O que é e como lidar com a fase dos porquês das crianças?

Veja como lidar com a fase dos porquês e estimular a curiosidade infantil: dois pontos fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
Menino de 5 anos na fase dos porquês pensando em novas perguntas

De onde vem as gotas da chuva? Por que o céu é azul? Como os bebês nascem? Por que as pessoas ficam doentes? Se você já ouviu esse e muitos outros questionamentos, saiba que eles estão entre as cerca de 300 perguntas feitas por dia pelas crianças. A complexidade desses porquês aumenta à medida que os pequenos crescem. 

Em geral, a família e os cuidadores se questionam o que fazer quando não têm na hora a resposta para todas essas perguntas. Nessas situações, especialistas apontam que o importante é que a criança sinta-se ouvida e acolhida em suas dúvidas, o que permite aos adultos responder de forma simples ou explicar aos pequenos que é possível pesquisar juntos para encontrar uma boa resposta.

Dessa forma, a família estimula a curiosidade infantil, que se aflora principalmente na fase dos porquês, e é essencial para desenvolvimento da cognição, da linguagem e do senso crítico das crianças. 

A fase dos porquês

Menino fazendo perguntas

Segundo a psicóloga e pedagoga Elaine Ortiz, essa fase se inicia dos três aos cinco anos, conforme vai se desenvolvendo a fala e a compreensão da linguagem, pois a criança com essa idade já tem os recursos necessários para perguntar. 

Entre os seis e oito anos, como aponta a pedagoga, as crianças conseguem formular hipóteses para as próprias perguntas. Nessa fase, é importante instigar novas perguntas e estimular a construção do conhecimento para ajudá-la no desenvolvimento cognitivo e crítico.

Como lidar com a fase dos porquês?

Elaine recomenda que as respostas dadas sejam adequadas para cada faixa etária, para que  a própria criança aumente a complexidade das perguntas quando desejar algo mais detalhado. Assim, respeita-se a capacidade de compreensão da criança em cada assunto.

Além disso, é fundamental mostrar que as dúvidas e questionamentos importam, legitimando-os e acolhendo-os. Ao contrário, quando deixamos as crianças sem respostas ou mentimos, elas podem ficar inseguras e desestimuladas a continuar perguntando.

Caso os familiares e os educadores não tenham a resposta na hora, especialistas recomendam que os adultos respondam que não sabem e está tudo bem em não saber de todas as respostas, mas que juntos podem procurá-las.

Como estimular descobertas na fase dos porquês?

Menina curiosa durante a leitura de um livro infantil

Entre as formas de estimular a curiosidade na infância e aproveitar as fases dos porquês estão: brincadeiras no dia a dia, apresentar músicas, pinturas, animações e contação de histórias, que juntas também contribuem para a expansão do repertório cultural dos pequenos. 

Em entrevista exclusiva, a jornalista e escritora de livros infantis, Januária Cristina Alves ressalta que as famílias, ao estimularem a curiosidade para que as crianças façam perguntas, ajudam os pequenos a exercitarem a tolerância, o diálogo e o respeito às opiniões diferentes.

Quanto mais autonomia a criança for desenvolvendo mais a internet e as tecnologias se tornam aliadas na hora da pesquisa, já que os pequenos da Geração Alpha nascem hiperconectados. É importante lembrar que os adultos podem e devem acompanhá-los no uso saudável dos recursos digitais, delimitando o tempo de exposição às telas e o acesso aos conteúdos.

A leitura e a curiosidade infantil: a medida certa

Segundo estudo feito sobre a Geração Alpha e os tipos de estímulos que auxiliam na alfabetização dos pequenos, a leitura acompanhada é uma grande aliada. Livros com ilustrações e textos despertam a curiosidade infantil e, como mostra o estudo, geram maior atividade cerebral do que outros conteúdos como áudio-livros ou desenhos animados.

Completando a importância de criar o hábito de leitura para nutrir a curiosidade infantil, Januária também lembra que os livros permitem maior participação do leitor, convidando-o para reinventar e repensar a história, desenvolvendo a criatividade e o protagonismo infantil.

A curiosidade como protagonista de Perguntas Incríveis 

Livro personalizado Perguntas Incríveis

“Será que alguém já se perguntou por que a gente pergunta?”

Com esse e outros questionamentos, o livro personalizado “Perguntas Incríveis”, escrito por Januária Cristina Alves, de forma divertida estimula que as crianças façam suas próprias perguntas. Na história, seu pequeno ao lado da professora e do inteligente ursinho Teco, irá fazer muitas perguntas e também buscar construir suas hipóteses e respostas para elas. 

Os livros são bússolas que guiam tanto a família como as crianças em seus aprendizados em relação a si mesmas e ao mundo. Para continuar incentivando a curiosidade infantil e ajudar a lidar com a fase dos porquês, comece a personalização do livro Perguntas Incríveis e aproveite os 10 % de desconto com o cupom BLOGDDH10, clicando aqui.

No Clube da Dentro da História, as famílias podem criar Kits de Leitura personalizados para receber em casa todo mês: além de novas histórias e personagens exclusivos, o Kit inclui também atividades e brincadeiras que estimulam a curiosidade infantil e novos aprendizados.

Clique aqui para conhecer os planos do Clube e garantir 10% de desconto usando o cupom BLOGDDH.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts