5 conteúdos para apresentar às crianças da Geração Alpha

Conheça uma lista de conteúdos desenvolvidos pelo time de especialistas em educação da Dentro da História para os pequenos da Geração Alpha
pai se divertindo com a filha com os conteúdos para a Geração Alpha
Ouça o post

As crianças nascidas a partir de 2010 e que irão nascer até 2025 fazem parte da Geração Alpha, e sua principal característica é que já nasceram conectadas ao mundo digital. Além dessa característica, outros aspectos se destacam e diferenciam os pequenos da Geração Alpha das demais gerações: suas famílias são mais diversas, as crianças têm maior facilidade em se relacionar com igualdade, aprendem fazendo e têm acesso a uma grande quantidade de informações e estímulos.

O principal desafio dos pais e cuidadores é estimular o desenvolvimento infantil dos pequenos, unindo os benefícios que os avanços tecnológicos proporcionam com as emoções, sensações, sentimentos e pensamentos.

A seguir, descubra os conteúdos para a Geração Alpha desenvolvidos pelos especialistas da Dentro da História que irão estimular aprendizagens socioemocionais, cognitivas e motoras para a geração de crianças que já nasceram hiperconectadas.

Conheça os 5 conteúdos para a Geração Alpha 

1. Livros sobre empatia e diversidade

A Geração Alpha têm maior facilidade em lidar com a pluralidade, por isso trazer para as crianças conteúdos que falem sobre a diversidade de histórias, culturas, cores e fé, é uma forma de ajudá-las a desenvolver o senso de pertencimento na infância para construir um mundo melhor e mais justo.

No livro personalizado “Cores do Mundo”, de Rafael Calça, temas como diversidade, empatia e respeito são abordados de forma leve e lúdica. Além disso, o autor em entrevista exclusiva, destaca a importância de histórias em que as crianças se reconheçam com os personagens para a formação de autoestima na infância. Para deixar a leitura ainda mais especial, personalize o livro Cores do Mundo com o avatar do seu pequeno, basta clicar aqui.

Livro personalizado Cores do Mundo


Para continuar a aventura pelo universo divertido dos livros, outra dica é o livro personalizado “A Encomenda do Príncipe Valentão”, em que a criança com a ajuda de novos amigos terá que levar uma caixa misteriosa para um príncipe mal-educado. Nessa aventura, o tema do bullying é abordado de forma lúdica, mostrando a importância da empatia e do respeito em nossas amizades. Clique aqui e comece a personalização do livro para seu pequeno.

2. Atividades de Educação Financeira 

Em um mundo com tantos avanços tecnológicos e constantes mudanças, ensinar sobre consumo consciente e trazer a importância de construir uma relação saudável com o dinheiro desde de a infância contribui para que os pequenos se tornem adultos responsáveis no futuro e tenham atitudes no presente para uma vida mais sustentável.

Existem muitas formas de apresentar a Educação Financeira para as crianças, seja através de atividades lúdicas como criar um cofrinho, acompanhar os pais nas compras do mercado, definir um valor para a mesada, entre outras.


Nesse sentido, o Ebook “Atividades de Educação Financeira” é uma opção divertida que aborda o tema por meio de atividades lúdicas com dinheiro de brincadeira para recortar, dicas de jogos para cada idade e orientações especiais para que os pais tragam esse assunto para a rotina dos pequenos. As atividades estão disponíveis para download gratuito, e para imprimi-las e começar a diversão em família, basta clicar aqui.

3. Histórias sobre os meios de transporte 

Carros, caminhões, ou navios: todos os meios de transporte atraem a atenção dos pequenos durante o  desenvolvimento infantil. Seja na primeira infância quando as crianças estão descobrindo e explorando o mundo ao seu redor, ou quando estão começando o processo de socialização e a conhecer as regras de trânsito, as histórias com os meios de transportes geram muita curiosidade e diversão.

Além disso, as histórias mostram a necessidade que todos temos de nos locomover, que é uma ótima maneira de falar com as crianças sobre a liberdade de ir e vir, conscientizando os pequenos sobre seus direitos e estimulando-os a se tornarem agentes de mudança.

livros para Geração Alpha da coleção Vai e Vem


Os livros personalizados da coleção Vai e Vem, apresenta os meios de locomoção de forma lúdica para as crianças com muita diversão. Os três livros que fazem parte da coleção passam pelos meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos, mostrando quais são as cores e os sons desses veículos. Clique aqui para conhecer e personalizar a coleção Vai e Vem.

4. Brincadeiras educativas

Entre as principais características das crianças da Geração Alpha está o grande nível de informações e estímulos com os quais os pequenos interagem diariamente. Para lidar de forma saudável e crítica com essas informações, estimular a curiosidade infantil irá ajudar os pequenos a descobrirem mais sobre o mundo ao seu redor, além de ser um excelente estímulo para a criatividade.

O livro personalizado Perguntas Incríveis, escrito por Januária Cristina Alves, vencedora por duas vezes do Prêmio Jabuti de Literatura, traz diversas perguntas que as crianças costumam fazer com muita leveza e boas risadas. 

Livro personalizado Perguntas Incríveis

Além disso, a escritora, que também é jornalista e Educomunicadora, mostra como os pais e cuidadores podem incentivar as crianças a buscarem as respostas para suas  perguntas de forma a construir o senso crítico desde cedo. Faça a personalização do avatar e transforme seu pequeno em protagonista do livro Perguntas Incríveis, clicando aqui.

Que tal despertar a curiosidade infantil e a criatividade com o Jogo Histórias Fantásticas? O jogo é formado por 60 cartas com frases ou palavras que ajudam a construir histórias divertidas e inusitadas, estimulando a imaginação dos pequenos. Para baixar gratuitamente todo o material do jogo, é só clicar aqui.

5. Personalidades inspiradoras

A divisão entre “coisas de menino e coisas de menina” não é mais tão visível para as crianças da Geração Alpha que enxergam a diversidade e igualdade entre os gêneros com mais naturalidade.

Menina da Geração Alpha ao lado dos livros da coleção Garotas Rebeldes

Para falar sobre igualdade e empoderamento feminino com as pequenas e os pequenos, a Coleção Garotas Rebeldes reúne três livros personalizados com mulheres que fizeram história e transformaram as áreas da Ciência, das Artes e dos Esportes. Cheias de confiança, ousadia e coragem, essas garotas vão mostrar para meninos e meninas a importância de se ter oportunidades iguais, completando as indicações de conteúdos para a Geração Alpha.


Crie junto com as crianças os livros personalizados da Coleção Garotas Rebeldes e leve diversão e protagonismo para a hora da leitura, é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts