LUCA: Conheça o projeto que incentiva o interesse pela ciência

Desenvolvido pelo cientista e professor Claudio Mendes, o projeto LUCA estimula o contato das crianças com a ciência por meio da experimentação.
Projeto LUCA estimula contato com a ciência

O projeto LUCA nasceu em 2018 com o propósito de utilizar a ciência como prática educativa, apresentando para as crianças como os aprendizados científicos se aplicam a diferentes áreas do conhecimento e situações do cotidiano. 

A iniciativa, que é apoiada pela Universidade de São Paulo, surgiu depois que Claudio e outros cientistas da instituição apresentaram os princípios da Astrobiologia em uma escola da educação básica. “Pronto: ali a ideia foi plantada e desde então levamos os diferentes temas da Astrobiologia, que é a área da ciência que estuda desde a origem até o futuro da vida no Universo, para diversas crianças e jovens”, conta o professor Claudio Mendes.

Por meio da experimentação as crianças descobrem de forma muito divertida como as transformações científicas acontecem. Essas experiências despertam aprendizados e criam memórias inesquecíveis. Afinal, qual adulto não se lembra com carinho das emoções e descobertas durante a prática de experimentos como o relógio de sol e o feijão no algodão?

A importância da ciência para o desenvolvimento infantil

Para a pedagoga Claudia Onofre, “o ensino de Ciências Naturais na escola é de fundamental importância, em especial por estar presente no cotidiano das crianças. A escola tem o papel de provocar o aluno a fazer parte de um processo de descobertas e conscientização de seu papel no mundo que está inserido, especialmente no ambiente que o cerca.

O aprendizado científico e seu impacto na sociedade, vai além dos muros escolares, pois prepara a criança a compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico. Dessa forma, a ciência se torna um agente transformador apresentando um novo olhar para o mundo, enquanto estimula o pensamento no bem comum e a reflexão em relação às escolhas para intervenções mais conscientes”, explica. 

A ciência também está presente em diversos pontos da BNCC reforçando a importância de que todas as instituições, públicas ou privadas, priorizem o ensino científico em seus planos de aula. “A Base Nacional Comum Curricular apresenta como a ciência já faz parte do cotidiano da criança antes de iniciar a vida escolar e por isso, é uma área que tem um papel transformador gigantesco”, finaliza a consultora pedagógica da Dentro da História.

Saiba mais sobre as iniciativas do projeto LUCA

A pedagoga e especialista em educação Claudia Onofre conheceu o projeto Luca de pertinho e afirma: “durante a visita é impossível os olhos não brilharem e o coração disparar, fui teletransportada para um mundo que não vivi em minha infância! Observar a ciência florescer pelas minhas mãos, podendo ir além do que estamos vendo é fascinante. Saí com as esperanças renovadas, pensando no quanto cada criança que tem a oportunidade de experimentar essa vivência será transformada e será capaz de mudar o meio em que está inserida”, conta.

Confira a seguir mais detalhes sobre as iniciativas do projeto que utiliza a ciência para educar.

Astrobio no Lab

Os temas da astrobiologia como origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo são estudados de forma didática e divertida nessa iniciativa. 

Para os estudantes do Ensino Fundamental, os aprendizados científicos acontecem através de experimentos na disciplina de ciências, enquanto os alunos do ensino médio experimentam as vivências científicas nas aulas de química, física e biologia.

Oficina de Férias

Seja nas férias do começo ou do fim do ano, as crianças do Ensino Fundamental II se divertem com as oficinas de experimentação sobre astrobiologia .

Por meio de experiências, palestras e diversos conteúdos apresentados por pesquisadores, os pequenos e pequenas descobrem como os cientistas estudam e investigam esse tema.

Rovers & Beyond

Simulação do Rover no projeto LUCA

Nessa iniciativa presente no projeto LUCA, as crianças se sentem como verdadeiras astronautas ao participarem de treinamentos e simulações virtuais em Rovers.

Dessa forma, aprender sobre as curiosidades do sistema solar e explorar novos planetas, como Marte, se torna ainda mais divertido.

Descobrindo a ciência através da leitura

Além de fundador do projeto LUCA, o cientista Claudio Mendes acredita que cultivar a curiosidade científica é fundamental para a formação das crianças, seja para se tornarem cientistas ou atuarem em outras profissões. O professor também é o autor do livro infantil personalizado “Aventuras em Marte”, que desperta o interesse pela ciência por meio da leitura. 

Livro infantil personalizado Aventuras em Marte

Na história, as crianças embarcam em uma aventura pelo espaço para consertarem um rover no Planeta Vermelho. Enquanto solucionam esse grande desafio, os pequenos leitores também aprendem mais sobre ciência de forma lúdica e divertida. 

Em entrevista exclusiva, o autor conta que durante a criação da história, ficava imaginando o que as crianças iriam achar e como fariam para buscar mais conhecimentos sobre os temas que se identificassem. Para transformar as crianças em protagonistas dessa grande aventura, basta clicar aqui para começar a personalização. O cupom BLOGDDH10 garante um desconto super especial para nossos leitores.


O livro Aventuras em Marte também está disponível no Clube Dentro da História. Com a assinatura, o livro é enviado com um incrível Kit de Leitura personalizado e recheado de atividades divertidas para incentivar ainda mais o interesse dos pequenos pela ciência. Clique aqui para conhecer os planos do Clube e aproveitar 10% de desconto com o cupom BLOGDDH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts