Comida colorida! Saiba como fazer a Pizza de Arco-íris com seu pequeno

pizza de arco-íris como fazer
Ouça o post

Todo mundo já ouviu falar que quanto mais colorido um prato, mais saudável ele é! Já pensou que esse pode ser um jeito de apresentar para as crianças diversos alimentos? Vamos colocar isso em prática no Dia da Pizza, fazendo uma linda Pizza de Arco-íris!

Quanto mais cores, melhor

Os nutricionistas explicam que diferentes cores presentes em um prato indicam uma variedade grande de nutrientes. Ou seja, um prato colorido representa uma alimentação mais completa e saudável.

Alimentos verde escuros, como espinafre e brócolis, são fontes de fibras, de ferro e ácido fólico. As fibras ajudam no funcionamento do intestino, promovem maior saciedade e controle da glicemia.

alimentos alaranjados como mamão, cenoura e laranja são fontes de betacaroteno e vitamina C. O betacaroteno é necessário para a produção a vitamina A, que é importante para pele e cabelo, aumenta a imunidade e melhora a visão. A vitamina C também atua no sistema imunológico e ajuda na cicatrização.

Os alimentos roxos como a uva, a berinjela e o açaí possuem antocianinas, que são antioxidantes e também melhoram o metabolismo. Já alimentos vermelhos como o tomate são fonte de licopeno, outro antioxidante que ajuda a proteger o corpo de radicais livres.

Por isso, um prato com todas essas cores tende a ser muito mais saudável do que uma refeição monocromática.

Como fazer o filho comer bem?

Nem sempre é fácil introduzir alimentos saudáveis no dia a dia da criança. Pode ser que os pequenos resistam a experimentar algumas coisas, ou simplesmente gostem muito de lanchinhos não tão saudável assim, com muita gordura ou açúcar. Mas tudo é questão de treinar o paladar e quebrar essa resistência inicial, assim no futuro a criança saberá como fazer escolhas mais saudáveis na sua alimentação.

Duas coisas podem ajudar nesse processo: associar alimentos saudáveis a refeições apetitosas, e incluir a criança no preparo da comida. Sim, ajudar na cozinha desde cedo é possível e vai trazer muito aprendizado!

Pizza de arco-íris: a mais colorida de todas 

Um jeito super divertido de incentivar a criança a experimentar novos alimentos é fazer a chamada Pizza de Arco-Íris. Ela leva vários ingredientes diferentes, um de cada cor!

Você pode inovar e incluir os alimentos que mais gostar ou que quiser apresentar para a criança. Aqui trouxemos uma receita com ideias de como fazer:

Ingredientes

  • Massa de pizza (veja aqui uma receita, ou compre pronta)
  • Molho de tomate
  • Mussarela (opcional)
  • Alimento roxo: cebola roxa
  • Alimento verde: brócolis, pimentão verde ou espinafre
  • Alimento amarelo: milho ou pimentão amarelo
  • Alimento alaranjado: cenoura
  • Alimento vermelho: tomate cereja

Modo de fazer

Espalhe o molho de tomate na pizza e cubra com mussarela. Se quiser deixar a pizza mais leve, opte por não colocar o queijo.

Pique todos os ingredientes do recheio e distribua-os na pizza em faixas circulares. Nossa sugestão é começar de dentro para fora, na ordem: roxo, verde, amarelo, alaranjado e vermelho. Asse no forno e sirva quentinha!

Leia também: 7 Lanchinhos saudáveis para levar na escola

Dica para aprender mais!

Livro personalizado Fazendo Pizza com a Hello Kitty

No livro personalizado “Fazendo Pizza com a Hello Kitty” lançado pela Dentro da História, a criança vira personagem e aprende a preparar uma deliciosa receita de pizza junto com a boneca mais fofa do mundo. Quer conhecer a receita para colocar a mão na massa também? Para personalizar o seu com 10% de desconto é só clicar aqui!

Receba dicas e novidades por email:

4 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts