da população no meio ambiente e no mundo com o aumento dos índices de poluição, desmatamento, dentre outros. 

Dessa forma, nos damos conta do quanto é necessário educar as crianças de hoje para que elas possam desenvolver boas relações de consumo na vida adulta. Por isso, as famílias que falam sobre consumo consciente com os pequenos estão contribuindo para transformar o mundo em um lugar melhor.

O que é consumo consciente?

O consumo consciente ou sustentável é definido como um movimento social que busca levar as pessoas a refletirem sobre como seus hábitos de consumo interferem no mundo ao seu redor: desde o meio ambiente até a vida de outras pessoas.

Segundo o Instituto Akatu, é pensar antes da compra no porquê, o quê, como e de quem adquirir determinado produto ou serviço, além de se questionar durante e após a aquisição em como usar e descartar o que foi comprado.

O papel do consumo consciente na infância

Educar filhos felizes e prontos para a vida estão entre os principais objetivos de muitas famílias. Para isso, o ensino sobre o consumo consciente tem um papel fundamental na infância, pois proporciona diversos benefícios para a vida adulta. Descubra a seguir quais são eles!

Transforma as crianças em protagonistas do futuro

Ao trazer as crianças para o momento de reflexão sobre os hábitos de consumo, os pequenos e pequenas aprendem sobre causa e consequência, além de se sentirem valorizados, ouvidos e livres para compartilhar suas opiniões e sentimentos.

Isso contribui desde cedo para o desenvolvimento do protagonismo, pois mostra para as crianças o quanto elas são agentes importantes para promover mudanças dentro e fora de casa. Na vida adulta, as chances desses pequenos fortalecerem sua consciência global fazendo escolhas responsáveis para consumir, cuidar do planeta e da sociedade em que vivem são muito maiores.

Estimula os aprendizados sobre educação financeira

Menino guardando dinheiro em seu cofrinho

Quando falamos em consumo consciente com as crianças naturalmente as dúvidas e curiosidades em relação ao dinheiro surgem em algum momento da conversa. Que tal aproveitar a oportunidade para começar a aprofundar os aprendizados sobre educação financeira com as crianças? 

A partir do momento em que as crianças compreendem a importância de consumir com planejamento e inteligência, levando em consideração os impactos de suas atitudes, a família pode adicionar elementos como o cofrinho para estimular uma relação saudável com o dinheiro, tornando o aprendizado prático e muito divertido.

Proporciona felicidade e bem-estar no futuro

De acordo com os dados do Instituto de Políticas sobre Dinheiro e Saúde Mental, a ansiedade é um sentimento presente nas pessoas que passam por algum tipo de dificuldade financeira. Em grande parte dos casos, o acúmulo de dívidas é causado pelo consumo excessivo e sem planejamento.

Dessa forma, os pais e familiares que conversam sobre consumo consciente com os filhos, estão não só preparando as crianças para fazer escolhas inteligentes no futuro como também proporcionando que os filhos alcancem felicidade e bem-estar na vida adulta. 

Contribui para um mundo melhor

Menina pintando o planeta terra

Plantar a sementinha do consumo consciente na infância contribui para a formação de adultos responsáveis, inteligentes e preparados para fazer a diferença no futuro.

Cada um de nós sente, ou pelo menos já sentiu, uma vontade imensa de mudar o mundo. Seja o perfil mais sonhador ou realista, o fato é que cada família que educa hoje seus filhos e os ensina a refletir antes de consumir, está contribuindo para um mundo e um amanhã melhor para todos.

Como falar sobre consumo consciente com as crianças?

Ao se darem conta da importância do consumo sustentável para educação dos pequenos, muitos pais vivenciam o desafio de como trazer esse tema para o cotidiano da família.

Confira a seguir algumas dicas de como compartilhar esse assunto com as crianças.

  • Planeje as compras da família;
  • Compre apenas o necessário;
  • Separe o lixo com as crianças para ensinar sobre a importância de reciclar;
  • Mostre aos pequenos como reutilizar brinquedos e roupas é divertido;
  • Faça uma mini horta em casa com as crianças;
  • Estimule o contato com a natureza;
  • Incentive atividades relaxantes que não envolvam o ato de comprar;
  • Convide os pequenos para pesquisar sobre a origem dos principais produtos e alimentos que a família consome.

Estimulando o consumo consciente por meio da leitura

livro personalizado A Grande Viagem

Dentre as formas de como falar com os pequenos sobre o consumo consciente está a utilização de exemplos lúdicos. Na infância a imaginação das crianças está se desenvolvendo a todo vapor, sendo um dos principais caminhos pelos quais elas descobrem o mundo. Que tal utilizar os livros infantis para falar sobre esse tema?

No livro personalizado A Grande Viagem, os pequenos leitores se tornam protagonistas de uma aventura em alto mar para conquistar seus sonhos. Enquanto se diverte mergulhando pelo fundo do oceano, a criança também descobre diversos aprendizados para a vida, dentre eles, a importância do consumo consciente. Para personalizar o avatar com o nome e as características do seu pequeno ou pequena e aproveitar um desconto especial, basta clicar aqui.

A história também está disponível na trilha de livros dos assinantes do Clube Dentro da História. Com o Clube, o livro é enviado junto com um incrível Kit de Leitura recheado de brincadeiras e atividades. Para saber mais, é só clicar aqui. 

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts