5 Livros infantis sobre folclore para mostrar para as crianças

Nesse post da série “Livros Infantis para a nova geração”, confira as histórias do folclore para ler com as crianças e aprender em família sobre cultura popular brasileira.
Menina negra ao lado do livro Folclore no Sítio
Ouça o post

As lendas do Saci Pererê, da Mula Sem Cabeça, do Curupira, da Iara e de tantos outros personagens são contadas de geração em geração, nos quatro cantos do Brasil.

Além de divertidas, emocionantes e misteriosas, as lendas são fundamentais para ensinar sobre o folclore brasileiro para as crianças de forma lúdica. Por meio das histórias, que podem mudar de versão dependendo da região onde são contadas, os pequenos conhecem um pouquinho da cultura e das diferentes tradições existentes no Brasil.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Na série de posts “Livros Infantis para a nova geração”, selecionamos as melhores histórias para incentivar o hábito de leitura das crianças e diversos tipos de aprendizados. Dentre tantas lendas do folclore, quais as crianças podem conhecer por meio de livros infantis? Veja nossas dicas a seguir.

A importância da leitura

Para entender a importância da leitura na infância, basta lembrar dos livros que você leu quando era criança e se recorda com carinho e uma pontinha de nostalgia até hoje.

Estimular o contato com os livros desde cedo permite que as crianças conheçam diferentes mundos, despertem a imaginação e curiosidade, além de incentivar a criatividade e proporcionar novas descobertas. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do cérebro, facilitando o processo de alfabetização e aprendizagem, e melhorando o desempenho escolar dos pequenos.

A leitura na infância também é importante para o convívio familiar, pois já é comprovado que ler para as crianças aproxima pais e filhos, fortalecendo os laços afetivos entre eles.

Dicas de livros infantis sobre folclore 

Confira abaixo os livros infantis sobre folclore para ler e se divertir em família!

As Caçadas de Pedrinho

livro caçadas de pedrinho

Entre as histórias mais conhecidas de Monteiro Lobato, estão As Caçadas de Pedrinho. Nessas aventuras, o neto de Dona Benta precisa salvar o Sítio do Picapau Amarelo de diferentes perigos.

Na nova versão personalizada de As Caçadas de Pedrinho, a criança aprende sobre as lendas dos animais da floresta e conhece o folclore brasileiro, além de descobrir a importância do trabalho em equipe. Tudo ao lado da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Folclore no Sítio

livro folclore no sítio

No livro personalizado Folclore no Sítio, Pedrinho, Emília e Narizinho vão embarcar em uma divertida aventura para solucionar um mistério que surgiu no sítio de Dona Benta. Enquanto desvendam o desafio, eles conhecem diferentes criaturas folclóricas.

Com essa história, a criança aprende mais sobre o folclore brasileiro e expande seu repertório ao descobrir a riqueza cultural presente no país.

Reino das Águas Claras

livro reino das águas claras

Na história personalizada Reino das Águas Claras, Emília e seus amigos mergulham fundo no ribeirão. Na aventura, eles conhecem um novo mundo cheio de magia e criaturas diferentes, enquanto solucionam um mistério: a boneca mais falante de todas perdeu a voz.

O livro estimula a imaginação e criatividade, além de apresentar novas figuras da cultura folclórica do Brasil para a criança. Enquanto se diverte, ela aprende de forma lúdica e divertida.

Saci Pererê

Livro Infantil a Lenda do Saci Pererê

A lenda do Saci Pererê conta a história de um menino negro de uma perna só e que usa um gorro vermelho. Ele se locomove rápido, fazendo muitas brincadeiras por onde passa. Suas travessuras incluem brincar com a crina dos cavalos, entrar nas casas e apagar as luzes e pregar peças nas pessoas. Mesmo sendo brincalhão, o Saci tem um coração enorme e adora fazer amigos.

Na história personalizada do Saci Pererê, as crianças são estimuladas a desenvolverem a empatia e o respeito com o outro diante das diferenças corporais. Além de ser uma forma divertida de apresentar um dos principais personagens da cultura e do folclore brasileiro.

Turma da Mônica pelo Brasil: Lendas do Folclore

Livro personalizado Turma da Mônica com diversos personagens do folclore brasileiro

Entre os livros infantis sobre folclore, não podemos deixar de fora essa divertida aventura com a Turma da Mônica. A bordo do balão desenhado por Marina, os pequenos leitores embarcam em uma viagem que passa por todas as regiões do Brasil.

Assim, o livro personalizado Turma da Mônica pelo Brasil: Lendas do Folclore, apresenta as crianças diferentes personagens folclóricos como a Vitória Régia, o Minhocão, o Pai do Mato e muitos outros.

Quer receber livros infantis sobre o folclore todos os meses?

Livro personalizado Folclore no Sítio

As histórias sobre o folclore ajudam as crianças a conhecer mais da cultura e diversidade brasileira e estimulam desenvolvimento do hábito da leitura de forma lúdica e divertida.

Você pode receber essas e muitas outras histórias todos os meses com o Clube da Dentro. Além do livro personalizado, o Kit de Leitura também contém brincadeiras, atividades, adesivos, guias de leitura e muito mais. Tudo para garantir que o aprendizado vá além da leitura. Para assinar o Clube da Dentro com 10% de desconto, clique aqui e use o cupom BLOGDDH.

Veja também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts