A importância da educação cultural para as crianças

Além de estimular a prática da empatia e do respeito, a educação cultural também proporciona às crianças a descoberta da autoestima. Saiba mais!
crianças colocando em prática a educação cultural em festas típicas na escola
Ouça o post

Um dos objetivos, tanto da família quanto da escola, durante o desenvolvimento dos pequenos é ensinar para as crianças sobre como conviver com o que é diferente, estabelecendo relações de respeito e empatia. Nesse sentido, a educação cultural é fundamental para garantir que as crianças de hoje sejam adultos que buscam por justiça, liberdade e igualdade no futuro.

Inserir práticas culturais na educação infantil e no cotidiano da criança abre portas para muito mais do que conhecer hábitos, costumes e tradições de um povo. Isso porque, a educação cultural também abre espaço para o diálogo, reflexão e aprendizado que envolvem o convívio com a diversidade.

Por essa razão, abordar a cultura tanto na educação infantil quanto na rotina com a família, é essencial para estimular o desenvolvimento integral das crianças, formando os pequenos para serem protagonistas de suas próprias histórias e agentes de mudanças no futuro.

A educação cultural na BNCC

crianças fazendo atividades culturais na escola

Entre os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Educação Infantil, descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação cultural perpassa o direito de conviver, de brincar, de participar, de explorar, de expressar e de conhecer-se, sendo um fio condutor presente em todo o processo de aprendizagem das crianças.

Para que os pequenos cheguem ao fim de sua formação básica no Ensino Médio familiarizados e prontos para abraçar a diversidade cultural, além de debater e encontrar novos caminhos que priorizem o respeito e a justiça, é preciso que a sementinha do convívio e empatia com a pluralidade de culturas sejam plantadas desde o início do processo de alfabetização e aprendizagem.

É esse estímulo ao convívio com a diversidade, e que constrói a educação cultural, que está previsto na BNCC. De acordo com a Base, os educadores têm a missão de inserir o contato com a cultura em toda a rotina escolar da criança, desde brincadeiras e do incentivo da participação coletiva em atividades até visitas a museus e exposições.

A construção da identidade e autoestima por meio da educação cultural

crianças sendo estimuladas a conviver de forma saudável com a educação cultural

Ao conhecer, respeitar e conviver com culturas que possuem diferentes hábitos, tradições, religiões e modos de pensar, descobrindo a importância de cada uma delas para o mundo, as crianças também aprendem sobre sua identidade.

É ao dar os primeiros passos na educação cultural que as crianças conseguem se enxergar, observando o que as diferencia dos demais. A tolerância, a empatia e o respeito que fazem parte da convivência com diferentes manifestações culturais também ensina aos pequenos a se respeitarem enquanto indivíduos e a acolherem suas próprias características com gentileza.

Esse aprendizado contribui diretamente para a construção da identidade e de uma autoestima saudável nas crianças, além de evitar que os pequenos cresçam reproduzindo diferentes tipos de preconceito.

5 benefícios da educação cultural

1) Previne o preconceito

A educação cultural apresenta aos pequenos as características de diferentes povos que transformaram o mundo, além de mostrar como a diversidade cultural está presente no cotidiano dentro e fora da sala de aula, ensinando as crianças como respeitar e conviver em harmonia com o próximo.

Essa prática previne o preconceito, pois ensina como as diferenças entre as culturas são complementares e igualmente importantes. Para as crianças da geração Alpha, esse aprendizado é fundamental para transmitir importantes valores como a igualdade, a justiça e a empatia.

2) Estimula a resolução de problemas

É comprovado que as crianças que aprendem a conviver com a diversidade de culturas apresentam mais facilidade para resolver problemas e desafios.

Seja com a família ou em sala de aula, a educação cultural ensina aos pequenos a valorizar pessoas e culturas. Dessa forma, ao se verem diante de alguma situação desafiadora, as crianças  conseguem facilmente buscar por soluções que priorizem e respeitem o próximo.

3) Amplia o repertório

Ao conhecer hábitos e tradições como festas populares, músicas, manifestações artísticas, comidas, lendas do folclore, dentre outras características culturais, as crianças também ampliam seu repertório.

Além dessa expansão de repertório, o contato e a convivência com a diversidade cultural também estimula a criatividade e imaginação dos pequenos, permitindo que eles encontrem novas formas de se divertir enquanto valorizam os elementos de diferentes culturas.

4) Melhora a convivência

Sejam os pais ou os educadores, todos desejam educar as crianças para a igualdade, e assim, contribuir para um mundo melhor.

Nesse sentido, a educação cultural é uma importante aliada, pois ao apresentar diferentes culturas e hábitos, ensinando os pequenos a reconhecê-los e respeitá-los, a convivência com a família, amigos e colegas de classe se torna muito mais harmoniosa e construtiva.

5) Desenvolve valores morais

Para que as crianças possam protagonizar mudanças relevantes para o mundo no futuro, é importante que valores morais como a ética, o respeito, a empatia, a justiça e a liberdade sejam apresentados e estimulados desde cedo.

Ao permitir que os pequenos sejam educados culturalmente, a família e a escola incentivam diretamente que tais valores sejam desenvolvidos desde a infância.

Como levar a educação cultural para a sala de aula?

Professora lendo livro da Dentro Educa com sua aluna

Além de brincadeiras, peças teatrais, rodas de conversa e eventos culturais, a leitura é um excelente recurso para levar a educação cultural para as crianças de forma lúdica e muito divertida.

Que tal começar um projeto de leitura que, além de educar culturalmente, também estimula o protagonismo das crianças? Com a Dentro Educa, os professores transformam os alunos em personagens de histórias que estimulam descobertas, contribuem para o processo de aprendizagem e incentivam o contato com diferentes culturas.

Todos os livros disponíveis na plataforma estão alinhados com a BNCC e apresentam aos educadores e alunos novas possibilidades de construir experiências e aprendizados. Para conhecer a Dentro Educa e descobrir como levar a iniciativa para sua escola, basta clicar aqui.

Leia mais

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts