Dia das Crianças: conheça a origem desta data especial

Dia das Crianças
Ouça o post

Quando pensamos no Dia das Crianças, logo vem à mente a alegria dos pequenos, os presentes inesquecíveis e os sorrisos contagiantes. Mas você já se perguntou como essa data tão especial surgiu?

Prepare-se para uma viagem no tempo, onde vamos desvendar os segredos e emoções por trás do Dia das Crianças.

A origem do Dia das Crianças

Em 1924, o Brasil oficializou o Dia das Crianças através do Decreto Federal nº 4.867, assinado pelo presidente Artur da Silva Bernardes. Essa decisão veio após o III Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro em 1923. 
O evento marcou o início de uma série de leis voltadas para a proteção e o bem-estar das crianças, trazendo à tona a importância de celebrar a infância.
Apesar de sua criação no Brasil nas décadas de 1920, o Dia das Crianças só começou a ganhar destaque comercial após os anos 1950. A data tornou-se um marco para o comércio brasileiro, especialmente no setor de brinquedos.
O aspecto comercial cresceu com campanhas inovadoras da Estrela e da Johnson & Johnson, como a Semana do Bebê Robusto e o concurso de beleza infantil “Bebê Johnson”, impulsionando a popularidade da celebração.
Além disso, o Dia das Crianças é feriado nacional desde 1980 por ser comemorado no recesso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 

Os direitos infantis marcados pelo Dia Mundial Das Crianças

Enquanto o Brasil avançava em sua celebração do Dia das Crianças, o mundo reconhecia os direitos das crianças em escala global. Em 20 de novembro de 1959, a Declaração Universal dos Direitos das Crianças foi aprovada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Anos depois, a Convenção sobre os Direitos da Criança foi aprovada em 20 de novembro de 1989, marcando um momento importante na história dos direitos infantis em todo o mundo.
Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o dia 20 de novembro é considerado como o World Children’s Day, o Dia Mundial das Crianças.

A celebração do Dia das Crianças ao redor do mundo

O Dia das Crianças é uma ocasião especial em muitos países, mas as datas e tradições variam de acordo com a cultura e a história de cada nação. Vamos dar uma volta ao mundo para descobrir como essa celebração acontece em diferentes partes do globo.

20 de novembro
Diversos países celebram os pequenos na data conhecida como o Dia Mundial Das Crianças, como:

  • Canadá;
  • França;
  • Egito;
  • Finlândia; 
  • Trinidade;
  • Tobago;
  • Dentre outros. 

1 de junho
Essa data ganhou destaque após a “Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança” em 1925, realizada em Genebra, na Suíça.

  • Portugal;
  • Angola;
  • Moçambique;
  • Cabo Verde;
  • China.
  • Rússia;
  • Romênia;
  • Dentre outros. 

Essa data também reúne algumas curiosidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia das Crianças é comemorado no 1.º domingo de junho, embora essa data possa variar de estado para estado. 

No Japão, a comemoração é dividida em duas datas: 5 de maio, conhecido como Dia dos Meninos, e 3 de março, conhecido como Dia das Meninas. Essa separação permite honrar meninos e meninas de maneira distinta, com tradições únicas e significativas.

Dicas de presentes para o Dia das Crianças

No Dia das Crianças, a busca pelo presente perfeito é uma tradição carregada de amor e afeto. É o momento em que os familiares se dedicam a escolher algo que não apenas traga alegria, mas que também estimule o desenvolvimento e a diversão das crianças.

Mas, diante de tantas opções existentes, a tarefa de escolher o presente ideal para as crianças pode se tornar um verdadeiro desafio. Afinal, como proporcionar uma experiência única e inesquecível aos pequenos?A resposta pode estar nas páginas de um livro personalizado, onde a criança embarca em uma aventura divertida e educativa ao lado dos seus personagens favoritos. A seguir, você vai encontrar dicas de presentes que ficarão eternizados na memória do seu pequeno. Confira!

Presentes para os fãs de Turma da Mônica

O Sumiço do Sansão


Ao perder o Sansão, seu amado coelho de pelúcia, Mônica decide convidar seu pequeno e toda a turminha do Limoeiro para bolar um plano para encontrá-lo. Será que eles conseguirão desvendar esse mistério?

Clique aqui para personalizar a história.

Aventura no Limoeiro para Colorir


Nesta divertida aventura, a criança e a Turma da Mônica soltam a imaginação pintando o bairro do Limoeiro com suas cores favoritas e exploram temas como identidade, pluralidade, criatividade e convívio social.

Clique aqui para personalizar a história.

Visita na Roça


A turminha mais divertida do Bairro do Limoeiro vai passar um dia cheio de aventuras e aprendizados na fazenda do Chico Bento. Seu pequeno está convidado para esse passeio e ainda pode levar o seu animal de estimação!

Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de Mundo Bita

Os Animais da Fazendinha

Chegou a hora das crianças conhecerem todos os animais da fazendinha ao lado de Bita e seus amigos, em um livro infantil que garante diversão para toda a família. 

Clique aqui para personalizar a história.

Pintando os Animais com o Mundo Bita

Enquanto se diverte pintando os animais com o Mundo Bita, a criança expressa seu lado criativo, dando asas à imaginação. A viagem pela natureza traz novas descobertas sobre os animais e os lugares em que eles vivem.

Clique aqui para personalizar a história.

O Dia

Neste livro personalizado, a criança aprenderá a importância da rotina na companhia de Bita e seus amigos. Ir para a escola, almoçar, escovar os dentes e até tomar banho: tudo vai ficar ainda mais legal com essa história exclusiva!
Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de Disney

Uma Visita à Monstros S.A.

Seja na hora de dormir ou no primeiro dia de aula, o medo do desconhecido pode aparecer de diferentes formas. E, nesta aventura pela Monstros S.A. ao lado de Sulley e Mike, seu pequeno aprenderá que, com coragem e amizades leais, é possível vencer todos os desafios!

Clique aqui para personalizar a história.

Amigo Estou Aqui

Quando os Aliens são raptados por Zurg nesta história de Toy Story, as crianças se unem a Woody, Buzz, Rex e outros amigos para salvar o trio de alienígenas. Com muita diversão, essa emocionante história ensina aos pequenos que os amigos e a família estão conosco ao infinito e além!

Clique aqui para personalizar a história.

Clima de Diversão

Nas terras de Arendelle, um dia de sol é motivo para muita diversão! Neste livro, a criança aprenderá com os personagens de Frozen que, não importa que clima faça, estar junto com os amigos é sempre o mais importante.

Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de Patrulha Canina

Uma Corrida Radical

Chase e seus amigos disputarão uma corrida e seu pequeno é o convidado especial desse grande evento. Com alguns imprevistos no caminho, ele precisará demonstrar toda sua inteligência e amizade para se tornar o herói do dia!

Clique aqui para personalizar a história.

Prontos para Colorir

Ao conhecer os filhotes mais corajosos da Baía, a criança solta sua criatividade para colorir as páginas dessa aventura enquanto descobre as cores preferidas de Chase, Marshall, Skye, Rubble, Rocky e Zuma.

Clique aqui para personalizar a história.

Resgate Animal

Nesta história, o pequeno se junta à Baía da Aventura em uma missão ao lado dos filhotes mais famosos do mundo. Uma experiência única onde ele é o protagonista, aprendendo sobre trabalho em equipe e resolução de problemas de forma divertida e personalizada.

Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de Galinha Pintadinha

Cantando com o Pintinho Amarelinho

Essa história, inspirada na música do Pintinho Amarelinho, convida as crianças a embarcar em uma aventura musical para se divertir, aprender e cantar junto com a Popó! 

Clique aqui para personalizar a história.

Hora dos Sentidos

As crianças descobrem o mundo por meio dos cinco sentidos. E, nesta história exclusiva, a Galinha Pintadinha vai acompanhar seu pequeno em uma divertida aventura que estimula o tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar!

Clique aqui para personalizar a história.

Cantando com o Galo Carijó

Inspirado na famosa canção da Popó, este livro convida o pequeno a passar um dia na casa da Galinha Pintadinha, se divertindo com o Galo Carijó, brincando com o Pintinho Amarelinho e soltando a voz para cantar com esses amigos tão especiais!

Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de O Show da Luna

Faz de Conta no Espaço

Neste livro com brincadeiras e atividades, a criança descobrirá qual o maior planeta do sistema solar, quantas estrelas têm no céu e muitas outras curiosidades sobre o espaço ao lado de Luna, Cláudio e Júpiter.

Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de Peppa Pig

Parquede Diversões



Quando o Pedro Pônei fica com medo de ir aos brinquedos do parque de diversões, a criança aprenderá uma valiosa lição sobre empatia e a importância de ajudar os amigos quando eles precisam.

Clique aqui para personalizar a história.

Brincando Juntos

Peppa está animada para brincar de malabarismo, mas seu pequeno só quer saber de mágica! E agora? Nessa história, eles vão aprender juntos a encontrar o meio termo e o resultado será ainda melhor do que o esperado.

Clique aqui para personalizar a história.

Primeiro Dia de Aula

A volta às aulas pode ser motivo de insegurança para algumas crianças e, através desta história lúdica, os pequenos irão entender como é divertido conhecer novos amigos com a ajuda da Peppa Pig.

Clique aqui para personalizar a história.

Presentes para os fãs de 3 Palavrinhas

Colorindo Histórias da Bíblia

Fé, compaixão, obediência, coragem e persistência são apenas alguns dos valiosos aprendizados que a criança aprenderá nesta aventura por histórias bíblicas. A cada página, a criatividade do pequeno ganhará asas para colorir as lições que o acompanharão pelo resto da vida!

Clique aqui para personalizar a história.


A Arca de Noé

Após resgatar um cachorrinho de uma forte tempestade, o pequeno leitor encontra a turma do 3 Palavrinhas. Juntos, eles conhecem a incrível história da Arca de Noé, aprendem que Deus também é generoso com os animais e descobrem ainda que, depois da tempestade, sempre surge o arco-íris!

Clique aqui para personalizar a história.


Após conhecer a origem do Dia das Crianças e descobrir quais são os presentes ideais para os pequenos, com certeza esta data se tornará ainda mais especial e significativa, celebrando a alegria e as descobertas da infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts