8 brincadeiras para a educação infantil e ensino fundamental

Entenda a importância do brincar para o processo de aprendizagem escolar e veja brincadeiras para a educação infantil de acordo com a faixa etária das crianças
crianças se divertindo com as brincadeiras para a educação infantil
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Brincar é sinônimo de infância, desenvolvimento e aprendizado: é por meio de atividades recreativas que as crianças descobrem o mundo e desenvolvem suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais. Por essa razão, o brincar também faz parte do ambiente escolar, pois está diretamente ligado ao desenvolvimento dos pequenos. O professor tem um papel fundamental como facilitador do brincar, adaptando as brincadeiras para a educação infantil de acordo com a faixa etária e desenvolvimento da criança.

É importante o brincar estruturado com o plano pedagógico, como o brincar livre, ambos irão estimular a imaginação e criatividade da criança, contribuindo diretamente para o domínio da linguagem simbólica.

A BNCC, documento normativo para a educação ao longo da Educação Básica, define o brincar como um direito de aprendizagem das crianças que deve ser praticado para a ampliar o conhecimento, a criatividade e imaginação dos pequenos enquanto proporciona experiências sociais, cognitivas, corporais, sensoriais, dentre outras.

Benefícios das brincadeiras para a educação infantil

Bebês brincando na escola

Desperta a imaginação e criatividade

Seja as brincadeiras direcionadas ou as atividades em que a criança brinca sozinha da maneira que desejar, o brincar estimula a imaginação dos pequenos levando-os a usar sua criatividade para desenvolver novas possibilidades de diversão e descobertas.

Esses momentos são fundamentais para que a criança explore um dos campos de experiências da BNCC: O EU, O OUTRO E O NÓS, testem seus próprios limites e expandam seu repertório de maneira lúdica e significativa.

Desenvolve habilidades sociais

As brincadeiras para a educação infantil que envolvem toda a turma também contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais dos pequenos. Desde seguir as instruções do professor, até ajudar e respeitar os colegas, solucionando os desafios que surgirem durante a brincadeira, as crianças aprendem a conviver coletivamente, exercitando a escuta, fala, o pensamento e a imaginação.

Estimula as capacidades motoras e cognitivas

As brincadeiras que envolvem movimentos como correr, abaixar, andar e responder aos comandos do professor estimulam as capacidades motoras dos pequenos, levando-os a dominarem e compreenderem seu próprio corpo.

Deve ser inserida na vida diária da criança atividades como contação de histórias, encenações, pinturas, desenhos, dentre outras, que colaboram para que as habilidades cognitivas dos pequenos sejam aperfeiçoadas.

Promove o desenvolvimento socioemocional

Entre os benefícios das brincadeiras para a educação infantil está o desenvolvimento socioemocional dos pequenos. Atividades como teatro e contação de histórias faz com que as crianças percebam e aprendam a expressar suas emoções.

Da mesma forma, outras atividades como pintar, brincar no parque da escola ou no tanque de areia, são excelentes brincadeiras para ajudar os pequenos a se sentirem acolhidos. O olhar atento do professor é fundamental para identificar quando a criança precisa de ajuda. Sua escuta e atividades apropriadas como jogos, pode ser o fio condutor para identificar emoções ou sentimentos que precisam ser trabalhados.

Atividades para estimular o brincar na escola

Bebês e crianças até 2 anos de idade

Desde o nascimento até os dois anos de idade as crianças passam pela fase sensório-motora, em que descobrem seu corpo e desenvolvem a consciência sobre seus movimentos. Nesse período, os pequenos também começam a interagir com o mundo ao seu redor.

Nesta faixa etária o brincar tem um papel extraordinário, sendo um momento de descobrir sensações, de se autoconhecer, de compartilhar. Neste estágio a criança inicia a construção da estrutura emocional que será seu alicerce para a vida adulta.

Brincando com o espelho

O espelho é um excelente recurso pedagógico para despertar a curiosidade das crianças, pois estimula que os pequenos observem e reconheçam seu corpo e seus movimentos. 

Nessa brincadeira, além de permitir que as crianças explorem seu próprio reflexo,  o professor estimula que os pequenos toquem na imagem refletida no espelho, nas partes do corpo, como cabeça, braços e pernas, observem a partes do corpo, cor dos cabelos, dos olhos e da pele, estimulando os pequenos a aprender enquanto se divertem.

Explorando o parquinho

Essa é uma brincadeira ao ar livre que incentiva os pequenos a utilizarem sua imaginação para descobrirem no parquinho da escola novas possibilidades de diversão.

Para isso, incentive os pequenos a recolherem folhas, gravetos e demais elementos do parquinho para construírem bonecos, casinhas ou até mesmo um auto-retrato.

Crianças entre 3 e 5 anos de idade

Crianças de 3 a 5 anos fazendo brincadeiras para a educação infantil ao ar livre

Nessa faixa etária, marcada pelo desenvolvimento da linguagem e da criatividade, as crianças adoram brincar de faz de conta, ouvir histórias, fazer perguntas e explorar o ambiente que as cerca junto com os amigos.

Por essa razão, brincadeiras coletivas que estimulem a participação de toda a turma para novas descobertas, são as melhores formas de fazer com que as crianças aprendam brincando.

Jogo da Velha Humano

Que tal transformar uma brincadeira tradicional, como o jogo da velha, em uma divertida atividade com toda a turma?

Para isso, integre todos os alunos na construção de um tabuleiro com nove casas no pátio ou parque da escola e separe-os em dois grupos. Durante a brincadeira, eles precisarão trabalhar em equipe e pensar de forma estratégica para marcar os pontos. Dessa forma, enquanto se divertem, os pequenos também desenvolvem seu raciocínio lógico, além de fortalecer laços de amizade e convívio.

Caixa sensorial

A caixa sensorial é um recurso muito interessante para as crianças entre 3 e 5 anos, pois estimula experiências por meio do tato para que os pequenos conheçam novos objetos e texturas de maneira divertida.

Nesse artigo apresentamos um passo a passo completo para desenvolver uma caixa sensorial adequada e surpreender os pequenos com essa brincadeira.

Crianças entre 6 e 8 anos de idade

Entre os 6 e 8 anos, o raciocínio e a linguagem das crianças funcionam de forma ágil e coerente. Por essa razão, é interessante que as brincadeiras para a educação infantil apresentem desafios mais complexos.

Nessa faixa etária os pequenos já conseguem compreender melhor seus pensamentos, opiniões e sentimentos. Assim, atividades recreativas que abordem esses assuntos também são bem-vindas em sala de aula.

Histórias Fantásticas

O jogo Histórias Fantásticas é uma das brincadeiras que estimula a criatividade e as habilidades de comunicação por meio de uma divertida contação de histórias.

A atividade conta com 3 grupos de cartas: quem, faz e mas. Para brincar, a turma deve separar as cartas em montinhos de acordo com seu grupo e então, pescando uma carta de cada monte, contar uma história a partir dos 3 elementos selecionados. Para baixar esse jogo gratuitamente junto com um Guia para Educadores, basta clicar aqui.

Dados das Emoções

Com o Dado das Emoções as crianças vão se divertir enquanto desenvolvem sua capacidade de convívio e as habilidades socioemocionais.

Seja com a turma toda ou em pequenos grupos, a ideia dessa brincadeira é que as crianças nomeiem os sentimentos, descubram quando eles aparecem e aprendam como lidar com cada um deles de forma divertida. Para baixar esse jogo gratuitamente, acesse esse link.

Crianças entre 9 e 12 anos de idade

Crianças de 9 a 12 anos se divertindo com as brincadeiras para a infantil

Nessa faixa etária as crianças estão na fase operatória formal, em que já dominam conceitos e emoções mais complexas, além de começarem a construir valores morais como a empatia e a cidadania.

Por essa razão, as brincadeiras mais indicadas são as que envolvem desafios que estimulam a reflexão, intuição e ainda os aprendizados coletivos.

Experiências científicas

O projeto LUCA desenvolvido pelo professor e cientista Claudio Mendes proporciona aos pequenos um contato divertido e único com a ciência na infância.

Seja por meio de oficinas ou experimentos, as crianças não só fazem descobertas científicas, como também se divertem encontrando maneiras de trazer esses aprendizados para sua rotina escolar. Para saber mais sobre essa iniciativa, basta acessar o site do projeto.

Quem sou eu?

Entre as brincadeiras para a educação infantil, essa atividade é extremamente versátil, pois é aplicável a diversas disciplinas como ciências, história e educação artística, tanto para o término das séries iniciais, quanto para o início das séries finais.

Para deixar a atividade mais divertida, utilize nomes de personalidades e monte cards com curiosidades sobre cada uma delas. Nos artigos abaixo, apresentamos diversas mulheres que marcaram a história da ciência, da arte e do esporte. Apresentá-las às crianças é fundamental para a expansão do conhecimento e repertório, como também para estimular debates e trocas entre a turma.

Qual dessas brincadeiras para a educação infantil e ensino fundamental você já colocou em prática com a sua turma? Conte para nós aqui nos comentários e confira ainda mais ideias de atividades recreativas para fazer em sala de aula na nossa pasta do Pinterest.

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