O que é um poema?

Descubra o que é, conheça a importância para o desenvolvimento infantil e confira uma lista especial com os melhores poemas para ler com as crianças!
Crianças lendo poemas deitadas no chão
Ouça o post

Os poemas, que encantam adultos de diferentes idades, também são um gênero textual e literário que estimula o aprendizado das crianças, apresentando aos pequenos uma infinidade de novas possibilidades com as palavras. Além de muito divertidos, as poesias também são recursos incríveis para a alfabetização, pois estimulam a linguagem e proporcionam diversos benefícios para o desenvolvimento infantil.

Que tal descobrir o que é um poema, compreender sua importância para as crianças e conhecer poesias para ler em família?

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

O que é e qual a estrutura de um poema

A palavra “poema” vem do verbo grego “poiéo”, que quer dizer “fazer, criar ou compor”. Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve.

A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo. Os versos são todas as linhas que formam um poema e são classificadas pelas métricas, que correspondem à medida dos versos. Já as estrofes são o conjunto de versos que compõem um poema e podem conter apenas um ou até mesmo dez versos em cada estrofe.

Irmãos sentados no sofá lendo poemas

Entre os elementos que formam a estrutura de um poema temos também as rimas, que são definidas como a semelhança sonora de palavras ou expressões presentes em um texto poético. Ainda que as rimas sejam uma das principais características desse gênero textual, é importante lembrar que existem poemas que não possuem rimas e, nesse caso, são chamados de “versos soltos” ou “versos brancos”.

A estrutura do poema conta ainda com o ritmo, que representa a sonoridade e musicalidade característica desse gênero textual. O ritmo de uma poesia geralmente é observado pelas palavras escolhidas de forma intencional pelo autor.

Principais tipos de poemas

  • Poemas líricos

Os poemas líricos, que expressam sentimentos e emoções, surgiram há milhares de anos na Grécia Antiga e, na época, eram escritos para serem cantados ao som de instrumentos como a flauta e a lira. O poema “Ou isto ou aquilo”, escrito por Cecília Meireles é um exemplo desse tipo de poesia.

  • Poemas épicos

Os poemas épicos, também conhecidos como fábulas e epopeias, contam a história de heróis e personagens de forma emocionante e com muitos detalhes. Um exemplo dessa categoria é o poema “O pássaro cativo”, de Olavo Bilac.

  • Poemas narrativos

Escritos para serem encenados, os poemas narrativos trazem em suas linhas a voz de diferentes personagens para contar histórias. Além disso, esse tipo de poesia geralmente não contém rimas. Escrito por Manuel Bandeira, “Balõezinhos” é um exemplo desse tipo de poema.

5 benefícios das poesias para as crianças

Desenvolve a linguagem

criança lendo poema em voz alta

De forma lúdica e divertida, as poesias convidam as crianças a conhecer novas palavras, explorando seus significados e sons. Além disso, ao ler poemas em voz alta, os pequenos também são apresentados a diferentes entonações de voz e ritmos de leitura. Dessa forma, esse gênero literário também contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.

Desperta a imaginação e criatividade

Os poemas encorajam as crianças a imaginar e criar novas possibilidades para as palavras, contribuindo para a formação do imaginário dos pequenos. Isso acontece, pois as rimas, as palavras, o ritmo e a sonoridade são um convite para que as crianças descubram significados simbólicos por meio de um olhar explorador e criativo da linguagem.

Auxilia na alfabetização e letramento

mãe ensinando criança a ler com poesias

Os poemas com rimas são recursos excelentes para auxiliar famílias e educadores no processo de alfabetização e letramento infantil. Isso porque as rimas deixam o momento de leitura e descoberta das palavras ainda mais divertido e interativo, despertando nas crianças o desejo pelo aprendizado. Além disso, por estimular a sensibilidade e o pensamento crítico dos pequenos, as poesias também incentivam o letramento infantil, que ajuda as crianças a desenvolver a habilidade de utilizar a leitura e a linguagem poética em diferentes contextos e situações.

Aprenda de maneira lúdica e personalizada com os livros da Dentro da História
  • Aprendendo o Bê-a-Bá | Cidade das Formas
  • Aprendendo o Bê-a-Bá | Bairro das Cores
  • Aprendendo o Bê-a-Bá | Mundo dos Números

Estimula a memorização

A memorização de novas palavras também é um dos benefícios de ler poemas com as crianças. Por meio da leitura em voz alta de poesias rimadas, os pequenos conseguem reconhecer palavras com sonoridade semelhante e ainda apresentam mais facilidade em memorizá-las. Dessa forma, as crianças conseguem absorver e se lembrar com mais facilidade dos aprendizados e descobertas feitos durante a leitura desse gênero literário.

Incentiva o hábito da leitura

Momento de leitura com as crianças para ler poemas, histórias, dentre outros

Apresentar esse gênero textual para as crianças é uma ótima maneira de despertar nos pequenos o gosto pela leitura. Como mencionamos, os poemas ajudam as crianças a dar asas à imaginação e criatividade, o que abre espaço para que familiares e educadores apresentem para os pequenos autores da literatura brasileira, livros infantis e diferentes gêneros textuais de modo muito mais leve e divertido.

Poemas curtos para ler com as crianças

Receita para espantar a tristeza (Roseana Murray)

Faça uma careta

e mande a tristeza

pra longe pro outro lado

do mar ou da lua

vá para o meio da rua

e plante bananeira

faça alguma besteira

depois estique os braços

apanhe a primeira estrela

e procure o melhor amigo

para um longo e apertado abraço.

Amarelinha (Maria da Graça Rios)

Maré mar

é maré

mare linha

sete casas a pincel.

Pulo paro

e lá vou

num pulinho

segurar mais um ponto

no céu.

Espantalho (Almir Correia)

Homem de palha

coração de capim

vai embora

aos pouquinhos

no bico dos passarinhos

e fim.

Metamorfose (José Paulo Paes)

Me responda você

Que parece um sabichão

Se lagarta vira borboleta

Por que trem não vira avião?

Minha rapunzel (Leo Cunha)

A minha Rapunzel mora na cobertura

e seu cabelo não toca o primeiro andar.

Alguém conhece alguma fada ou feiticeira

que ensine a escalar as tranças do olhar?

Veja também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts