10 garotas rebeldes na arte para inspirar a criatividade das crianças

Para incentivar ainda mais os pequenos e pequenas a soltarem a criatividade na infância, conheça a histórias das garotas rebeldes na arte
Ilustração mostrando garotas rebeldes na ate
Ouça o post

Você sabia que durante a infância as crianças apresentam um alto potencial criativo, mas que essa habilidade vai diminuindo conforme os pequenos crescem? Uma pesquisa realizada pela NASA acompanhou 1.600 crianças por mais de 10 anos e comprovou: com o passar dos anos, os pequenos e pequenas utilizam cada vez menos sua criatividade. Por essa razão, conhecer a trajetória das garotas rebeldes na arte e apresentá-las às crianças é tão importante.

O estudo conduzido pelo cientista George Land apontou que entre os 4 e 5 anos de idade, 98% das crianças que participaram da pesquisa utilizaram a criatividade para solucionar problemas. O estudo foi repetido com as mesmas crianças quando elas estavam com 10, 15 e 30 anos. 

Na segunda etapa da pesquisa, quando os pequenos tinham 10 anos de idade, 30% deles utilizaram seu potencial criativo na solução dos desafios apresentados. Aos 15 anos esse percentual caiu para 12% e aos 30 anos de idade, apenas 2% dos participantes fizeram uso da criatividade.

Por que conhecer e apresentar as garotas rebeldes na arte para as crianças é importante?

Além da pesquisa feita pela NASA, o estudo “Buenos Días Creatividad”, feito na Espanha, mostrou o quanto estimular as crianças a desenvolver sua criatividade através da educação artística traz diversos benefícios, entre eles o de aumentar em 17% as chances das crianças entrarem no ensino superior no futuro.

Por essa razão, conhecer a trajetória das garotas rebeldes que mudaram o mundo artístico é tão importante. Afinal, a participação das mulheres na arte é extremamente significativa, embora não seja tão conhecida.


Assim como as garotas rebeldes da ciência e as mulheres que transformaram os esportes, o espaço das garotas rebeldes na arte foi conquistado com muita persistência, talento e ousadia. Dessa forma, além de contribuir para a expansão do repertório dos pequenos, as famílias que apresentam para as crianças as mulheres que mudaram o mundo da arte, contribuem para que a história dessas corajosas garotas chegue mais longe e inspire ainda mais pequenos e pequenas a alcançarem seus sonhos por meio da criatividade.

Conheça as garotas rebeldes que mudaram o mundo da arte

Artemisia Gentileschi

Pintora Artemisia

Artemisia Gentileschi é considerada uma das maiores artistas de sua época. Nascida na Itália no ano de 1593, essa garota rebelde na arte aprendeu a pintar com o pai quando ainda era pequena. 

Com apenas dezessete anos, Artemisia já havia pintado diversas obras-primas, mas seu talento ainda era subestimado, pois ninguém acreditava que as pinturas que fazia realmente pertenciam a ela. Isso aconteceu porque naquela época os artistas renomados eram todos homens.

Ainda que não acreditassem em seu talento, Artemisia nunca deixou que isso a impedisse de usar sua criatividade e talento para pintar. Sua persistência a levou a se tornar a primeira mulher a estudar na Academia de Belas Artes de Florença, além de ser reconhecida como uma das maiores pintoras de sua época.

Aretha Franklin

Conhecida no mundo todo como a “Rainha do Soul”, um ritmo musical muito popular nos Estados Unidos, Aretha Franklin é considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos.

Sua trajetória musical começou quando Aretha tinha apenas 14 anos de idade. Ao longo de seus 60 anos de carreira, ela recebeu diversos prêmios e se tornou a primeira mulher a ser incluída no Hall da Fama do Rock and Roll.

Além de seu amor pela música, Aretha Franklin também lutou pelos direitos das mulheres e das pessoas pretas.

Cora Coralina

Poetisa Cora Coralina

A poetisa brasileira Cora Coralina é uma garota rebelde inspiradora, conhecida como uma das escritoras mais importantes do país. Para alcançar esse título, ela foi muito forte e paciente.

Nascida em Goiás, Cora começou a escrever quando tinha apenas 14 anos de idade e em seus poemas ela sempre falava sobre sua cidade e sua infância. Mesmo sendo muito talentosa, o primeiro livro de poesias de Cora foi lançado somente quando ela tinha 75 anos.

Antes disso, Cora se casou e precisou trabalhar fazendo bolos e doces para sustentar os filhos. A paixão pela escrita não deixou que ela desistisse do sonho de compartilhar seus poemas com o mundo. Cora sempre dizia que “estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”.

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora Nigeriana que se tornou mundialmente conhecida pelas histórias que publicou falando de seu país e de sua cultura.

Considerada atualmente como uma das grandes escritoras da literatura africana, Chimamanda decidiu começar a escrever, pois vivia triste por não encontrar personagens parecidos com ela nos livros que lia.

Além disso, ela também é uma das vozes mais potentes na luta pelos direitos das mulheres  e acredita que um mundo melhor só será construído quando a igualdade entre homens e mulheres for alcançada.

Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que encontrou na arte um caminho para expressar sua criatividade e comunicar seus sentimentos.

Seu contato com a pintura começou aos 18 anos de idade, quando sofreu um grave acidente de ônibus e precisou ficar acamada para que pudesse se recuperar. Além do acidente, Frida também teve uma doença chamada poliomielite quando era criança.

Embora sentisse muitas dores por conta da doença e do acidente que sofreu, precisando até usar cadeira de rodas para se locomover, Frida nunca deixou que isso a impedisse de pintar seus quadros. Ela sempre dizia “para que pés, se tenho asas para voar?”

Lina Bo Bardi

Garota rebelde na Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi está entre as garotas rebeldes na arte, pois ela transformou o mundo com suas criações arquitetônicas.

A arquiteta, que nasceu na Itália e estudou Arquitetura em uma época que as mulheres eram minoria nesse curso, se mudou para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Foi aqui que ela projetou grandes construções e se tornou mundialmente conhecida.

Lina acreditava que era importante que as pessoas participassem de suas construções. Entre seus projetos mais famosos estão o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Casa de Vidro.

Marina Abramovic

Nascida na Sérvia, Marina Abramovic é uma artista performática mundialmente conhecida por sempre experimentar coisas novas em sua arte.

Para ela, “ter coragem para enfrentar o desconhecido é o mais importante”, por isso desde que iniciou sua carreira em 1970, Marina se dedica a explorar com muita criatividade todos os limites entre o artista e público que o assiste.

Em 2010, a artista fez uma exposição sobre sua jornada artística que ocupou todos os andares do Museu de Arte Moderna de Nova York, recebendo a visita de milhares de pessoas.

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira que revolucionou o movimento artístico no país.

Ao lado de seu marido Oswald de Andrade, Tarsila trouxe o movimento modernista para o Brasil com a Semana de Arte Moderna de 1922, que revelou outros grandes artistas como Anita Malfatti, Zina Aita e a pianista Guiomar Novaes.

Entre as obras mais conhecidas dessa garota rebelde estão os quadros “Abaporu”, “A Negra”, “Operários” e “O Mamoeiro”.

Tomie Ohtake

A artista plástica Tomie Ohtake, que nasceu no japão e foi naturalizada no Brasil, se tornou conhecida no mundo todo por suas esculturas e gravuras.

Em suas obras, Tomie utilizava diversos elementos do movimento artístico abstracionista, que a levaram a receber diversos prêmios nacionais, como o Prêmio Panorama da Pintura Brasileira e a Ordem do Mérito Cultural.

Em novembro de 2001 foi inaugurado o Instituto Tomie Ohtake: um espaço desenvolvido especialmente para receber exposições de artes plásticas, arquitetura e design.

Viola Davis

Atriz Viola Davis

A atriz americana Viola Davis é uma das garotas rebeldes na arte que tem mudado o mundo com o seu talento.

Nos cinemas, ela participou de diversos filmes e séries como o longa-metragem “Histórias Cruzadas” e “A Primeira Dama”, em que deu vida à ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Por suas atuações, Viola já recebeu muitos prêmios como o Oscar e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, em 2012 e 2017, a atriz foi considerada como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista Time.

Explorando a criatividade com as garotas rebeldes na arte

Para continuar estimulando o contato das crianças com as mulheres que mudaram o mundo da arte com seu talento e inspirar os pequenos a explorar a própria criatividade, o livro personalizado “Garotas Rebeldes na Arte” levará os pequenos leitores para viver uma aventura repleta de empoderamento e novos aprendizados.

coleção de livros personalizados Garotas Rebeldes na Arte

O livro, disponível na loja de presentes e no Clube Dentro da História, faz parte da Coleção Garotas Rebeldes, que apresenta para as crianças as histórias inspiradoras de mulheres que transformaram a Ciência, o Esporte e a Arte com sua coragem, talento e confiança.

Para colocar seu pequeno ou pequena dentro de todas as histórias da coleção, basta clicar aqui para começar a personalização e aproveitar um desconto de 20% na coleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts