Desenhos, filmes e livros para se divertir nas férias com as crianças

Confira dicas especiais de desenhos animados, filmes e livros infantis para transformar o período de férias em momentos inesquecíveis de diversão em família.

Quando era criança, você aguardava com expectativa a chegada das férias? Seja para viajar para a casa dos avós, assistir desenhos ou brincar durante o dia todo, o período sem aulas sempre é um dos mais aguardados durante o ano. Com as crianças da geração Alpha não é diferente.

Embora seja comum sentir saudades dos colegas de classe nos primeiros dias de férias, as crianças não demoram muito para se adaptar e descobrir que o recesso também é um período importante para descansar, se divertir e aprender coisas novas. 

Segundo um estudo feito pela Academia Norte-Americana de Pediatria (APP), as férias são pausas importantes para os pequenos, pois é nesse período que eles conseguem fortalecer e assimilar o que foi ensinado nas aulas, além de se preparar para novos aprendizados. Dessa forma, o recesso também deixa as crianças mais animadas e empolgadas para retornar à rotina escolar.

Como aproveitar as férias para se divertir com as crianças?

Durante o recesso escolar muitos pais, mães e cuidadores continuam sua jornada regular de trabalho. Por isso, muitas famílias compartilham o desafio de encontrar atividades divertidas para aproveitar o tempo de qualidade com os filhos que estão de férias. 

Afinal, o recesso escolar também é um momento oportuno para construir memórias inesquecíveis e únicas com os pequenos. Pensando nisso, listamos a seguir desenhos, filmes e livros infantis para conhecer junto com as crianças nas férias escolares. Confira!

Desenhos 

Miles do Amanhã

Essa divertida série de desenho animado disponível no Disney+ acompanha a vida da família Callisto pelo espaço, mostrando como Miles, sua irmã Loretta, sua mãe Phoebe, seu pai Leo e o robô-avestruz Merc solucionam as missões espaciais enviadas pela central de comando TTA. 

É uma excelente opção para as crianças e famílias que gostam de ciências. Entre uma aventura e outra, os irmãos aprendem valores fundamentais para a convivência em família, como respeito e empatia, além de descobrirem como o trabalho em equipe, a ciência e a tecnologia são ingredientes importantes para a resolução de problemas.

Crescendo com a Galinha Pintadinha

Sucesso entre as crianças, a Galinha Pintadinha faz parte do cotidiano de diversas famílias. Se a Popó é a preferida das crianças aí da sua casa, a série de desenhos animados “Crescendo com a Galinha Pintadinha Mini” é uma ótima opção para assistir nas férias.

Em 13 episódios a Popó e sua turma apresentam novos aprendizados sobre as emoções através de músicas e brincadeiras muito divertidas.

Pergunte aos StoryBots

Cinco criaturinhas diferentes, muito curiosas e que vivem no computador: esses são os StoryBots. Juntos, eles embarcam em diferentes aventuras para encontrar respostas para as perguntas da criançada.

Lançada em 2016 pela Netflix, a série de desenho animado estimula novos e divertidos aprendizados por meio do despertar de uma habilidade extremamente importante para o desenvolvimento infantil: a curiosidade.

PJ Masks

“Noite adentro para o dia salvar!”

Esse é o lema dos personagens do PJ Masks, que ao colocarem seus pijamas, se tornam super-heróis incríveis. Durante o dia os PJs vão à escola, brincam e se divertem como qualquer criança de seis anos de idade. É quando o dia termina e Connor se transforma no Menino-Gato, Greg vira o Lagartixo, e Amaya vira a Corujita que as aventuras começam.

Com mais de 2 milhões de seguidores no YouTube, o desenho animado PJ Masks encanta as crianças a cada episódio. Nessas férias, que tal colocar o pijama, reunir as crianças e apertar o play para se divertir com essa animação?

Waffles + Mochi

Os divertidos fantoches Waffles e Mochi se juntam à ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, para conhecer diferentes culturas e sabores pelo mundo nessa deliciosa série. Além de conhecerem diversos alimentos, os amigos também provam saborosas receitas feitas com os ingredientes do dia.

A série, disponível na Netflix, incentiva a diversão e o aprendizado de forma lúdica, além de convidar as famílias a explorarem os sabores da cozinha junto com as crianças.

Filmes 

Turma da Mônica: Lições

No novo filme estrelado pelos personagens de Mauricio de Sousa, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão decidem fugir da escola. Diversos desafios, descobertas e aprendizados aguardam os personagens do Bairro do Limoeiro nessa aventura que estreou nos cinemas nacionais no dia 30 de dezembro de 2021. 
O novo longa-metragem é a continuação de Turma da Mônica: Laços, que foi sucesso de espectadores ao ser lançado em junho de 2019. Assim como Laços, o filme Turma da Mônica: Lições também foi inspirado nas graphics dos irmãos Cafaggi.

Sing 2

Dentre os filmes infantis para assistir nas férias com as crianças, não podemos deixar de fora a animação Sing 2. Dessa vez, Buster Moon e sua turma se reúnem em uma aventura cheia de melodia para convencer o astro Clay Calloway a voltar a cantar.

O filme é a continuação de Sing – Quem Canta Seus Males Espanta, lançado em 2016 e que encantou muitas crianças e famílias do mundo todo. 

Divertida Mente

Lançado em 2015, Divertida Mente conquistou os corações de crianças e adultos de diferentes idades. A animação acompanha a vida da garotinha Riley, que vive uma experiência cheia de emoções ao se mudar de cidade.

O longa-metragem mostra, de forma lúdica, como as diferentes emoções impactam as atitudes, além de estimular o primeiro contato das crianças com as habilidades socioemocionais.

O Pequeno Príncipe

Em O Pequeno Príncipe, adaptação para o cinema do clássico da literatura infantil, o filme mostra como a Pequena Garota descobre o mundo do Pequeno Príncipe após conhecer o Aviador.

O livro que inspirou o filme, foi publicado pelo francês Antoine de Saint-Exupéry em 1943 e já vendeu mais de 200 milhões de exemplares. Além de ter sido traduzido para diversos idiomas, a obra também possui curiosidades surpreendentes.

Luca

Nesta divertida animação lançada em 2021 pela Disney, Luca e Alberto se tornam grandes amigos ao embarcarem em uma aventura para conquistarem o sonho de terem uma Vespa. Ao longo do filme os dois aprendem sobre o valor da amizade, respeito às diferenças e coragem.

Além do sucesso alcançado tanto com as crianças quanto com os adultos, o longa-metragem também recebeu indicações ao Oscar, dentre elas a de melhor animação.

Livros infantis

A Caixa

Neste livro personalizado, Beto e Biscoito acompanham os pequenos para descobrir o que significa uma tal caixa misteriosa. Enquanto se divertem solucionando esse mistério, as crianças também aprendem importantes lições para a vida.

Para conhecer a história completa e personalizar o avatar com o nome e as características do seu pequeno ou pequena, basta clicar aqui.

Onde os Sonhos se Realizam

Que tal conhecer a magia da Disney por meio da leitura nessas férias? No livro personalizado Onde os Sonhos se Realizam os pequenos leitores se divertem passeando e conhecendo personagens icônicos pelo parque da Disney.

Leia a história e personalize o avatar da criança clicando aqui.

Uma Jornada Pré-Histórica

Dentre os livros infantis para ler nas férias com as crianças, não podemos deixar de fora essa aventura jurássica. Nesta história personalizada, a criança embarca em uma emocionante jornada pré-histórica para levar um ovo de volta à mamãe-dinossauro.

Para descobrir os desafios dessa aventura e colocar seu pequeno ou pequena dentro da história, basta clicar aqui.

A Gincana

Nessa aventura, a criança chega ao bairro do Limoeiro e percebe que todos estão brincando de coisas diferentes. Os pequenos leitores decidem então convidar a Turma da Mônica para uma divertida gincana de brincadeiras e jogos. 

Para colocar a criança nessa história e descobrir quem vencerá a gincana, é só clicar aqui.

Reino das Águas Claras

Que tal relembrar um pouquinho da sua infância nessas férias? Nesse clássico de Monteiro Lobato, que agora pode ser personalizado com o nome e o avatar da criança, os pequenos leitores vão mergulhar no ribeirão para conhecer o Reino das Águas Claras e solucionar um mistério ao lado dos personagens do sítio.

Para conferir a história completa, basta clicar aqui.

Nos conte aqui nos comentários quais dessas dicas para as férias vocês mais gostaram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts