Conheça Festas Populares de cada região do Brasil

Conheça diferentes festas populares para apresentar para as crianças e aprender em família sobre a diversidade e riqueza cultural das regiões do Brasil.
Mulher e homem vestidos de branco dançando em um ambiente decorado por bandeirinhas coloridas.
Ouça o post

A cultura brasileira é marcada pelas comemorações que celebram as tradições, os costumes e os hábitos de determinada população. Todas as regiões dos quatro cantos do país possuem as famosas festas populares que são comemoradas todos os anos com muita alegria e diversão.

As comemorações regionais surgiram após períodos de transformações e desafios. Por essa razão, conhecer diferentes festas típicas do Brasil é descobrir mais sobre a história de um país repleto de diversidade, pluralidade e riqueza cultural.

Apresentar a história brasileira para as crianças por meio das festas populares ajuda os pequenos e pequenas a se desenvolverem de forma integral, pois estimula o sentimento de pertencimento e a identidade, além de ampliar o repertório cultural.

Festas regionais para conhecer em família

Abaixo, selecionamos algumas das principais festas de cada região do país para conhecer e se divertir em família!

Todas elas fazem parte do livro personalizado Turma da Mônica – Festas Populares, que homenageia a cultura brasileira, tornando as crianças protagonistas de uma aventura pelas regiões do país.

Livro personalizado Turma da Mônica Festas Populares

Região Norte

Festival de Parintins 

Ilustração mostrando o Festival de Parintins

Fundada em 1796 e localizada no interior do estado do Amazonas, a cidade Parintins comemora todos os anos o Festival Folclórico de Parintins. A festa conta com três noites de folia nas quais homenageia figuras do folclore brasileiro. 

Toda a comemoração é dividida nas cores vermelho e azul, além de contar com dois símbolos principais: uma estrela para a torcida azul e um coração para a vermelha. A cor vermelha representa o Boi Garantido e sua torcida, enquanto o azul simboliza o Boi Caprichoso e seus foliões. 

O momento mais emocionante do festival é quando os bois folclóricos disputam qual das torcidas é a mais animada.

Festa do Divino

Ilustração mostrando a Festa do Divino

O estado do Tocantins celebra anualmente a Festa do Divino com uma comemoração repleta de romarias e foliões. A festa, que acontece entre janeiro e julho, homenageia o divino Espírito Santo e os passos de Jesus e seus doze apóstolos.

Durante a celebração de tradições católicas, os foliões se dividem em grupos com 12 pessoas que saem abençoando os moradores da cidade e os convidam para participarem da festa.

A Festa do Divino tem origem portuguesa e chegou ao Brasil por volta do século 14, junto com Dom Pedro e os missionários católicos. 

Região Nordeste

Bumba meu Boi

Ilustração mostrando a festa popular Bumba meu Boi

O Bumba meu Boi ou Boi-Bumbá é uma festa popular muito famosa no estado do Piauí. Comemorada todos os anos no dia 30 de junho, a celebração é uma homenagem ao processo de expansão do estado nordestino e de como os animais participaram ativamente desse movimento nas fazendas de gado.

Além disso, a festa também celebra a história dos escravos Chico Vaqueiro e sua mulher Catirina. A pedido da esposa, que estava grávida, Chico mata o boi mais bonito da fazenda em que era capataz para que ela pudesse comer a língua do boi e saciar seu desejo. Para fugir da repreensão do dono da fazenda, Chico Vaqueiro faz diversas preces e danças que trazem o boi de volta à vida.

A festa regional surgiu por volta do século 17, mas a primeira comemoração popular foi registrada somente em 1840.

Festa de São João

Ilustração mostrando a Festa de São João

Na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco, é comemorada anualmente a maior Festa Junina do mundo! Durante todo o mês de junho acontece a Festa de São João que reúne pessoas de todo o Brasil.

Durante a folia os participantes podem se deliciar com as comidas gigantes feitas em grandes quantidades. As mais famosas são o de pé-de-moleque, a paçoca e o mesmo cuscuz. Além das delícias gastronômicas, a festa também é marcada pelas danças de quadrilhas, que são embaladas pelo ritmo mais popular do nordeste: o forró.

A festa popular de São João surgiu entre os anos de 1854 e 1856, quando Caruaru ainda era apenas uma vila. Com o tempo, essa vila ficou pequena demais para tanta alegria e comemoração. A expansão do território transformou Caruaru em uma cidade e sua tradicional comemoração, no maior São João do mundo.

Região Sul

Semana Farroupilha

Ilustração mostrando a Semana Farroupilha

Celebrada anualmente entre 13 e 20 de setembro, a Semana Farroupilha é marcada pelas comemorações das tradições gaúchas. 

A folia é acompanhada por muita música regional e danças típicas de diversos estilos, como a vaneira e o fandango. A culinária também não fica de fora e os participantes podem se deliciar com o churrasco gaúcho e com o famoso chimarrão.

A Semana Farroupilha surgiu para celebrar os desafios enfrentados na Revolução Farroupilha, que aconteceu entre 1835 e 1845.

Região Sudeste

Carnaval

Ilustração mostrando o Carnaval

No Rio de Janeiro acontece anualmente a maior festa de Carnaval do mundo, que reúne diversos blocos e escolas de samba. 

Em 1984 foi fundada a Passarela Darcy Ribeiro, que foi popularmente apelidada de Sambódromo. É lá que as escolas de samba desfilam todos os anos com seus carros alegóricos repletos de cores e muita alegria.

Além dos desfiles, no Rio de Janeiro também acontece o carnaval de rua, onde as pessoas vestem suas melhores fantasias e saem para comemorar em toda a cidade. 

Região Centro-Oeste

Cavalhada

Ilustração mostrando a Cavalhada

No estado do Mato Grosso todos os anos, durante três dias, acontece a tradicional Cavalhada. Essa festa popular chegou ao Brasil no século 16 por meio dos portugueses e dos espanhóis e desde então é celebrada com muita alegria.

A celebração encena a batalha entre os mouros, que se vestem de vermelho, e os cristãos, que usam roupas azuis. Entre um duelo e outro, ambos os cavaleiros fazem reverência às rainhas da festa. Todo embate é acompanhado com muita emoção e alegria pela platéia.

Se divertindo nas festas populares com a Turma da Mônica

Imagem mostrando o livro Turma da Mônica Festas Populares

Que tal continuar conhecendo as festas regionais?

A cultura brasileira conta com festas populares incríveis. Para conhecê-las de um jeito ainda mais divertido, no livro personalizado Turma da Mônica pelas Festas Populares, a criança embarca junto com a turminha em um passeio por diversas celebrações típicas do Brasil. 

Além de se tornar personagem da história, a criança se diverte descobrindo curiosidades sobre as festas dos quatro cantos do país. A ilustração repleta de cores e detalhes permite ainda que os pequenos e pequenas brinquem de procurar o próprio avatar pelas páginas do livro.

Clique aqui para personalizar o livro e aproveite 10% de desconto com o cupom BLOGDDH10!

Veja também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts