+20 Curiosidades sobre os continentes e países do mundo

Conheça diferentes continentes e países do mundo e descubra curiosidades para compartilhar com as crianças e aprender em família
Mãe e filhos observando os continentes e países do mundo no globo terrestre
Ouça o post

O planeta Terra conta com mais de sete bilhões de pessoas espalhadas entre os seis continentes. Mostrar aos pequenos desde cedo a diversidade cultural presente nos mais de 190 países ao redor do mundo é muito importante para que o desenvolvimento das crianças aconteça de forma integral.

A Base Nacional Comum Curricular estimula que a diversidade proporcionada pelo conhecimento de diferentes culturas e etnias existentes no mundo esteja presente desde os primeiros anos escolares, para que as crianças possam ter processos de aprendizagem mais enriquecedores.

Em casa, também é possível estimular esse aprendizado, por exemplo, apresentando para as crianças as pluralidades do nosso próprio país e as culturas de diferentes capitais brasileiras. Além da diversidade nacional, aprender curiosidades sobre diferentes países e continentes também será um ótimo passatempo em família.

Conheça o Brasil com a Turma da Mônica
  • Turma da Mônica – Capitais do Brasil
  • Turma da Mônica – Comidas Típicas
  • Turma da Mônica – Festas Populares

Como foram formados os continentes?

Os continentes são compostos por grandes porções de terra cercadas por oceanos. Atualmente os seis principais continentes do mundo são a África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Antes dessa divisão que conhecemos hoje, a Terra já foi formada por um único continente chamado Pangeia.

Segundo a teoria das placas tectônicas, a Pangeia se dividiu inicialmente em dois grandes continentes chamados Gondwana e Laurásia. Com o passar dos anos, as repartições continuaram acontecendo até chegarmos nas seis atuais divisões continentais.

Curiosidades sobre os continentes da Terra

África

O continente africano é banhado pelo oceano Atlântico e Índico e ainda pelo Mar Mediterrâneo. Além disso, a África é composta por 55 países que abrigam uma enorme variedade climática e cultural com desertos, savanas e florestas. O continente, com mais de um 1 bilhão de habitantes, também é considerado como a terra natal do homo sapiens, segundo os cientistas.

América

O continente americano é dividido entre a América do Norte, América do Sul e América Central, contando com cerca de 35 países. Os oceanos Pacífico, Glacial Ártico e Atlântico banham o continente, que é o segundo maior e mais comprido do mundo. Por sua grande extensão, a América conta com todas as variações climáticas do planeta e é considerada a mais rica do mundo em biodiversidade e meio ambiente.

Antártida

Banhada pelos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, a Antártida é considerada o quarto maior continente do mundo. O clima frio, que já chegou a – 89°C, dificulta a possibilidade de habitação por lá. Por essa razão, a Antártica é o único país do continente que conta com instalações humanas. Além disso, desde 1959, quando todos os países do mundo entraram em acordo de que a Antártida não pertenceria a nenhuma nação, o continente é ocupado somente para exploração científica.

Ásia

Considerada o maior continente do mundo, a Ásia abriga quase a metade da população mundial entre seus mais de 4 bilhões de habitantes. Banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Pacífico e Índico, o continente asiático possui 48 países, 11 fusos horários diferentes e uma grande pluralidade cultural. A diversidade do continente une tradição e modernidade em sua culinária, arquitetura e hábitos de vida.

Europa

Apesar de não contar com um território muito extenso, a Europa é um continente que possui grande influência social e cultural nos demais continentes, afinal foi lá que surgiram os principais idiomas falados ao redor do mundo. O continente, que é banhado pelo oceano  Atlântico e Glacial Ártico, conta com 50 países e mais de 700 milhões de habitantes, além de ter parte de seu território marcada pela linha imaginária do Meridiano de Greenwich, que divide nos hemisférios oriental e ocidental.

Oceania

A Oceania é considerada o menor continente do mundo e é composta por diversas ilhas de culturas diferentes. Cerca de 90% de seu território é ocupado por um único país: a Austrália. O continente é banhado pelos oceanos Pacífico e Índico e conta com aproximadamente 37 milhões de habitantes. A Oceania conta com 14 países e é conhecida por ser um dos melhores continentes do mundo para viver.

Curiosidades sobre os países ao redor do mundo

Depois de conhecer um pouco das características dos continentes mundiais, que tal conferir curiosidades sobre diferentes países ao redor do mundo? Continue a leitura e confira!

  1. A Rússia é considerada o maior país do mundo e sua área territorial ocupa 10% do planeta.
  2. O menor país do mundo é o Vaticano, que possui apenas 800 habitantes oficiais.
  3. Na Nova Zelândia fica o lugar com o maior nome do mundo.
  4. No Chile fica a Laguna Cejar, que é uma lagoa de água salgada onde ninguém afunda.
  5. A Tanzânia, que abriga o monte Kilimanjaro, é um país formado por mais de 120 tribos.
  6. A Finlândia é conhecida como a terra do sol da meia-noite, pois em alguns meses do ano o sol nunca se põe.
  7. A Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista da lua.
  8. Depois do Japão, o Brasil é o país que mais abriga no mundo.
  9. A Avenida 9 de Julho, situada na Argentina, é considerada a maior do mundo.
  10. A cidade de Manitoba, no Canadá, é conhecida como a capital dos ursos polares.
  11. O deserto do Saara é o maior do mundo e está localizado na África.
  12. O elefante africano é o maior animal do mundo e vive no Quênia.
  13. O prédio Burj Khalifa, que fica em Dubai, é o maior edifício do mundo atualmente e possui 828 metros de altura.
  14. O maior hotel do mundo fica na Malásia e se chama Genting Highlands Resort.
  15. O Butão é o país que menos emite carbono no mundo.
  16. A Pirâmide de Gizé, que fica no Egito, foi considerada a primeira maravilha do mundo pelos historiadores.
  17. A Feira do Livro, que acontece na Alemanha, é considerada a maior do mundo.
  18. A cidade de Tóquio, no Japão, é a mais populosa do mundo.
  19. Singapura é ao mesmo tempo uma cidade, um país e uma ilha.
  20. San Marino é considerado o país mais antigo do mundo.

Quais dessas curiosidades sobre os continentes e países do mundo você não conhecia? Conte para nós nos comentários.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts