O que é musicalidade e qual a sua importância para as crianças?

Confira dicas de especialista sobre o que é musicalidade e como ela pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança.
Musicalização na infância

A música está no nosso cotidiano desde que nascemos. Seja cantada pelos nossos pais, tocada no rádio, ou até mesmo em um simples batucar dos dedos em determinado ritmo. 

Por se fazer presente em diversos momentos da vida das crianças, as canções são importantes aliadas no desenvolvimento integral dos pequenos. Vamos entender como?

Musicalidade e desenvolvimento infantil

A musicalidade não é apenas um ensino técnico do instrumento ou simplesmente um meio de recreação: ela pode ser trabalhada de diversas maneiras na infância. 

É por meio da música e dos sons que a criança percebe o mundo e as sensações que os permeiam. Além disso, as melodias estão presentes no cotidiano dos pequenos desenvolvendo o sentimento de pertencimento e também a sensibilidade. Com a criação de sons e de gestos, a criança se percebe no mundo e compreende que faz parte dele, se tornando assim protagonista de sua própria história.

Dentre as maneiras de estimular a musicalidade com as crianças estão o canto, os movimentos corporais, brincadeiras de roda, jogos musicais, além da execução e construção de instrumentos. Todas essas possibilidades pedagógicas estimulam a coordenação motora infantil e o desenvolvimento integral das crianças, além de contribuir para a criatividade e socialização.

4 Dicas para desenvolver a musicalidade nas crianças

As atividades ligadas ao desenvolvimento da musicalidade infantil devem ter objetivos definidos para proporcionar prazer e motivação para os pequenos, evitando cobranças e imposições para as crianças. Afinal, as atividades rítmicas coordenadas são ferramentas facilitadoras para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos. 

Uma forma lúdica de trabalhar a musicalidade com as crianças é explorando as propriedades do som como intensidade, altura, timbre e duração. Para isso, os familiares e educadores podem usar almofadas, que são ótimos instrumentos de percussão, tecidos, pois ajudam a criança a trabalhar os movimentos e as cores, e papéis, que emitem diferentes sons a partir da interação mantida pela criança.

Conheça a seguir mais 4 dicas para estimular a musicalidade na infância.

1. Cantando uma música com a criança

Menina preta se divertindo com um violão e a mãe

Uma ótima forma de desenvolver a musicalidade com os pequenos e proporcionar a expansão do repertório histórico-cultural da criança é cantar uma música popular da sua infância para ela. 

Relembre músicas como Meu Pintinho Amarelinho, Cai-Cai Balão, O Sapo Não Lava o Pé, dentre outras e estimule os pequenos e pequenas a cantarem junto com você completando a canção. Para os familiares que se arriscam em algum instrumento musical, que tal usá-los para deixar o momento ainda mais divertido e especial?

2. Descobrindo os sons do corpo

O corpo humano é movimento e também é som.

Para trabalhar a musicalidade com as crianças usando o corpo, coloque uma música que os pequenos gostem e os estimule a seguir o ritmo utilizando o próprio corpo. Vale bater os pés, estalar os dedos e até mesmo bater palmas. A ideia aqui é incentivar a criança a prestar atenção no som da música e a reconhecer suas propriedades de tempo. Para deixar a brincadeira ainda mais animada, as crianças podem utilizar copos e colheres para fazer uma bateria divertida.

3. Criando uma nova música

Mãe e filha cantando em casa

Que tal reunir as crianças para criar uma canção estimulando a criatividade dos pequenos?

Para começar a brincadeira, coloque uma música que a criança goste e saiba cantar. Em seguida, estimule os pequenos a cantarem a primeira parte da canção bem baixinho, quase sussurrando, e depois os convide a cantar alto. Para deixar a música mais divertida, brinque com as propriedades do som incentivando as crianças a cantarem a música mais rápido ou mais devagar, de maneira mais aguda ou mais grave. 

Dessa forma, os pequenos vão descobrir as várias possibilidades que a música pode oferecer, além de criarem juntos uma nova e exclusiva versão!

4. Tempestade de papel

As folhas de papel são instrumentos incríveis para desenvolver a musicalização nas crianças. Que tal utilizá-las para fazer uma tempestade divertida com os pequenos?

Para começar, basta reunir os papéis e alternar entre batidas fortes e leves para criar sons mais altos ou baixos. Experimente também segurar uma folha de papel na vertical e movê-la com intensidade e leveza para criar barulho de chuva e trovões. Estimule a criança a repetir esse processo e lembre-se: quanto mais papel, mais encorpada e divertida ficará essa chuva!

Dica da especialista

Como vimos, a musicalidade é um elemento importante para o desenvolvimento integral da criança, pois as músicas convidam os pequenos e pequenas a participarem do momento como protagonistas, além de estimularem diferentes aprendizados e descobertas.

Para incentivar a musicalização infantil e também trazer o estímulo sonoro para o mundo das crianças, a Dentro da História criou um podcast que incentiva os pequenos a reproduzirem sons e movimentos em uma experiência imersiva, recheada de diversão e repleta de protagonismo. Os episódios são inspirados nas histórias dos livros infantis sobre animais e são um prato cheio para entreter e estimular as crianças. 

Ouça o podcast no Spotify, na Apple Podcasts ou escute gratuitamente em outras plataformas.

Assinatura Lui Bonon

Luiza Bonon é ilustradora, baixista e apaixonada por personagens. Ela também faz parte do time de Conteúdo da Dentro da História e é uma das responsáveis por criar os livros personalizados que transformam as crianças em protagonistas de suas histórias.

5 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts