Turma da Mônica: conheça os personagens e suas características

Personagens da Turma da Mônica Cebolinha, Magali, Mônica e Cascão

Descubra a história por trás das criações de Mauricio de Sousa e confira os detalhes e características de 24 personagens da Turma da Mônica.

Você sabia que os primeiros personagens desenhados por Mauricio de Sousa foram o Bidu e o Franjinha? Em 1959, o cartunista mais querido do Brasil começou sua trajetória nos quadrinhos publicando sua primeira tirinha no Jornal Folha da Manhã. A história curtinha contava apenas com o protagonista Bidu, que foi inspirado em seu cachorro, e seu coadjuvante Franjinha.

Nos anos seguintes, Mauricio de Sousa continuou a se inspirar em sua família e amigos para desenhar os personagens que conquistaram os corações do público e incentivaram muitas gerações a desenvolverem o hábito da leitura. Em 1960, foi a vez do Cebolinha ganhar as páginas das tirinhas. Já em 1961, o Cascão começou suas aventuras para fugir do banho, divertindo os leitores. Em 1963 Mauricio criou a Mônica, inspirada em sua filha, e no ano seguinte foi a vez da comilona Magali ganhar as páginas das histórias. 

Crie seu livro da Turma da Mônica e entre Dentro da História
  • monica visita chico
    Turma da Mônica – Visita o Chico Bento
  • conheca a turma da monica
    Conhecendo a Turma da Mônica
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

O primeiro gibi com a Turma da Mônica

Em 1970 chegava às bancas o primeiro volume do gibi “Mônica e sua Turma”, que reunia em uma única história todos os personagens criados por Mauricio. O sucesso foi tão grande que desde então novas histórias com a Turma da Mônica foram publicadas e diversos personagens foram incluídos nos gibis. 

A turma do Bairro do Limoeiro consagrou Mauricio de Sousa como cartunista e o transformou em um dos escritores mais famosos da literatura infantil brasileira. Atualmente ele é membro da Academia Paulista de Letras e segue encantando o Brasil e o mundo com seus desenhos. 

Mais recentemente, a Mauricio de Sousa Produções deu início ao projeto Graphics MSP, em que diferentes ilustradores têm a oportunidade de criar novas histórias para os personagens desenhados por Mauricio. O roteirista e ilustrador Rafael Calça trouxe um novo olhar para o personagem Jeremias em 2018 quando lançou a graphic novel “Pele”. A publicação ganhou o Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Melhor História em Quadrinhos.

Ainda em 2019, a Turma da Mônica ganhou o cinema com o longa-metragem “Laços”, filme que conquistou os corações das famílias brasileiras.

Características dos personagens da Turma da Mônica

A Turma da Mônica tem mais de 50 anos de histórias e aventuras. Para garantir a diversão em cada gibi, os personagens contam com personalidades únicas. Que tal conhecer melhor os principais personagens da Turma da Mônica e suas características?

Anjinho

Personagem Anjinho da Turma da Mônica

Anjinho é o anjo da guarda que tem como principal missão cuidar e proteger todas as crianças do bairro do Limoeiro. Ele desce das nuvens para brincar com a turma, mas seu maior problema é quando os meninos aprontam com a Mônica, já que não consegue evitar as coelhadas da forte baixinha.

Astronauta

Personagem Astronauta da Turma da Mônica

O Astronauta é o grande herói interplanetário da Turma da Mônica. Suas aventuras espaciais o levam para os mais distantes pontos do universo, em histórias cheias de humor e ação. Sua única companhia é o Computador, por isso, volta e meia, o Astronauta retorna à Terra para matar saudades dos amigos.

Bidu

Personagem Bidu da Turma da Mônica

O cachorro azul do Franjinha foi o primeiro personagem da Turma da Mônica. Ele foi inspirado no cachorrinho Cuíca, que Mauricio de Sousa tinha na infância. Nos gibis, Bidu não gosta de banho e se diverte correndo atrás das rodas dos carros ao dos outros mascotes da turminha como Zé Esquecido e Duque. 

Cascão

Personagem Cascão da Turma da Mônica

O Cascão é amigo inseparável de Cebolinha e está sempre envolvido nos planos mirabolantes para roubar o Sansão da Mônica. Sua característica mais marcante é que morre de medo de água e por isso nunca toma banho! Ele adora jogar futebol e seu bicho de estimação é um porquinho, chamado Chovinista.

Cebolinha

Personagem Cebolinha da Turma da Mônica

Com seus cinco fios de cabelo e sua camiseta verde, Cebolinha é o grande rival da Mônica na disputa para líder do Bairro do Limoeiro. Sua principal característica é trocar a letra “R” por “L”, o que não o impede de criar planos mirabolantes. Só que normalmente acaba correndo das coelhadas da Mônica.

Chico Bento

Personagem Chico Bento da Turma da Mônica

Chico Bento mora no sítio e é um típico caipira brasileiro. Travesso e esperto, anda descalço, usa chapéu de palha e ama pescar. Gosta de descansar na rede e brincar no riacho com seus amigos. Chico tem um porco de estimação chamado Torresmo e seu sonho é vê-lo ganhar um prêmio no concurso.

Chovinista

Personagem Chovinista da Turma da Mônica

O Chovinista é o porquinho de estimação do Cascão. Para ele, esse bichinho é a companhia perfeita: divertido, esperto e carinhoso, nunca deixa seu dono na mão. Mas, ao contrário de Cascão, Chovinista não tem medo de água e ama limpeza. Vive fazendo novas amizades e não gosta que joguem lixo no chão.

Dorinha

Personagem Dorinha da Turma da Mônica

Dorinha é uma menina doce e simpática, que surpreende os amiguinhos através de suas habilidades e sentidos aguçados, por conta da sua falta de visão. Ela desfila pelo bairro com roupas fashion e óculos escuros, segurando a sua bengalinha e, na outra mão, a coleira do seu cachorro chamado Radar.

Floquinho

Personagem Floquinho da Turma da Mônica

Floquinho é o cachorro verde do Cebolinha. Por ser muito peludo, as pessoas não sabem onde fica a cabeça e onde fica o rabo, sempre confundido um com outro. Qualquer coisa que chegue perto do Floquinho costuma ficar presa no seu pelo, e só sai com banho ou quando ele dá uma boa chacoalhada.

Franjinha

Personagem Franjinha da Turma da Mônica

Franjinha é o cientista do Bairro do Limoeiro. Muito esperto e inteligente, vive criando experimentos como máquinas do tempo e raios malucos para os planos infalíveis do Cebolinha, que quase sempre dão errado. Franjinha é dono do cachorrinho Bidu, o primeiro personagem de Mauricio de Sousa.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Turma da Mônica – Megaolimpíada
  • MSP-a-gincana
    Turma da Mônica – A Gincana
  • Turma da Mônica – Aventuras com a Turma

Horácio

Personagem Horácio da Turma da Mônica

Horácio é o filhotinho de tiranossauro rex que insiste em se alimentar apenas de folhas, ou seja, é vegetariano. O  personagem foi encontrado ainda pequeno pelo Piteco, que o criou até crescer e sair em busca de sua mamãe, fazendo diversos questionamentos sobre a vida durante a jornada.

Humberto

Personagem Humberto da Turma da Mônica

O Humberto é um dos personagens mais antigos da turminha. Ele está na mesma classe da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Ele é loiro, sempre usa uma camiseta rosa e é deficiente auditivo, surdo-mudo, por isso se comunica em Libras. Sua única fala nas histórias aparece como “Hum hum!”.

Veja também: Episódios da Turma da Mônica para assistir em Libras

Jeremias

Personagem Jeremias da Turma da Mônica

Jeremias é um dos personagens mais antigos de Mauricio de Sousa e foi o primeiro personagem negro da Turma da Mônica. Sempre usa seu boné vermelho porque, na verdade, é um pouco careca. Ele gosta de aprender coisas novas e é um bom companheiro para seus amigos da Turma do Bermudão.

Jotalhão

Personagem Jotalhão da Turma da Mônica

O Jotalhão é um elefante verde, muito sensível e um grande amigo. Foi criado em 1962 pelo Mauricio de Sousa como um mascote, e em 1965 estrelou sua primeira história em quadrinho, tornando-se um dos personagens mais famosos da Turma da Mônica. É o protagonista da Turma da Mata junto com o Raposão.

Luca

Personagem Luca da Turma da Mônica

O Luca é um garoto que ama esportes, principalmente o basquete. Foi apelidado carinhosamente pelos seus amiguinhos de “Da Roda” por ser um cadeirante, e com o passar do tempo, após se mudar para o Bairro do Limoeiro, ganhou a amizade de todos da Turminha com seu jeito amigável e divertido.

Veja também: Crianças com cadeiras de rodas viram personagens da Turma da Mônica

Magali

Personagem Magali da Turma da Mônica

A Magali é a personagem mais comilona e bem humorada do Bairro do Limoeiro. Com seu vestido amarelo, vive com fome e acompanha a Mônica nas aventuras, sempre defendendo a amiga de Cebolinha e Cascão. Sua comida preferida no mundo é melancia! Ela também adora brincar com seu gatinho Mingau.

Marina

Personagem Marina da Turma da Mônica

Marina é a personagem artista da turminha do Limoeiro. Possui longos cabelos cacheados e vive pintando lindos quadros. É uma menina bondosa, talentosa, inteligente e confiante, e é muito admirada pelos outros personagens da turma por seu jeito solidário e seu talento com desenho e pintura.

Milena

Personagem Milena da Turma da Mônica

Milena é uma menina cheia de atitude que entrou para Turminha em 2018. Ela adora música e sabe tocar piano muito bem. Seu amor pela música é tão grande que seu sobrenome é Sustenido, igual ao símbolo musical. Os pais dela são veterinários e cuidam dos bichinhos de estimação da Turma da Mônica.

Mingau

Personagem Mingau da Turma da Mônica

Mingau é o gato de estimação da Magali. Travesso e manhoso, esse bichinho é preguiçoso mas também muito carinhoso com sua dona. A Magali e sua mãe, Dona Lili, gostam muito de Mingau, mas o pai da garota, Seu Carlito, tem alergia a pelos de gatos e por isso não chega muito próximo dele.

Mônica

Personagem Mônica da Turma da Mônica

A estrela da Turma da Mônica foi inspirada na segunda filha de Maurício de Sousa. Dentuça e baixinha, Mônica está sempre de vestido vermelho e tem uma força extraordinária. Se irrita facilmente, ainda mais quando Cebolinha e Cascão fazem de tudo para roubar o seu querido coelhinho Sansão.

Nimbus

Personagem Nimbus da Turma da Mônica

Nimbus Hiromashi é o irmão mais novo do personagem Do-Contra. Apaixonado por mágica, tem muito medo de trovões. Foi criado em 1994 por Mauricio de Sousa, baseado, assim como outros personagens, em um filho dele: Mauro de Sousa. Ele tem descendência nipo-brasileira e o Cascão seu melhor amigo.

Papa-Capim

Personagem Papa-Capim da Turma da Mônica

Papa-Capim é um sagaz e bondoso indiozinho, que vive com a sua tribo indígena em meio à natureza da Floresta Amazônica. Ele deseja ser um grande guerreiro de sua tribo um dia, como o Cacique, mas por enquanto se aventura entre as árvores, encontrando animais encantadores e tomando banhos de rio.

Penadinho

Personagem Penadinho da Turma da Mônica

O Penadinho é um fantasminha alegre e simpático que vive no cemitério, onde é amigo de várias outras “assombrações”. É considerado por todos um ótimo amigo, conselheiro, companheiro e confidente. Quando não tem nada para fazer, ele tenta assustar alguém, mas no fundo é um fantasminha muito legal.

Sansão

Personagem Sansão da Turma da Mônica

Sansão é o famoso coelho de pelúcia azul da Mônica, que o ganhou quando ainda era pequena. Além de ter um grande significado emocional, Sansão também é usado para dar lições aos travessos meninos do Bairro do Limoeiro, em especial o Cebolinha e o Cascão, que são atacados pelas coelhadas da Mônica.

O novo personagem da Turma da Mônica

Quem nunca sonhou em fazer parte da Turma da Mônica e viver altas aventuras ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa?

Com os livros personalizados esse sonho se tornou realidade: a criança entra na história como personagem e embarca com a Turma da Mônica em divertidas histórias, como em um passeio pelas regiões do Brasil ou ainda para desvendar o mistério do Sumiço do Sansão.

7 comments
  1. Se optar por comprar o livro para minha neta, gostaria de saber qual será a história? Quais personagens farão parte?

  2. Amei! Minha decoração da sala de aula vai ser dos personagens da Turma da Mônica, trabalhar às suas características nas datas comemorativas no planejamento da educação infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts