Jogos em família: conheça 12 brincadeiras para se divertir

Confira dicas de jogos em família para brincar com as crianças e entenda a importância do tempo de qualidade.
Jogos em família para se divertir com as crianças

Passar momentos juntos demonstra para as crianças como elas são importantes e cria memórias afetivas, mas a realidade de muitas famílias é outra: precisam se dividir entre a carreira, as tarefas de casa e a educação dos pequenos. Dessa forma, onde encontrar tempo de qualidade entre família e crianças na correria do dia a dia?

Os dados, presente no artigo “Tempo de brincar” da plataforma Gente da Rede Globo, confirmam o desafio encontrado na maternidade e paternidade: 81% dos pais e mães afirmam que desejam passar mais tempo com os filhos, mas que não sabem como.

Especialistas explicam que incorporar o tempo de qualidade na rotina da família passa por enxergar o tempo que parece não estar lá. Por exemplo, inserir algumas brincadeiras e jogos em família no tempo de espera do médico, esperando o transporte, ou reservando um tempo da semana como o “Momento de ouro”, como sugere Claudia Onofre, consultora pedagógica da Dentro da História, são pequenas maneiras da família vivenciar o tempo de qualidade com as crianças.

O importante é ver o tempo de qualidade como um momento em que estamos presentes e disponíveis para as crianças, deixando de lado o celular, a televisão e de tudo que possa ser uma distração. Dessa forma, a família cria um espaço para aflorar a criatividade e aproveitar essas oportunidades simples que o cotidiano nos oferece.

Brincadeiras e jogos em família

Por meio das brincadeiras e jogos, as famílias e cuidadores conhecem mais as crianças e vice-versa. A hora de brincar é muito valiosa, pois é através da brincadeira que se dá o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.

Segundo o artigo da plataforma Gente, 94% dos pais entrevistados buscam apoio para estimular o desenvolvimento de seus pequenos. Para ajudar esses pais, mães e cuidadores, apresentamos a seguir 12 dicas de jogos em família, confira!

De 0 a 2 anos

1. Jogo dos Animais

O mundo animal traz a magia de despertar nas crianças a curiosidade, senso de responsabilidade e desenvolve as habilidades sociais. O Jogo dos Animais consiste em desenhar ou recortar os animais e colar em cartões que podem ser tampas de caixas de sapatos ou cereais. Depois, é só espalhar pelo chão e ajudar a criança a sortear, incentivando que ela reconheça fale qual é o bichinho e imite o som que ele faz.

Essa brincadeira além de ser divertida para a família e os pequenos, ajuda a desenvolver a linguagem oral, expandir o vocabulário e estimula o reconhecimento visual e sonoro, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.

2. Jogo do Caminho

Desde o nascimento até os 2 anos de idade as crianças estão em pleno desenvolvimento da coordenação motora e o Jogo do Caminho será uma ótima forma de passar tempo de qualidade com elas.

Para brincar, desenhe caminhos de ondas, zigue-zague ou retas com fita crepe no chão. Os cartões de animais da atividade anterior também podem ser aproveitados nesse jogo, sendo colocados em pontos do caminho. Para deixar o momento mais divertido você pode convidar a criança a levar o bichinho para passear.

Outra variação para a mesma brincadeira é desenhar e recortar alimentos que cada bichinho gosta, convidando a criança a passar pelo percurso e levar o alimento para eles. Essa brincadeira é ótima para o desenvolvimento motor e espacial da criança.

3. Fazer caretas

Nessa faixa etária, os pequenos estão aprendendo a identificar expressões faciais e brincar de fazer caretas renderá muitas risadas e aprendizados.

Ao fazer as caretas, a criança aprende a mexer os olhos, boca e nariz. Assim, saberá como usamos eles para expressar emoções diferentes como a alegria, raiva e a tristeza, ajudando no desenvolvimento socioemocional e cognitivo.

De 3 a 5 anos

4. Brincadeira de Palmas

Que tal recuperar as brincadeiras de bate-mão antigas? A família pode ensinar alguma brincadeira que esteja na sua lembrança da infância, como por exemplo o “Babalu” e “Popeye”. Essa atividade é incrível para estimular a memória, ritmo e coordenação motora, além de apresentar a ideia de sincronia com a outra pessoa, o que ajuda na socialização.

O “ABC” é uma dica de atividade que além de trazer todos os estímulos das brincadeiras de palmas, também ajuda a memorizar o alfabeto. As regras são simples, quando for vogal bata palma com as duas mãos, quando for consoante use uma mão, esquerda ou direita, e quando chegar na letra  “Z”, cruze as mãos e bata uma na outra.

5. Pintar com o corpo 

Como dizia o pintor Pablo Picasso “Toda criança é um artista.” Então essa brincadeira é para o artista que mora em toda criança e dentro de cada adulto. O material é simples: um papel em rolo, papelão ou tecido liso que possa ser pintado, tinta guache e fita adesiva para pregar o papel no chão.

Primeiramente, teste a tinta guache na pele dos pequenos para ver se não dará nenhuma alergia. Depois, passe a tinta pelos braços, mãos, pernas e pés. Deixe a criança carimbar um papel em rolo, papelão ou tecido liso! Essa atividade sensorial e artística, permite a descoberta do corpo, desenvolvimento da criatividade e habilidades motoras: ideal para esta faixa etária em que a interatividade aflora.

6. Twister com pratinhos 

Essa é uma atividade incrível para o desenvolvimento do equilíbrio, força, coordenação motora e outras estratégias usadas durante a movimentação, noção de direita e esquerda e das cores primárias.

Para brincar do Twister com Pratinhos é preciso de pratinhos descartáveis coloridos e fita crepe que irá fixá-los no chão. Escolha quatro cores diferentes de pratinho como azul, amarelo, vermelho e verde, e separe cinco pratinhos de cada cor. Em um saco de papel ou fronha de pano, coloque um pratinho de cada cor, assim a pessoa que será o “juiz” irá sortear a cor que fará parte da ordem. Como na brincadeira original, o juiz dará uma ordem a partir da cor sorteada: “coloque a mão esquerda no pratinho azul” ou “coloque o pé esquerdo no pratinho vermelho”.

Regrinhas importantes: somente uma mão ou um pé pode ocupar um círculo de cada vez e as crianças não podem se movimentar ou se levantar sem uma nova indicação do juiz.

De 6 a 8 anos

7. Colorindo os personagens favoritos

As brincadeiras que estimulam a criatividade são amadas pelas crianças e colorir é uma delas! Escolha desenhos que trazem os personagens favoritos do seu pequeno. Ao deixar o mundo mais cheio de cor, a atividade estimula a criatividade e coordenação motora! 

Clique nos links a seguir para baixar desenhos e atividades para o seu pequeno ou pequena:

8. Tempestade no papel 

Na televisão, cantada pela família, no rádio ou no corpo, a musicalidade e os sons fazem parte do nosso dia a dia. Com eles é possível desenvolver sentimentos e sensibilidade nas crianças. Para isso, a brincadeira Tempestade no Papel é uma atividade simples que despertará a sonoridade e criatividade nos pequenos.

O principal instrumento da brincadeira serão as folhas de papel. Reúna os papéis e faça batidas fortes e leves para criar sons diferentes. Ao colocar o papel na vertical e mover com intensidade as folhas você conseguirá criar sons de chuva e trovão. 

9. Língua do P

Quem se lembra como era divertido se comunicar com a Língua do P? Essa é uma brincadeira que as crianças adoram e pode ser adaptada a qualquer lugar e momento.

Brincar de Língua do P é simples! Acrescente o pê antes de cada sílaba, por exemplo “Pê-va pê-mos pê-no pê-par pê-que?”. Ela estimula o desenvolvimento da linguagem e ainda é uma forma de ampliar a criatividade.

De 9 a 12 anos

10. Aventura na cozinha

Se aventurar na cozinha, além de ser desafiador, é uma brincadeira completa, pois estimula a criatividade, a imaginação e a curiosidade. Com ela, as crianças ficam mais abertas para novas experiências gastronômicas misturando textura, cores e sabores. Cozinhar junto é uma tarefa lúdica que ensina sobre cooperação. 

Seja uma receita de torta, bolo ou salgado, qualquer prato vai ficar mais saboroso feito ao lado da família. Aproveite esse momento para deixar a introdução alimentar mais divertida, transformando os alimentos que a criança apresenta alguma resistência.

11. Jogo História Fantásticas

Brincar de faz de conta ajuda a criança no desenvolvimento de diversas habilidades, aprendendo mais sobre si e sobre o mundo ao seu redor, pois estimula o enfrentamento de medos e novidades, a resolução de problemas, a ampliação da linguagem, dentre outros.

Com o Jogo Histórias Fantásticas você vai compor histórias divertidas e inusitadas. São

60 cartas fantásticas que têm uma palavra ou frase. Em cada rodada o jogador tira três de tipos diferentes:

  • Carta Quem define o personagem: “ Um chimpanzé tímido”
  • Carta Faz descreve uma ação: “Falou francês”
  • Carta Mas indica um conflito: “Fico com fome”

 Clique aqui para baixar e imprimir gratuitamente as cartas e descubra outras formas de brincar com elas por meio do guia.

12. Minha primeira carteira

Atividades lúdicas ensinam muitos valores para as crianças, dentre eles a Educação Financeira, mostrando como poupar e fazer escolhas. Criar uma relação saudável com o dinheiro e estimular o consumo consciente desde cedo é fundamental para a criança, família e toda sociedade. O mais legal é que é possível ensinar tudo isso, brincando!

Com a Minha Primeira Carteira da Dentro da História, a criança pode recortar e montar a própria carteira e dinheiro de brincadeira. Clique aqui para baixar gratuitamente a atividade Minha Primeira Carteira para praticar a educação financeira de forma lúdica e divertida!

Apoiando o desenvolvimento infantil com atividades e jogos em família

Kit de Leitura do Clube Dentro da História

Para dar apoio para o desenvolvimento dos pequenos e ajudar as famílias, o Clube Dentro da História conta com jogos, brincadeiras e atividades personalizadas para cada fase do desenvolvimento infantil. Quem faz parte do Clube recebe todos os meses um super Kit de Leitura com livro personalizado e diversas atividades.

“O Clube Dentro da História colabora ativamente para que a criança desde a primeira infância desperte o gosto pela leitura. A diversidade de títulos e atividades amplia o conhecimento, repertório cultural, além de estimular a criatividade e imaginação. Despertando o senso crítico e participativo no meio que está inserido.”

Claudia Onofre, consultora pedagógica da Dentro da História

Conheça o Clube Dentro da História e saiba como receber atividades, jogos em família e livros personalizados para seu pequeno ser o protagonista de muitas histórias. Clique aqui para acessar o site do Clube e garantir um desconto especial na assinatura com o cupom BLOGDDH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts