Dentro Educa: conheça o projeto que incentiva a leitura nas escolas

Levar a leitura para as salas de aula desenvolvendo o potencial das crianças por meio do protagonismo infantil, é o objetivo da Dentro Educa. Saiba tudo sobre a iniciativa!
Professora lendo livro da Dentro Educa com sua aluna
Ouça o post

Leitura, educação e alfabetização são temas que caminham juntos e, aqui no blog, são as pautas mais abordadas em nossos conteúdos. Tudo isso por uma única razão: nós acreditamos que o contato dos pequenos com os livros, as histórias e os personagens proporcionam experiências únicas e enriquecedoras no processo de aprendizagem e letramento das crianças. Talvez você esteja se perguntando: onde o projeto Dentro Educa entra nessa história?

De acordo com a pesquisa PNAD Contínua realizada pelo IBGE, a porcentagem de crianças não alfabetizadas cresceu em 66% entre 2019 e 2021. Esse percentual é equivalente a 2,4 milhões de pequenos e pequenas que ainda não conseguem ler ou escrever. Um número tão expressivo como este acende o alerta de que todos nós precisamos nos unir para reverter esse quadro.

Tecnologia e educação

No livro “Educar com a Mídia”, o premiado educador Paulo Freire debate com o professor Sérgio Guimarães sobre a importância de utilizar todos os recursos possíveis para potencializar cada uma das etapas do aprendizado dos pequenos. Para isso, os professores sugerem que as mídias como a televisão, internet e tantas outras sejam utilizadas em sala de aula tanto para despertar o interesse dos alunos quanto para ensiná-los a utilizá-las de forma crítica.

Embora os diálogos de Paulo Freire e Sérgio Guimarães tenham sido gravados em 1983, as ideias propostas pelos dois estudiosos permanecem aplicáveis ao contexto dos pequenos da geração Alpha, que são as crianças nascidas a partir de 2010 e que tem em sua rotina a forte presença da internet e tecnologia.

Dentro Educa: um projeto para inspirar professores e alunos

Pensando em todo esse cenário e em como a leitura é fundamental para a aprendizagem dos pequenos, a Dentro da História desenvolveu a plataforma Dentro Educa, que leva para as salas de aula a magia dos livros personalizados através da tecnologia.

Unindo o universo físico e digital, a Dentro Educa permite que os professores transformem os alunos em protagonistas do próprio aprendizado, inspirando educadores e estudantes a viverem juntos novas experiências de leitura e descobertas.

Além disso, todos os conteúdos da Dentro Educa estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, tendo como eixos os quatro pilares da educação, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

“Esses eixos potencializam os conteúdos a serem explorados de forma transversal, pois perpassam todas as áreas do conhecimento, trazendo uma solução completa para todo o ecossistema educacional, desde professores, alunos, famílias até a equipe pedagógica.”

Cláudia Onofre, consultora pedagógica e coordenadora da Dentro Educa

Para os professores, pais e cuidadores que quiserem conhecer de pertinho essa plataforma que prevê alcançar e transformar o aprendizado de mais de 100 mil crianças, basta clicar aqui.

Educação financeira em sala de aula com Dentro Educa e Mooney

O ensino da Educação Financeira para as crianças é um tema que tem sido muito abordado tanto na escola quanto em casa. A tendência é que esse assunto continue sendo cada vez mais discutido entre pais e professores, pois trata-se de um tema transversal da BNCC.

Embora seja muito importante para o desenvolvimento infantil e para o futuro dos pequenos, é preciso trazer a Educação Financeira para a sala de aula de forma divertida e lúdica para que as crianças consigam assimilar o conteúdo e aplicá-lo em sua rotina.


Pensando nisso, a Dentro Educa em parceria com a Mooney App desenvolveu uma coleção com cinco livros personalizados em que os pequenos leitores irão aprender princípios da Educação Financeira, como poupar, comprar, consumir com consciência, dentre outros, com muita diversão. Cada história conta com atalhos que levam as crianças para novas missões no aplicativo da Mooney por meio de QR Codes.

Imagem mostrando livro personalizado da Dentro Educa sobre educação financeira ao lado de um celular mostrando o aplicativo desenvolvido pela Mooney

Dentro Educa e Mooney na Bett Brasil 2022

Os livros personalizados desenvolvidos pela Dentro Educa em parceria com a Mooney foram criados especialmente para professores e famílias que desejam transformar o contato e a relação das crianças com o dinheiro. Toda essa experiência, que une leitura, tecnologia e educação, estará disponível na Bett Brasil 2022: o maior evento de Educação e tecnologia da América Latina.

A Bett Brasil, também conhecida como Bett Educar, reúne diversas empresas nacionais e internacionais para discutir os rumos da educação e desenvolver novos caminhos de aprendizagem para os pequenos.

No evento, que acontecerá do dia 10 ao dia 13 maio de 2022 no Transamérica Expo Center, em São Paulo, pais e professores do Brasil todo vão conferir ao vivo no estande da Mooney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts