Os benefícios de cada fruta para os bebês

Os benefícios de cada fruta para os bebês
Ouça o post

Conheça os benefícios de cada fruta para o desenvolvimento saudável do bebê durante a introdução alimentar. 

Depois de meses se alimentando apenas de leite, chega a hora da criança conhecer as primeiras frutas! Tanto para o bebê como para a família, é um momento de muitas descobertas e adaptações na alimentação.

Para ajudar nessa fase, o livro personalizado da Galinha Pintadinha – Hora do Lanchinho apresenta as frutas de uma forma lúdica, mostrando para as crianças desde cedo os seus benefícios e sua importância para uma vida saudável.

A seguir, você pode saber mais sobre os benefícios de cada fruta para o desenvolvimento do seu pequeno: 

Maçã

Essa costuma ser a primeira fruta que os bebês comem na introdução alimentar, seja e forma de purê ou papinha. A maçã é uma fonte de nutrientes muito completa: fornece fibras, potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro, vitaminas e carboidratos.

Outros benefícios da maçã para os bebês são sua refrescância e composição com 85% de água, que a torna muito hidratante. Além disso, é uma fruta fácil de digerir sem a casca.

Banana

A banana é uma fruta com sabor e textura que costumam ser bem aceitos pelas crianças. É rica em vitamina A, C, E e do complexo B, além de potássio e ácido fólico. Com altas doses de fibras, a banana ajuda a combater a prisão de ventre, por estimular o movimento do intestino naturalmente.

Mamão

Além de colaborar com o funcionamento do intestino assim como a banana, aliviando a prisão de ventre, ainda é rico em vitamina A, fundamental para o desenvolvimento da visão e crescimento saudável do bebê. As crianças costumam gostar da vitamina de mamão: é só bater 1/2 mamão papaia pequeno, junto com uma maçã e 100ml de suco de laranja.

Melancia

Rica em água e bem docinha, a melancia conquista o paladar dos bebês que estão iniciando a introdução alimentar. Alguns costumam chupar a fruta (é só tirar os caroços antes!), absorvendo todo o suco. Seus benefícios são ajudar na hidratação e, por ser rica em potássio e magnésio, é um excelente diurético natural, ajudando no funcionamento dos rins.

Pera

A pera é também uma das frutas mais importantes na introdução alimentar, muito comum nas papinhas. Para os bebês que sofrem com intestino vagaroso e sentem cólicas, a pera ajuda com efeito laxante por causa da quantidade de fibras. Também é rica em vitamina K, um composto importante para a formação dos ossos.

Laranja

O suco natural de laranja é fonte de vitamina C e traz benefícios para a saúde óssea das crianças, além de melhorar a absorção de ferro no organismo. A Sociedade Brasileira de Pediatria indica o consumo de sucos a partir de 1 ano de idade, para evitar excesso de açúcar:

  • Após seis meses de idade: devem ser evitados, mas, se forem oferecidos, que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais e em dose máxima de 100 mililitros por dia.
  • Crianças de um a seis anos: máximo de 150 mililitros por dia.

Veja também: Lanchinhos saudáveis para levar na escola

4 comments
  1. Por sorte nunca tive problemas com a alimentação da minha filha. Tem uma coisa ou outra que ela não gosta, mas no geral come super bem! Um perrengue a menos na maternidade rsrsrsr

    1. Oie, Shirley! Tudo bem?

      Que legal que você já está introduzindo as frutas na alimentação do seu pequeno!

      Para saber quais as quantidades e frequências adequadas, nossa recomendação é falar com o pediatra que acompanha o desenvolvimento do bebê. Somente um especialista poderá passar essas informações corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts