Como a jardinagem ensina as crianças a respeitarem a natureza?

Existem várias formas de ensinar sustentabilidade para as crianças e a jardinagem é uma delas. E assim, plantar o exemplo às futuras gerações!
jardinagem com as crianças
Ouça o post

Existem várias formas de ensinar sustentabilidade para as crianças e a jardinagem é uma delas. Assim, uma nova geração chega para plantar o exemplo às futuras gerações! 

Ao mesmo tempo em que as escolas têm uma grande responsabilidade na formação das crianças com consciência ecológica, é em casa que os pequenos aprendem a partir de exemplos e criam hábitos que levarão para o resto da vida. Por isso, a família também tem uma função importante na educação para a sustentabilidade.

A jardinagem é uma das formas de estimular o contato da criança com a natureza. Aprendendo sobre os ciclos naturais das plantas, a criança desenvolve a consciência ambiental e, ao crescer, poderá olhar de forma mais crítica para todas as práticas que ameaçam a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, cuidar de uma mini horta por exemplo estimula o consumo de alimentos orgânicos, que não prejudicam o solo.

Além de estimular diversos aprendizados para as crianças, a jardinagem pode ser realizada em família, estimulando os vínculos afetivos. Veja a seguir esses e outros benefícios da jardinagem para as crianças: 

Praticar a jardinagem estimula a criança ecológica a…

… adquirir os primeiros conceitos científicos

A jardinagem é uma maravilhosa ferramenta que integra a criança ao mundo da ciência, como a botânica, biologia e química. Ao planta suas sementes, a curiosidade da criança passa a monitorar o desenvolvimento do seu projeto.  

… fortalecer o senso de responsabilidade na preservação da natureza 

Monitorar o processo de crescimento da planta, eleva a auto-estima da criança e a torna mais responsável pelas suas atitudes. A responsabilidade aumenta quando ela passa a elaborar sua própria checklist e cronogramas de cuidado, acompanhando o progresso de suas plantações. 

… desenvolver habilidades matemáticas

Na jardinagem, a criança ecológica aprende a calcular a quantidade de terra e o volume de água ideais para a planta. Calcula a área de plantação, o número de sementes e de frutos que irão germinar. Adquire noções de geometria observando as formas que a planta adquire com o passar do tempo!

… apurar o senso de planejamento

Nada mais produtivo do que saber exatamente o que fazer, como data e horas certas de cada etapa. Assim, a criança desenvolve sua capacidade de organizar e planejar. Esse aprendizado, com toda certeza, terá ótimos reflexos na sua fase adulta!

… aprimorar o desenvolvimento cognitivo 

A criança será incentivada a pesquisar e relacionar informações sobre a plantação, aprendendo sobre a preparação do solo, remoção de ervas daninhas e outras ações necessárias para que seu jardim cresça com sucesso. Aos poucos, conhecerá melhor suas plantas, identificando e diferenciando raízes, caule, folhas, flores e sementes. 

… aprender a “cultivar” a paciência

O aprendizado de que existe tempo para plantar, regar e colher, é fundamental para a criança ecológica. No futuro, essa qualidade será importante nas grandes decisões. A famosa máxima, “a pressa é inimiga da perfeição”, se tornará o lema da criança ecológica!

+3 hábitos sustentáveis que as famílias podem ensinar às crianças: 

Além da jardinagem, existem muitas outras formas de incentivar o cuidado com o meio ambiente e a consciência ecológica desde cedo. Veja mais dicas a seguir:

  1. Economia de água e energia elétrica: ensine para a criança que a luz e os aparelhos eletrônicos não devem ficar ligados quando não estão em uso. Os banhos rápidos economizam litros de água limpa e o mesmo acontece escovando os dentes com a torneira fechada! 
  2. Alimentação saudável: ter uma alimentação em família balanceada, preferindo alimentos naturais e sem embalagens industrializadas também é uma maneira de evitar impacto ambiental. Ensinar o valor nutricional de cada alimento estimula a criança valorizar o que come.
  3. Reciclagem: a reutilização dos brinquedos que ficaram velhos ou das roupas que ficaram pequenas, é fundamental para a criança se tornar um consumidor consciente, dando valor ao reaproveitamento desses itens. Na reciclagem do lixo, é possível mostrar às crianças como se separa o lixo reciclável do orgânico, explicando como isso é importante para a natureza. 

Este post foi produzido pela Greenco, marca comprometida com a sustentabilidade. A linha de roupas infantis ecológicas ajuda as famílias a mostrarem a importância da sustentabilidade desde cedo!

5 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts