9 Livros infantis sobre sentimentos para ler com as crianças

Nesse post da série “Livros Infantis para a nova geração”, conheça histórias sobre sentimentos para ler em família e ajudar as crianças a lidar com as emoções.
Menino branco sorrindo ao lado do livro Conhecendo o Monstrinho da Felicidade
Ouça o post

Qual família não deseja formar filhos felizes e bem sucedidos? Certamente esse é o sonho de todos os pais e responsáveis, ainda que muitos encontrem desafios no caminho de ensinar o caminho da felicidade e realização pessoal aos filhos.

Um estudo publicado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que ensinar habilidades socioemocionais na infância proporciona vantagens na vida adulta. Isso acontece pois, o contexto no qual as crianças da Geração Alpha estão se desenvolvendo possui novos desafios, como o contato com diversos estímulos e a tecnologia desde os primeiros anos de vida. Segundo os especialistas, esses desafios poderão ser vencidos a partir do desenvolvimento conjunto da inteligência socioemocional e das competências acadêmicas, tanto na escola quanto em casa.

Nesse post da série “Livros Infantis para a nova geração”, selecionamos livros sobre sentimentos para ler com as crianças. Durante a leitura, os pequenos e pequenas conhecerão diferentes emoções de forma lúdica e divertida, além de aprender como lidar com elas no cotidiano. Os livros personalizados com o nome e o personagem da criança estimulam o protagonismo e colaboram para o desenvolvimento infantil.

Dicas de livros infantis sobre sentimentos

Veja abaixo os livros infantis sobre sentimentos para ler com os pequenos e aprender em família!

Beto e Biscoito: Uma saudade maior que o mundo

Livro personalizado Beto e Biscoito: Uma saudade maior que o mundo

Quando as férias escolares chegam, o convívio com os amigos diminui e a criança sente falta dos momentos compartilhados no ambiente escolar. Ao lado dos personagens Beto Biscoito, ela fará uma divertida viagem pelo espaço no livro personalizado Uma saudade maior que o mundo. Entre uma galáxia e outra, ela refletirá sobre a importância da amizade. 

Além disso, a história também mostra de forma lúdica e divertida como lidar com o sentimento da saudade, apresentando atividades que ela pode fazer sozinha até que as aulas retornem.

Conhecendo o Monstrinho da Ansiedade

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Ansiedade

Com uma agenda cada vez mais cheia de atividades e estímulos diversos, as crianças podem apresentar episódios de agitação e preocupação com o futuro. No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Ansiedade, os pequenos e pequenas aprendem mais sobre esse sentimento.

Enquanto aprendem a identificar a ansiedade, as crianças também descobrem como podem se comportar quando ela surgir.

Veja também: Como combater a ansiedade nas crianças?

Conhecendo o Monstrinho do Ciúmes

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho do Ciúmes

No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho do Ciúmes, a criança descobrirá que ao compartilhar afeto, brinquedos e atenção, a alegria se multiplica e todos saem ganhando e se divertindo ainda mais.

Além disso, a história também mostra como a criança pode agir nas situações em que sentir ciúmes. 

Conhecendo o Monstrinho da Felicidade

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Felicidade

O que traz felicidade? No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Felicidade, a criança aprenderá a identificar o que a deixa feliz: desde um abraço apertado até uma brincadeira divertida.

Ao descobrir o que a deixa feliz, a criança também aprenderá a cultivar os momentos que proporcionam felicidade para ela e as outras pessoas.

Conhecendo o Monstrinho da Frustração

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Frustração

As crianças da nova geração conhecem o mundo pelas lentes da tecnologia e da rapidez proporcionada por ela. Por isso, quando algo não sai como esperado ou demora mais do que deveria, as crianças se sentem facilmente frustradas.

No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Frustração, os pequenos e pequenas vão descobrir como lidar com esse sentimento que aparecerá muitas vezes ao longo da vida.

Conhecendo o Monstrinho do Medo

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho do Medo

O medo é um sentimento que marca o desenvolvimento infantil e surge nos momentos em que a criança pensa que não vai conseguir realizar determinada tarefa. No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho do Medo, ela descobrirá sua força para enfrentar novos desafios.

Enquanto aprende sobre esse sentimento, a história também mostra para a criança sua coragem para vencer as situações em que o medo aparecer.

Conhecendo o Monstrinho da Raiva

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Raiva

No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Raiva, a criança aprenderá que gritar e fazer birra não são as melhores maneiras de agir nos momentos em que a raiva mostra que as coisas não estão como gostaríamos.

A história também ensina, de forma lúdica e divertida, a identificar as situações do cotidiano em que esse sentimento pode aparecer.

Conhecendo o Monstrinho da Tristeza

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Tristeza

Entre os livros infantis sobre sentimentos, a história personalizada Conhecendo o Monstrinho da Tristeza ensina importantes lições para a criança. Embora se sentir cabisbaixo e ter vontade de chorar faça parte da vida em todas as idades, os pequenos e pequenas aprendem a lidar com esse sentimento e a identificá-lo.

Além disso, a história também mostra para a criança como é importante falar com alguém nos momentos de tristeza em vez de ficar sozinha.

Conhecendo o Monstrinho da Vergonha

Livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Vergonha

No livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Vergonha, a criança descobre que esse sentimento aparece quando ela se sente insegura diante de uma nova situação, como por exemplo falar em público.

A história apresenta ainda formas de agir diante desse sentimento, para que a criança não fique paralisada todas as vezes que escolher tentar algo novo.

Highlights: ABC da Gentileza

Livro personalizado ABC da Gentileza da Dentro da História e editora Highlights

No livro personalizado ABC da Gentileza, as crianças vão aprender com cada uma das letras do alfabeto diferentes formas de serem gentis para transformar o mundo em um lugar melhor!

Recomendado para os pequenos de 0 a 2 anos de idade, a história é um convite para estimular os aprendizados sobre os sentimentos desde cedo, mostrando para as crianças como cultivar a gentileza.

Highlights: A Gentileza Conta Toda Vez

Livro personalizado 123: A Gentileza conta Toda Vez da Dentro da História e Highlights

Indicado para os pequenos de até 2 anos de idade, o livro personalizado 123: A Gentileza Conta Toda Vez, mostra para as crianças que estão aprendendo a contar, o poder da gentileza e como ela pode transformar todos os lugares!

Com muita diversão, a história que é fruto da parceria da editora Highlights com a Dentro da História, convida os pais, mães e cuidadores a iniciarem o diálogo sobre os sentimentos de forma lúdica e simples por meio da gentileza.

Highlights: Quando Estamos Juntos

Livro personalizado Quando estamos Juntos da Dentro da História e editora Highlights

Na história personalizada Quando Estamos Juntos, os pequenos leitores vão descobrir que fazer do mundo um lugar melhor para viver é muito mais divertido quando estamos juntos com nossa família e amigos!

De forma lúdica e divertida, a história apresenta às crianças de até dois anos de idade, a importância da coletividade e de cuidar uns dos outros fazendo o bem. O que estimula os pequenos a cultivarem desde os primeiros anos de vida os sentimentos de gentileza e gratidão.

Quer receber livros infantis sobre os sentimentos todos os meses?

Menina negra sorrindo ao lado do livro personalizado Conhecendo o Monstrinho da Ansiedade

Além de estimular a leitura, os livros personalizados sobre os sentimentos ajudam as crianças no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, pois apresentam diferentes emoções de forma leve e gerando identificação com o dia a dia dos pequenos. 

Você pode receber essas e muitas outras histórias todos os meses com o Clube Dentro da História. Além do livro personalizado, o Kit de Leitura também contém brincadeiras, atividades, adesivos, guias de leitura e muito mais. Tudo para garantir que o aprendizado vá além da leitura. 

Para assinar o Clube da Dentro com 10% de desconto, clique aqui e use o cupom BLOGDDH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts