+10 histórias sobre o meio ambiente para educação infantil

Saiba a importância de despertar a consciência ambiental das crianças desde cedo e conheça histórias sobre o meio ambiente para educação infantil
Crianças após ouvir histórias sobre o meio ambiente para educação infantil
Ouça o post

Ensinar os pequenos a respeitar e cuidar do planeta é fundamental para um futuro melhor, mais sustentável e com menos poluição. De acordo com a BNCC, essa prática também é uma das competências gerais da educação básica que deve orientar os aprendizados em sala de aula. Que tal conhecer histórias sobre o meio ambiente para educação infantil para apresentar esse tema tão importante para as crianças de forma lúdica e divertida?

Além da BNCC, as notícias sobre o clima e datas como o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado no dia 27 de maio, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, lembram o quanto estimular a consciência ambiental nas crianças é urgente. 

A cada ano o mundo registra índices alarmantes de poluição, desmatamento, aquecimento global, dentre outros. Para reverter esse cenário, é preciso, além de iniciativas imediatas, preparar os pequenos no presente para que eles protagonizem mudanças significativas no futuro, cuidando da natureza e transformando o mundo em um lugar melhor para todos.

13 livros sobre meio ambiente para educação infantil separados por faixa etária

0 a 2 anos

Nessa faixa etária os pequenos estão explorando e conhecendo o mundo pela primeira vez. Ainda assim, a educação ambiental já pode ser inserida por meio de histórias lúdicas que falem sobre os animais e a natureza.

Aprendendo a Voar

Para realizar o sonho de aprender a voar, a criança conhecerá os animais que voam, além de aprender quais as cores e os sons feitos por cada um deles. Será que é com esses animais que ela descobrirá como voar sozinha quando crescer?

A ilustração do livro personalizado “Aprendendo a Voar” é rica em elementos lúdicos e recursos como as onomatopéias, que ajudarão os professores no processo de educação ambiental dos pequenos.

Descobrindo os Filhotes

Livro personalizado Descobrindo Filhotes

No livro personalizado “Descobrindo Filhotes”, a criança vai se divertir ao brincar de faz de conta para se transformar em um filhote de leão, de gato, de passarinho e de muitos outros animais!

Além de estimular a imaginação dos pequenos, a história também mostrará para as crianças de forma muito divertida as características e hábitos de diferentes espécies de animais, despertando novas descobertas sobre o reino animal e o meio ambiente.

O Tratorzinho Vermelho

Entre as histórias sobre meio ambiente para educação infantil está o livro personalizado “O Tratorzinho Vermelho”. Nessa divertida aventura indicada para os pequenos de 0 a 2 anos, a criança vai embarcar em seu tratorzinho vermelho para passear e conhecer os animais da fazenda junto com seu amigo fazendeiro.

O divertido passeio também mostrará aos pequenos do que se alimentam cada um dos bichinhos da fazenda, proporcionando aprendizados sobre a importância de cuidar, proteger e garantir alimentos para diferentes espécies de animais.

Parque da Vida Marinha

livro personalizado No Parque da Vida Marinha

No livro personalizado “Parque da Vida Marinha”, a criança vai se divertir a bordo de seu submarino amarelo para cuidar e proteger todos os animais que vivem no incrível parque subaquático!

De forma lúdica, a história mostra aos pequenos como é importante que todos trabalhem juntos para preservar o parque da vida marinha, mantendo-o seguro, divertido e sem poluição.

3 a 5 anos

Nessa faixa etária as crianças já contam com um maior desenvolvimento da fala e comunicação, além de estarem na fase de desenvolvimento da imaginação. Dessa forma, as histórias sobre meio ambiente para educação infantil podem trazer desafios e curiosidades que despertem a imaginação dos pequenos.

Jornada pela Floresta

Nesse livro personalizado, a criança vai se aventurar em uma Jornada pela Floresta Tropical, conhecendo incríveis animais como a arara azul, a onça pintada e muitos outros, enquanto procura pelo famoso Boto-cor-de-rosa.

Dessa forma, professores poderão aprofundar os aprendizados dos pequenos trazendo curiosidades sobre a Mata Atlântica como seu tamanho e importância para o meio ambiente.

Jornada na Savana

história sobre meio ambiente para educação infantil no livro personalizado Jornada pela Savana

No livro personalizado “Jornada na Savana”, a criança descobrirá que um lago mágico da Savana está transformando todos os animais e ajudará a resolver essa grande confusão.

Além de aprender as características únicas de cada um dos animais que vivem na Savana, a criança também usará sua imaginação para solucionar um grande desafio, abrindo espaço para que esse livro se torne uma história sobre meio ambiente para educação infantil que irá estimular os pequenos a imaginar novas soluções para cuidar da natureza. 

Show da Luna: Brincando com os Animais

Por que o galo canta? No livro personalizado “Brincando com os Animais”, a criança se juntará à Luna para descobrir as respostas dessa e outras perguntas sobre os moradores da fazenda.

Assim, a história fortalece os aprendizados sobre a natureza e o meio ambiente, apresentando curiosidades científicas de forma divertida para os pequenos.

Visita das Fadas

Livro personalizado Visita das Fadas

Ao encontrar uma curiosa maçaneta no tronco de uma árvore do parque, a criança descobrirá o poder das fadas da Terra, da Água, do Fogo e do Ar!

Com uma narrativa lúdica e que estimula a imaginação, o livro personalizado “Visita das Fadas” apresenta os impactos e a importância desses cinco elementos para o meio ambiente, além de mostrar para os pequenos como eles podem participar da missão de proteger a natureza.

6 a 8 anos

Entre os seis e oito anos de idade, as crianças estão com o raciocínio e a percepção ágeis e coerentes, prontos para mergulharem em aprendizados mais complexos. Além disso, essa faixa etária também já consegue compreender seus pensamentos, sentimentos e opiniões.

Os Melhores Amigos do Planeta

Livro personalizado Beto e Biscoito: Os melhores amigos do planeta

No livro personalizado “Os Melhores Amigos do Planeta”, a criança fará um piquenique divertido com Beto e Biscoito e aprenderá lições importantes sobre cuidar do planeta e das suas amizades.

De forma prática e divertida, os pequenos vão descobrir como suas atitudes impactam o meio ambiente e o que eles podem fazer para preservar a natureza, transformando o mundo em um lugar melhor para todos.

Uma Viagem pela Natureza Interior

Brincando ao ar livre e entrando em contato com diversos seres da natureza, a criança vai conhecer os movimentos de Yoga e aprenderá a meditar no livro personalizado “Uma Viagem pela Natureza Interior”.

Enquanto aprende a respirar fundo e lidar com suas emoções, a criança também descobrirá o quanto se conectar com a natureza é importante. Esse aprendizado abre caminho para que os professores trabalhem de forma mais profunda a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.

12 anos ou mais

A partir dos doze anos de idade as crianças já conseguem assimilar conceitos sociais e ideias abstratas, além de desenvolverem a empatia e o senso de cidadania. Dessa forma, as histórias sobre meio ambiente para educação infantil farão com que as crianças fortaleçam e pratiquem ações de cidadania e descubram como unir o cuidado com o meio ambiente com as demais áreas da vida.

Aventuras em Marte

Livro personalizado Aventuras em Marte

A ciência estimula a curiosidade e o raciocínio lógico das crianças, e isso pode envolver muita diversão e novos aprendizados!

No livro personalizado “Aventuras em Marte”, o Planeta Vermelho está com problemas e precisa da ajuda de um pequeno ou pequena astronauta muito inteligente, que deverá usar suas habilidades para consertar o robô Rover antes da chegada de uma grande tempestade.

Garotas Rebeldes na Ciência

Ao lado da física Marie Curie a criança conhecerá garotas rebeldes que mudaram a ciência e descobrirá como se inspirar nelas para vencer seus próprios desafios com muita coragem!

O livro personalizado “Garotas Rebeldes na Ciência” apresenta diversos exemplos para as crianças, mostrando como elas também são capazes de promover mudanças que impactem positivamente o meio ambiente utilizando ferramentas e descobertas do campo científico.

Saiba como levar as histórias sobre meio ambiente para educação infantil para sua escola

Professora lendo livro da Dentro Educa com sua aluna

Se você é professor e estimular iniciativas que promovam o contato dos pequenos com o meio ambiente e a natureza fazem parte de seu planejamento de aulas, os livros sobre meio ambiente para educação infantil podem deixar esses aprendizados ainda mais divertidos.


Com a Dentro Educa, um projeto que incentiva a leitura no ambiente escolar, os professores podem levar para sala de aula esses e muitos outros livros personalizados que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem. Para saber mais sobre esse projeto, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts