Educação Antirracista: saiba o que é e como praticar

Entenda o que é a educação antirracista e descubra como sua prática contribui para o desenvolvimento infantil dentro e fora da escola.
Menina preta feliz na sala de aula

Para abrir o diálogo sobre o que é e qual a importância da educação antirracista, é preciso compreender que além do plano de ensino adotado pelos professores, o processo de aprendizagem nas escolas acontece por meio do acolhimento.

A palavra acolhimento significa lugar onde se encontra amparo, proteção e refúgio e deriva do verbo acolher, que quer dizer dar ouvidos e levar em consideração. Quando não se sentem protegidas, amparadas e percebem que sua história não é relevante dentro do ambiente escolar, as crianças não querem mais ir para a escola, o que afeta seu desenvolvimento e aprendizado.

Dados da pesquisa Pnad Contínua Educação divulgados em 2019 mostram que das 11 milhões de pessoas que não sabiam ler ou escrever entre 15 e 29 anos, 76% eram pretas ou pardas. Esse número revela como a educação antirracista desde o ensino infantil e o acolhimento por parte da escola são fundamentais para que as crianças negras sejam alfabetizadas na idade correta.

O que é a educação antirracista?

A educação antirracista se baseia no fato de que o racismo faz parte da estrutura da sociedade e por isso, precisa ser combatido tanto na sala de aula quanto na comunidade em que a criança está inserida. 

crianças pretas

Dessa forma e em conformidade com a Lei 10.639, o ensino da cultura e da história africana, a luta das pessoas pretas e sua contribuição cultural no Brasil, e ainda seu papel na formação do povo brasileiro devem ser obrigatoriamente abordados em todo o programa de ensino escolar. Com isso, os fatos importantes sobre a história e identidade da população preta que antes ficavam de fora dos livros didáticos, passam a integrar o plano de ensino das escolas.

Além desses conteúdos a educação antirracista também busca preparar alunos e professores, independente de sua cor, para compreenderem que as diferenças precisam ser valorizadas e respeitadas e que o combate ao racismo deve acontecer dentro e fora da escola, atingindo todos os ambientes de convívio. Afinal, somente assim as crianças e jovens de hoje poderão viver em um mundo com respeito, empatia e livre de preconceitos no futuro.

Por que ela é importante?

Menina preta estudando

Imagine um aluno preto que frequenta uma escola onde a cultura, a identidade e a história do seu povo não são estudadas ou sequer reconhecidas. O senso de pertencimento, característico da convivência escolar, se torna extremamente reduzido para essa criança, pois como se sentir motivada a aprender e a se relacionar com os colegas se ela não se sente parte da turma e não se enxerga nos conteúdos abordados?

Por essa razão a educação antirracista é tão importante, pois mais do que resgatar a história cultural da população negra, ela oferece para a criança preta uma nova perspectiva de aprendizado por meio da expansão de seu repertório de referências. Além disso, a criança também se torna protagonista de seu aprendizado e uma agente de mudança de seu futuro e do mundo ao seu redor.

A educação antirracista também é fundamental para preparar crianças e jovens de todas as raças para se tornarem cidadãos respeitosos, éticos e críticos por meio do processo de conscientização e convivência com a diversidade.

Como a educação infantil pode abordar os ensinos antirracistas com os alunos?

Embora a Lei 10.639 seja obrigatória para o ensino fundamental e médio, os professores da educação infantil também devem incluir a educação antirracista em seus planos de aula.

Professora ensinando alunos pretos e brancos

É fundamental que os professores tenham clareza da importância do tema e voz para apresentar de forma clara e objetiva o impacto do preconceito racial na vida das pessoas que vivenciaram situações de racismo. As crianças aprendem atitudes racistas por meio da convivência com os adultos, por isso o racismo dentro do ambiente escolar deve ser tratado de forma imediata envolvendo as famílias.

Além dessa capacitação, os professores também podem utilizar o protagonismo infantil como ferramenta para evidenciar alunos, histórias, narrativas e personagens pretos. Dessa forma, o repertório cultural de toda a turma será expandido. Uma forma de fazer isso é por meio da leitura e da abordagem de livros com protagonistas pretos, afinal os livros são janelas para um mundo de novas descobertas.

Como a família pode estimular uma educação livre de preconceitos em casa?

Para combater o racismo de forma efetiva com as crianças é essencial que a família complemente e reforce os aprendizados escolares com iniciativas dentro de casa.

Ensinar os pequenos e pequenas a admirar, respeitar e conhecer histórias, contos e artistas pretos, além de colocar em prática valores como respeito e empatia é um excelente primeiro passo para adotar a educação antirracista em casa. 

Que tal investir em livros, jogos, desenhos, filmes e brincadeiras que estimulem o contato com a cultura e história do povo negro? Conteúdos lúdicos como a animação Hair Love, que foi vencedora do Oscar em 2020, e o aplicativo Alfabantu, que ensina a língua africana kimbundu para as crianças por meio de jogos divertidos, também são opções incríveis para estimular os pequenos a conhecer e valorizar culturas negras.

Como a literatura infantil pode incentivar a educação antirracista?

Pai e filha pretos lendo juntos

Os livros abrem portas para novos universos apresentando de forma leve e divertida temas relevantes para o desenvolvimento dos pequenos. Por essa razão, apresentar histórias de autores da literatura infantil com narrativas que tenham como foco a abordagem da diversidade, da cultura, história e do protagonismo preto é extremamente importante.


Nesse artigo apresentamos mais de 10 livros infantis que trazem os pretos e sua identidade como protagonistas. As obras, que vão desde histórias sobre a cultura africana a temas universais como a empatia e o respeito, podem ser lidas em família e abordadas com crianças de todas as idades.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts