Qual é o melhor livro para crianças de cada idade?

Crianças segurando livros diferentes
Ouça o post

O contato com livros ajuda a criança a desenvolver diferentes habilidades, dependendo da sua idade e da fase de desenvolvimento em que ela está. Um bom livro para crianças de cada idade pode incentivar a curiosidade e a imaginação, assim como ajudar a desenvolver a concentração e o raciocínio lógico. Além disso, o hábito da leitura fortalece o vínculo entre o pequeno e quem lê para ele, o que torna os livros presentes muito especiais.

Muitas vezes, as histórias que as crianças lêem na infância serão lembradas na vida adulta e repassadas para as próximas gerações. Por isso, é preciso escolher livros infantis com muito carinho.

Como escolher o melhor livro para crianças de diferentes idades?

É só entrar em uma livraria e procurar a seção infantil para perceber como é difícil escolher um livro para crianças. A variedade é tanta: clássicos, livros interativos, de personagens famosos, de poesia.
Para familiares e amigos que não convivem diariamente com a criança, pode ser difícil saber qual livro vai agradá-la e se ele é apropriado para a sua idade. Mesmo para mães e pais, nem sempre é fácil identificar qual é a história mais indicada naquele momento.

Para escolher o melhor livro para crianças, é preciso levar em consideração a fase de desenvolvimento em que ela se encontra, o que chama mais a sua atenção e quais habilidades ela está desenvolvendo no momento.

Aqui estão algumas dicas para selecionar livros que serão interessantes e servirão de incentivo para os pequenos de cada idade:

Crianças de 0 a 2 anos

Crianças de até 2 anos de idade exploram o mundo com os seus 5 sentidos. Eles ouvem o que as pessoas falam ao seu redor e estão aprendendo a formar significado para as palavras. Para essa faixa-etária, escolha livros com:

  • Desenhos em cores vibrantes: isso ajuda a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo.
  • Texturas e volumes: páginas com texturas diferentes estimulam o tato.
  • Poucos objetos por página e frases simples: quando o texto se refere diretamente à ilustração, as crianças aprendem a criar associações entre eles.
  • Música: sejam acompanhados por música ou com textos que podem ser cantados, o estímulo musical nos livros ajuda na atenção e pode também acalmar a criança.
  • Rimas e ritmo: crianças nessa fase aprendem por repetição, e livros com rimas são divertidos para ler em voz alta.

Crianças de 3 a 5 anos

As crianças nessa idade começam a expressar seus sentimentos, a falar e a fazer muitas perguntas. Ainda não sabem separar a fantasia da realidade, por isso podem ter medo de figuras assustadoras. Nessa fase são indicados livros com:

  • Situações cotidianas: ajudam a criança a aumentar seu vocabulário para conseguir se expressar e compreender acontecimentos do seu dia-a-dia. Livros sobre a hora de dormir são ótimos para ajudar os pequenos a relaxar no final do dia.
  • Informações simples: livros que tratam de um único tema, como animais, sentimentos, cores e formas ajudam a criança a aprender com mais foco.
  • Temas sobre amizade e diferenças: nessa idade as crianças começam a aprender a dividir e a brincar com outras, e já notam diferenças étnicas, raciais e de gênero. É um momento importante para ensinar sobre outras culturas, sobre respeito e empatia.
  • Conceitos básicos de letras e números: crianças com 4 anos já sabem contar até 10 e começam a se familiarizar com letras. Nos livros sobre o ABC, a associação das letras com estímulos visuais ajuda o aprendizado. Procure livros escritos em letras grandes e de bastão.
  • Estímulos previsíveis: livros que permitem que as crianças preencham os espaços em branco e adivinhem o que vem a seguir são muito intrigantes nessa fase.

Crianças de 6 a 8 anos

A partir dos 6 anos, as crianças já leem sozinhas, têm maior foco e conseguem prestar atenção por mais tempo. Algumas características para buscar um livro para crianças dessa faixa-etária são:

  • Histórias mais complexas: as crianças já entendem que as histórias tem começo, meio e fim. É bom estimular a leitura com livros divididos em capítulos, que possam ser lidos em vários dias.
  • Conteúdos relacionados ao que ela aprende na escola: leituras sobre ciência, sobre o alfabeto e sobre matemática fora da escola ajudam a criança a relacionar os conceitos e aprender de forma mais divertida.
  • Ação e aventura: crianças nessa fase se interessam por histórias emocionantes, e se o livro não tiver aventura elas podem achar a história sem graça. Elas já lidam melhor com a violência, desde que o livro reforce exemplos positivos no final.

 

Crianças 9 a 12 anos

Nessa idade, as crianças já conseguem expressar suas opiniões, querem fazer as coisas sozinhas e fazem questionamentos morais e éticos. Os livros ajudam a incentivar o pensamento crítico, o conhecimento dos próprios sentimentos e até do corpo. Essas crianças se interessam por:

  • Ficção científica e relatos históricos: são assuntos de interesse nessa idade, quando já se sabe identificar e separar a fantasia da realidade.
  • Assuntos mais complexos: as crianças já podem aprender com temas como separação, rejeição e decepção. As experiências dos livros ajudam a enfrentar dificuldades da pré-adolescência.
  • Protagonistas que geram identificação: crianças nessa idade já estão se preparando para entrar na adolescência e buscam referências para se espelhar. Por isso, elas se atraem por histórias com protagonistas da sua idade ou um pouco mais velhos, que passam pelo mesmo momento e começam enfrentar os desafios da puberdade.
  • Suspense e terror: tomando cuidado com conteúdos violentos, livros de terror são muito atrativos para essa idade e histórias com suspense ajudam a criança a não perder o interesse durante a leitura.
Receba dicas e novidades por email:

+ Dicas Extras!

Escolha livros inesquecíveis

Quando se trata de livros infantis, não basta separá-los entre apropriados ou não. Agora que você já conhece o tipo de livro mais indicado para cada idade, é hora de começar a gostosa procura pelo próximo livro que vai fazer parte da infância da criança e, quem sabe, marcar sua vida para sempre. Dê uma olhada nas dicas abaixo para tornar esse presente ainda mais especial:

Conheça o pequeno leitor

Você sabe quais são os temas que estão fascinando a criança atualmente? Ela ama dinossauros? Gosta de super heróis? É fissurada por carros? Adora a Galinha Pintadinha?
Um livro que trate do tema de interesse da criança com certeza será uma leitura mais cativante e um presente especial.

Saiba como ler para a criança

O papel do adulto como mediador da leitura é muito importante para ajudar a despertar o interesse da criança pela história, assim como estimular os aprendizados através dessa experiência. Veja aqui nossas dicas de como ler para crianças de cada idade.

Resgate histórias que te marcaram

Qual livro marcou a sua infância? Qual era o seu personagem preferido quando você tinha a idade da criança?

Os gostos e os personagens preferidos dos pequenos mudam ao longo dos anos. Entretanto, pode ser que o pequeno também se interesse pelas histórias que te encantaram. Personagens como a Turma da Mônica e contos clássicos são sucessos que atravessam gerações.

Aposte em diversidade

Desde a infância, é importante apresentar diferentes tipos de livro para crianças, de diversos gêneros literários. Isso faz com que elas aos poucos definam seus gostos e também aprendam a escolher novos livros para ler. Explore clássicos, lançamentos, histórias em quadrinhos, de poemas, contos de fadas, livros personalizados, histórias reais e tantas outras opções. Vale a pena levar a criança para a livraria e deixá-la experimentar todas elas!  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-CLUBE.png

Um Clube de Leitura para todas as idades!

Existe uma grande diferença entre escolher um livro infantil apropriado e encontrar um livro extraordinário, que gere identificação na criança e estimule sua paixão por ler. Por isso, o Clube Dentro da História tem a proposta de criar experiências únicas de leitura na infância, desde os primeiros meses de vida até os 12 anos de idade. 

A cada mês, o pequeno leitor vira protagonista de uma história junto com os personagens favoritos. Cada Kit inclui um livro infantil, mais atividades e brincadeiras para potencializar a leitura. E a melhor parte é que você recebe indicações de especialistas de acordo com a faixa-etária e temas favoritos da criança, mas ainda assim você pode escolher o livro que quer receber a cada mês.

Clique aqui para conhecer o Clube da Dentro e receber livros infantis escolhidos com todo o carinho para cada fase do seu pequeno!

15 comments
  1. Já fiz o pedido do livro conhecendo a Turma da Mônica. Minha sobrinha só tem 7 dias de vida kkkkk, sou precoce. Gostaria se saber se vocês tem algum livro musical, que ela possa curtir antes do livro que já pedi.
    Abraços e obrigada.

    1. Que demais, Edilmar! Parabéns por incentivar a pequena desde bem cedo, com certeza quando crescer será uma grande leitora!
      Ainda não temos um livro que toca músicas, mas nos livros da coleção da Galinha Pintadinha os pequenos vão cantar junto com os personagens 🙂
      Te enviamos mais detalhes sobre as histórias em resposta ao seu email 😉

  2. Olá, gostei muito dos critérios da classificação de vocês. Eu estudo livros para crianças com deficiência visual.
    Qual é a origem dessa classificação de leitura das crianças, pela faixa etária?
    Isso é empírico ou tem algum autor que classifica desta maneira?
    Poderiam compartilhar comigo? Isso colaboraria na minha pesquisa.
    Muito obrigada

    1. Olá Maria! Muito obrigada pelo seu contato, que bom que gostou do conteúdo 🙂
      Essas recomendações foram elencadas pela nossa equipe responsável pela criação dos livros da Dentro da História, relacionando o hábito da leitura com as fases de desenvolvimento infantil. Sobre esse tema, indicamos as obras de Jean Piaget.
      Você também pode encontrar referências sobre livros (e outros conteúdos) apropriados para cada faixa etária no site Common Sense Media, uma instituição que é referência no mundo todo para recomendações de entretenimento e tecnologia, tanto para famílias como para escolas: https://www.commonsensemedia.org/research
      Esperamos que seja útil!
      Um abraço da nossa equipe

  3. Ótimo texto, muito importante incentivar nossas crianças a ler desde bebês. O meu tem 1 ano e até o momento não presta muita atenção nas histórias, já até torrei uns limites de crédito g na amazon rs. Mas se depender do pai aqui vai ter uma estante só de livros, hq’s e mangás dele 😄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts