Podcast Dentro da História leva as crianças para aventuras sonoras

Através do som e da imaginação, as crianças podem viver aventuras sem sair de casa com o Podcast Dentro da História.
Podcast Dentro da História
Ouça o post

Através do som e da imaginação, as crianças podem viver aventuras sem sair de casa com o Podcast Dentro da História.

O termo “podcast” surgiu em 2004 para descrever o novo tipo de conteúdo em áudio, que poderia ser ouvido na internet a qualquer momento. O formato se popularizou tanto que hoje o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts no mundo.

As crianças não ficaram de fora dessa onda, mas os conteúdos voltados para o público infantil no Brasil ainda não são tão numerosos como nos Estados Unidos, onde já conquistaram as famílias como uma alternativa de entretenimento livre de tela para os pequenos e pequenas.

Ano passado, publicamos um artigo com dicas de podcasts infantis brasileiros, para estimular a descoberta desse rico universo de experiências sonoras. Agora, em 2021, a Dentro da História acaba lançar seu podcast original, que promete entreter e estimular a criançada de um jeito único!

No Podcast Dentro da História, as crianças viajam pela imaginação e vivem grandes aventuras através do som. As narrativas transformam o ouvinte em personagem, e fazem com que se sinta realmente dentro do universo fantástico. Além disso, o conteúdo é interativo e estimula a criança a responder perguntas, fazer gestos e sons, tornando a experiência ainda mais divertida e educativa.

A seguir, descubra mais sobre os benefícios desse tipo de conteúdo em áudio para as crianças e saiba como explorar o Podcast Dentro da História com os pequenos.

Benefícios dos podcasts para as crianças

Podcasts são alternativa para diminuir a exposição da criança às telas

Há vários motivos para os podcasts serem considerados uma ótima forma de entretenimento e até de aprendizado para as crianças. Uma pesquisa realizada pela organização americana Kids Listen, em 2018, mostrou que a versatilidade é uma de suas principais vantagens. A maioria das crianças costuma ouvir em casa, durante viagens ou diariamente no carro. Podem se entreter sozinhas, escutar em família ou até mesmo na escola.

Além disso, 70% dos entrevistados disseram que procuram podcasts como uma alternativa envolvente para diminuir o tempo de exposição das crianças às telas. Por ser baseado apenas no som, é um tipo de conteúdo que não sobrecarrega a visão e estimula outros sentidos, ajudando a desenvolver a imaginação e a criatividade.

Parece que as crianças são ainda melhores ouvintes do que os adultos: 80% delas costumam escutar os episódios de podcast mais de uma vez!  E aprendem muito com eles: 74% iniciam conversas sobre o tema do podcast depois de ouvir um episódio. Também costumam citar ou fazer encenações, contar o que aprenderam, e pedir para fazer atividades inspirada nos seus programas preferidos.

Podcast Dentro da História: viajando pelo som e pela imaginação

Segundo a pesquisa Kids Listen, os podcasts de contação de histórias são os favoritos das crianças. Através de narrações envolventes e efeitos sonoros, os pequenos se divertem e, de quebra, pais e mães ganham um pouco de tempo livre para suas tarefas.

O Podcast Dentro da História foi criado para estimular as crianças não apenas a escutarem, mas viverem histórias através do som e da imaginação. Isso porque o maior diferencial do seu formato é que a criança se torna a personagem principal das aventuras.

Além de envolvente, o novo podcast infantil é também interativo. Ao ouvir um sinal sonoro, a criança pode completar a história, mostrar o que aprendeu e usar a criatividade nas brincadeiras ao final das aventuras.

Os primeiros cinco episódios tem temas relacionados aos animais e os ambientes onde vivem. As crianças conhecerão animais do gelo, da savana, da floresta tropical, do fundo do mar e até mesmo os dinossauros!

Acesse o podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou escute gratuitamente em outras plataformas.

Dos livros personalizados à experiência sonora

O podcast é inspirado nos livros infantis originais da plataforma Dentro da História, onde as crianças podem fazer parte de aventuras literárias, virando personagens de livros personalizados.

Coleção de livros personalizados “Animais Incríveis” que inspirou o Podcast

A interatividade e o protagonismo incentivados nos livros foram adaptados para o formato sonoro, para proporcionar experiências ainda mais ricas em aprendizado e diversão em família.

Quem gostar do podcast e se interessar pela versão das histórias no formato de livros, pode personalizá-los no site e recebê-los impressas em casa. Uma forma única de incentivar a leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts