5 brincadeiras de carnaval para fazer com as crianças

Aproveite a época mais animada do ano para fazer com as crianças essas divertidas brincadeiras de carnaval!
crianças se divertindo em casa com as brincadeiras de carnaval
Ouça o post

Quando pensamos em carnaval, muitas vezes imaginamos confetes dançando pelo ar, o som das famosas marchinhas e os foliões tomados pela alegria. Particularmente, tenho memórias incríveis da minha infância, quando frequentava as matinês dos clubes com a família e passava a semana fazendo brincadeiras de carnaval na escola. Já me fantasiei de tudo um pouco: super-heroína, sereia, leãozinha e até bailarina. Lembro de pintar o rosto, costurar fantasias com a minha avó e ir ao centro da cidade comprar serpentina de todas as cores. Ah, que tempo bom e cheio de memórias especiais!

Ainda que muitos aspectos dessa data tenham mudado com o passar dos anos, ela continua sendo um momento muito esperado por aqueles que gostam de uma boa folia. Para as crianças, em especial, além de promover o aprendizado ao resgatar uma manifestação cultural e artística, o carnaval é uma oportunidade para socializar, explorar a criatividade e dar asas à imaginação. Quando bem aproveitado, contribui para o desenvolvimento infantil, além de gerar recordações agradáveis que podem ser guardadas para o resto da vida.

Pensando nos pequenos foliões e folionas, separamos cinco brincadeiras de carnaval para aproveitar o feriado e tornar este momento ainda mais inesquecível e divertido. São brincadeiras que ajudam a trabalhar a liberdade criativa, a coordenação motora e a cooperação, levando as crianças a explorarem seus sentidos e o mundo, tudo dentro do contexto carnavalesco. Confira a seguir!

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

1. Oficina e desfile de fantasias

Criança produzindo uma fantasia de carnaval com cartolina e papeis coloridos

Para essa brincadeira de carnaval, separe com antecedência objetos recicláveis como papelão, garrafas PET, embalagens de danone, entre outros. Não se esqueça de lavar e secar bem antes de utilizá-los.

No dia escolhido para a oficina, disponibilize a sucata em uma mesa ampla, junto com tintas, canetinhas, lantejoulas, cola, barbante e papéis de diversas cores. Proponha que cada um faça a sua fantasia do jeito que achar mais legal. Se quiser, você pode imprimir nossos moldes de máscara para oferecer como base, é só clicar aqui para acessá-los. Quando todos estiverem com as fantasias prontas, escolha um lugar para transformar em passarela e coloque uma música animada enquanto as crianças desfilam e compartilham a ideia daquilo que criaram.

Lembre-se de garantir que as crianças menores não coloquem os materiais na boca. Para isso, evite itens muito pequenos que possam ser engolidos ou que possuam cantos e bordas que podem machucar.

2. Brincadeiras ao ar livre

Nem sempre é preciso sair para festas e bailes para garantir a diversão, afinal, as brincadeiras de carnaval são sinônimo de alegria. Por isso, o importante é aproveitar essa época do ano para passar um tempo gostoso e de qualidade com a família e os amigos, mesmo que seja em casa ou na área comum do condomínio.

Em um ambiente seguro e aberto, proponha o resgate de brincadeiras clássicas para preencher o dia, como pique-pega, dança das cadeiras, bolhas de sabão, corrida de saco e pula-elástico, dentre outras. Se houver um número considerável de crianças, é possível até mesmo reuni-las em grupos e organizar uma gincana de carnaval. Nesse artigo, listamos algumas atividades para inspirar a diversão com a criançada.

No final, separe recompensas simples para todos os participantes, como quitutes saudáveis ou pequenas prendas, comemorando a sua participação na brincadeira.

3. Brincando com confete ecológico

folhas secas furadas para fazer confete ecológico e se divertir com as brincadeiras de carnaval

Um dos grandes símbolos do carnaval tradicional, o confete é uma verdadeira chuva de diversão! Contudo, mesmo quando é feito de papel reciclado, os pequenos pedaços de papel continuam gerando poluição e prejudicando o meio ambiente.

Uma alternativa para brincar sem receio é confeccionar o que chamamos de “confete ecológico”. A parte mais interessante dessa atividade é que a criança poderá não só aprender sobre sustentabilidade, como também ser estimulada a entrar em contato com a natureza, conhecer diversos tipos de plantas e escolher aquelas que mais gostar para utilizar.

Para fazer essa brincadeira de carnaval com as crianças, você precisará de folhas secas ou flores desidratadas e um furador de papel, que pode ser redondo ou de outros formatos, como de estrela ou coração. Junto com os pequenos, use o furador para cortar as folhas no formato desejado. Com uma quantidade suficiente de confete, façam envelopes com jornais e revistas usadas para armazenar e levar de um lugar para o outro. Pronto, agora é só começar a folia e diversão!

Faça parte do mundo Disney em histórias incriveís
  • Toy Story – Amigo Estou Aqui
  • Disney parks
    Onde os Sonhos se Realizam | Disney
  • Disney Carros
    Disney Carros – Uma Corrida Inesquecível

4. Criando instrumentos musicais

A música é a alma do carnaval. Não por acaso, as baterias das escolas de samba são verdadeiros espetáculos que cativam os seus espectadores. Por isso, nossa terceira sugestão de brincadeira de carnaval é incentivar as crianças a criarem seus próprios instrumentos musicais, dando vida a divertidas letras e ritmos.

Para isso, vale estimular os pequenos a soltar a imaginação para pensar quais objetos combinados resultariam em um bom som. Latas de achocolatado vazias, por exemplo, soam como tambores se cobertas com bexigas, enquanto potes de iogurte ou requeijão preenchidos com grãos são ótimas maracas. É possível também construir um par de castanholas com tampinhas de metal ou usar elásticos de borracha como cordas para um violão. São diversas as possibilidades para criar instrumentos e se divertir na época mais animada do ano.

Se estiverem em grupo, montem uma apresentação com todos tocando ao mesmo tempo para ver como funcionam juntos, como em uma verdadeira bateria!

5. Preparando uma pizza colorida

pizza de arco-íris como fazer

Para aqueles que preferem uma brincadeira de carnaval mais tranquila, que tal celebrar a alegria e as cores dessa festa carnavalesca cozinhando algo colorido com as crianças?

A pizza arco-íris é saudável e promove a reunião da família em um momento gostoso e criativo na cozinha. Ela leva vários ingredientes diferentes, um de cada cor, e tem um sabor delicioso. Se desejar, você pode incluir os alimentos que a criança mais gosta ou escolher apresentar novas opções de sabores. Quando estiver pronta, sugerimos tirar uma foto fazendo caretas e expressões engraçadas para guardar de recordação. A receita completa da pizza arco-íris você encontra aqui.

Gostou das dicas? Se quiser, acesse a nossa playlist especial para completar as brincadeiras de carnaval! Boa diversão!

Colunista Gabriela Basile (Gabi)

Gabriela Basile é uma designer apaixonada por brincadeiras e músicas. Ela também é responsável por todas as atividades que acompanham o Kit de Leitura do Clube Dentro da História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts