Brincadeiras para cada fase do desenvolvimento infantil

Descubra a importância do brincar na infância e confira dicas de especialista com brincadeiras para crianças de todas as idades.
Crianças se divertindo enquanto brincam

Quando vemos os pequenos e pequenas brincando, nem sempre mensuramos o quanto este gesto simples contribui para o seu desenvolvimento. Brincar é muito mais do que uma ação recreativa: é um estímulo para as habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Sempre que me deparo com o assunto, lembro de uma frase da autora Maria Marcondes Machado que gosto bastante: “Brincar é viver criativamente o mundo. Ter prazer em brincar é ter prazer em viver”.

Como alguém que habitou intensamente o mundo da imaginação e da criatividade na infância, sempre desejei que todas as crianças pudessem fazer o mesmo e colher os inúmeros benefícios que ele é capaz de oferecer. Hoje, é com muito orgulho que integro o time de desenvolvimento de atividades e brincadeiras do Clube da Dentro da História e me considero uma entusiasmada motivadora do lúdico e do brincar, tanto dentro quanto fora do universo profissional.

Para dividir essa paixão com vocês que lêem nossos conteúdos , separei 3 brincadeiras para cada faixa-etária e como elas podem ajudar no desenvolvimento das crianças, além de proporcionar momentos de diversão em família. Como cada fase do aprendizado é única para as crianças, você encontrará neste artigo diferentes atividades adequadas para cada idade, pois cada etapa do desenvolvimento exige um tipo de estímulo. Vamos lá?

3 a 5 anos 

Este é um período de grande desenvolvimento e aprendizado. As crianças começam a descobrir o mundo e, por isso, ficam muito curiosas e questionadoras. Seu vocabulário aumenta dia após dia e sua coordenação motora também avança de forma significativa. Adoram contar histórias, ouvir música, conversar e movimentar o corpo, explorando as possibilidades. Por isso, atividades ao ar livre e que envolvam o faz de conta são muito bem-vindas. 

O mestre mandou

Esta é uma brincadeira simples, mas muito divertida. Ela estimula a concentração, atenção, coordenação e, o melhor de tudo, pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar. Além de usar gestos, você pode complementar a dinâmica incluindo sons, como bater palmas, bater os pés e reproduzir melodias com a voz. 

Dados das cores

Os Dados das Cores podem ser encontrados e impressos de forma gratuita aqui. Com eles, as crianças vão ser desafiadas a combinar diversas cores e formas. Uma brincadeira que estimula a coordenação motora e a criatividade, além de ajudar a fixar o nome das cores para os mais novinhos. Nessa atividade, os pequenos e pequenas terão total liberdade para criar, sem medo de errar: podem combinar materiais, misturar diferentes tons e fazer desenhos dos tamanhos e proporções que sentirem vontade

Massinha caseira

A massinha feita em casa, além de ser atóxica e segura, é uma experiência rica em diversos sentidos. Como precisa da supervisão de um adulto para a separação e mistura dos ingredientes, ela proporciona momentos divertidos em família, além de trabalhar quantidades, materiais, transformações químicas e a coordenação motora. Você pode ver como criá-la neste link. 

massinha para fazer com as crianças

6 a 8 anos 

Nesta fase, as crianças já conseguem participar mais ativamente da rotina familiar, além de começarem a dar importantes passos em direção à leitura e escrita. Possuem muita energia e vontade de aprender e desenvolvem mais intensamente o raciocínio lógico. Também é o momento em que passam a viver e compreender melhor os próprios sentimentos e vontades, ampliando as habilidades socioemocionais. 

Dados das emoções

É muito importante que as crianças comecem a nomear e identificar as próprias emoções desde cedo. Para isso, é possível usar diversos recursos, como representar os sentimentos através de monstrinhos ou outras figuras lúdicas. O dado das emoções é um apoio muito útil e descontraído para trabalhar as relações, principalmente em casa, onde a convivência é contínua. Você pode baixar os dados e imprimi-los de forma gratuita aqui

Concurso de charadas e adivinhações

perguntas de charada

Quem não amar dar boas risadas? Mesmo os adultos adoram tentar descobrir a resposta para o famoso “O que é, o que é?”. Além de promover interação e convívio social, o concurso de charadas ensina às crianças novas formas de pensar e ver o mundo, aguçando sua percepção e raciocínio lógico. Você pode encontrar algumas dessas intrigantes charadas para brincar neste link.

Bingo das palavras

Uma ótima opção para ajudar os pequenos e pequenas a treinarem a leitura com muita diversão. Através dele, as crianças são estimuladas a reconhecer imagens e palavras, além de aprimorar suas capacidades cognitivas de audição, percepção e contagem. Vocês podem separar pequenas prendas para deixar toda a dinâmica ainda mais atrativa, construindo bons momentos de diversão em grupo. Para baixar as cartelas, confira nosso ebook de alfabetização clicando aqui!  

9 a 12 anos

Um momento desafiador que precede a adolescência. As brincadeiras devem ser mais complexas para conquistar a atenção das crianças, como cartas, jogos de tabuleiro e competições saudáveis. Dinâmicas que promovam o pensamento crítico e a reflexão também são interessantes, bem como experiências científicas mais elaboradas e atividades de conhecimentos gerais.  

Adedonha ou Stop!

Está é um clássico, mas sempre rende muita diversão. O segredo é tentar ser criativo e escolher categorias diversas, variando entre as rodadas. Antes de começarem a jogar, conversem e troquem ideias para deixar o jogo mais elaborado. Além de treinar a agilidade para pensar, também é uma forma de desenvolver a memória e aprender a competir. 

Quem sou eu?

Este pode ser feito em qualquer lugar, basta ter um papel, fita adesiva e um lápis na mão. Cada pessoa escolhe uma pessoa ou objeto e escreve no papel, colando na testa da outra sem que ela veja o que é. Ela deve tentar adivinhar quem ou o que é através de perguntas. O nível de dificuldade varia de acordo com a vontade dos jogadores e, assim como a adedonha, o grupo pode escolher brincar por categorias diversas (por exemplo música, cinema ou artes) ou de forma livre. Durante a brincadeira, a criança exercita o convívio e também pode adquirir novos conhecimentos. 

“Você sabia…?” – Universo

Curiosidades sobre o Sistema Solar

O universo é um prato-cheio para gerar discussões e descobertas. Nessa idade, as crianças já lidam bem com explicações mais complexas e conceitos básicos de física e ciência. Escolham uma noite de céu limpo e tentem focar em um planeta, na lua ou em alguma constelação para aprender mais a respeito. Através de livros e da internet, é possível fazer descobertas incríveis e muito enriquecedoras. Cada um pode separar diversas perguntas para fazer para o outro, começando a frase com “Você sabia…?”. Se quiserem, vocês podem usar esse artigo sobre o Sistema Solar para iniciar a brincadeira, é só clicar aqui.

E então, já sabe qual vai ser a atividade da vez? Espero que vocês aproveitem muito ao lado de seus pequenos e pequenas. Boa diversão!

Colunista Gabriela Basile (Gabi)

Gabriela Basile é uma designer apaixonada por brincadeiras e músicas. Também é responsável por todas as atividades que acompanham o Kit de Leitura do Clube Dentro da História.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts