A importância da ciência na infância: entrevista com Claudio Mendes

Saiba como a ciência contribui para o desenvolvimento infantil e conheça o novo livro personalizado “Aventuras em Marte”: escrito pelo cientista Claudio Mendes.

No livro infantil personalizado “Aventuras em Marte” a criança é uma astronauta que  precisa viajar até o Planeta Vermelho para consertar o Rover Curiosity antes de uma forte tempestade de areia que se aproxima. Ao lado de sua assistente e copilota Zoe, os pequenos leitores vivem uma aventura repleta de emoção e descobertas pelo espaço.

A história escrita pelo cientista, pesquisador e professor Claudio Mendes mostra para as crianças como a ciência estimula novas descobertas, desperta a curiosidade e o espírito investigativo, incentivando a busca por respostas. Tudo isso com muita diversão e criatividade.

Por que estimular aprendizados científicos é importante?

Apresentar a educação científica para as crianças é muito mais do que ensinar novo conteúdo: é dar a elas a oportunidade de enxergar o mundo que as rodeia de maneira diferente, além de empoderar os pequenos e pequenas mostrando que eles são capazes de compreender e transformar o ambiente em que vivem.

Dessa forma, a ciência incentiva e contribui diretamente para o desenvolvimento infantil, pois estimula habilidades como a curiosidade, investigação e criatividade despertando a empatia e o senso de cidadania nas crianças. O que contribui para que o desenvolvimento das crianças aconteça de forma integral.

Saiba mais sobre a ciência na infância e conheça os detalhes sobre o livro “Aventuras em Marte” na entrevista com o autor Claudio Mendes.

Dentro da História: Além de ser um cientista apaixonado pelo espaço, você também é escritor e doutor em química. Como o interesse pela ciência se transformou em histórias? Compartilhe sua trajetória.

Claudio: Desde o final do meu doutorado em Química, tenho me dedicado à criação de materiais e aparatos que mantenham e despertem o interesse de crianças e jovens pela ciência. Claro que, uma das maneiras de alcançar este objetivo é por meio de histórias, seja de cientistas, das suas descobertas ou dos seus objetos de estudos, como o planeta Marte.

DDH: Quais livros e personagens marcaram sua infância?

Claudio: Quando criança, eu lia muitos gibis, desde Turma da Mônica até Super-Homem e Batman, mas um que eu era fã era o do Tio Patinhas. Não por causa do senhor rico e avarento, mas por causa das aventuras dos seus sobrinhos e, principalmente, devido a um tal de professor Pardal, o qual era um inventor que buscava solucionar por meio da ciência e suas invenções os mais diferentes problemas na busca por fazer o bem. Hoje me vejo um pouco assim, um solucionador de problemas.

DDH: Para você, qual a importância de despertar nas crianças o interesse pela ciência?

Claudio: As crianças já têm uma curiosidade nata pela natureza e por tudo mais ao seu redor, mas vai deixando isso de lado, seja por não serem incentivadas ou por não terem acesso a materiais interessantes sobre ciência. Acredito que cultivar essa curiosidade é fundamental para a formação dessas crianças, seja para se tornarem cientistas ou em outras profissões. Uma vez sendo cidadãos curiosos, podem ser mais criativos e sempre ávidos por resolver problemas, sejam eles pessoais, profissionais ou mesmo problemas globais, como aquecimento global e escassez de alimentos, por exemplo.

DDH: Em seu livro personalizado “Aventuras em Marte” a criança embarca em uma divertida aventura pelo Planeta Vermelho. Quando criança, você também sonhava em conhecer o espaço?

Claudio: Por incrível que pareça não, só conheci sobre as missões para exploração de Marte aos 20 e poucos anos, quando li uma reportagem sobre o pouso em Marte dos Rovers “Spirit e Opportunity” em 2004.

DDH: Em sua opinião, quais os principais aprendizados da história “Aventuras em Marte”?

Claudio: Que não existe limite para os nossos sonhos, hoje estamos lendo sobre a aventura de explorar outro planeta e no futuro podemos fazer parte de uma dessas missões. 

DDH: Esse é o primeiro livro personalizado que você escreveu. Como foi a experiência de escrever uma história infantil em que a criança é a protagonista?

Claudio: Foi incrível! Durante a criação da história, eu ficava imaginando o que as crianças iriam achar, se ficariam curiosas e, claro, como fariam para buscar mais conhecimentos sobre os temas e partes da história que possam chamar sua atenção!

DDH: Quais dicas você daria para as famílias que desejam estimular o contato das crianças com a ciência?

Claudio: Atualmente, existem muitas fontes de informações sobre astrobiologia e seus temas, mas infelizmente, muitos desses materiais estão em outras línguas. Esse problema tem diminuído nos últimos anos por meio de ações de Universidades, Museus, observatórios, grupos de divulgação científica, editoras e empresas, como o LUCA, que buscam desenvolver e produzir materiais e atividades sobre ciência. Logo, uma dica é fazer uma boa pesquisa nos sites dessas instituições para descobrir as melhores oportunidades, seja por meio de livros, vídeos, exposições, oficinas científicas de férias, entre outras atividades. Ouvi dizer que já é possível até mesmo pilotar um Rover e explorar Marte sem sair de casa!

Conhecendo o Planeta Vermelho através da leitura

Livro infantil personalizado Aventuras em Marte

Os livros infantis são janelas mágicas para conhecer e explorar novos universos. Com a ciência não é diferente: fazer descobertas científicas, conhecer outros planetas e viver grandes aventuras é muito mais divertido nas páginas dos livros. Para colocar seu pequeno ou pequena dentro da história Aventuras em Marte garantindo um desconto especial, basta clicar aqui e começar a personalização.

O livro Aventuras em Marte também pode ser adicionado à trilha de livros dos assinantes do Clube Dentro da História. Com a assinatura, todos os meses é enviado um Kit de Leitura incrível com diversas atividades e brincadeiras que estimulam o aprendizado. Clique aqui para conhecer os planos do Clube e aproveite para garantir 10% de desconto utilizando o cupom BLOGDDH no final da assinatura.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts