10 Livros de literatura infantil que você precisa conhecer

Conheça a diversidade de temas e gêneros que fazem parte da literatura infantil brasileira e saiba como ela contribui para o desenvolvimento infantil.
Mãe lendo livros de literatura infantil com a filha

Como lidar com o medo do escuro dos pequenos ou ensiná-los a respeitar as diferenças com empatia? Esses são desafios que tanto as famílias quanto os educadores já vivenciaram ou irão vivenciar na rotina com os pequenos. A literatura infantil, que mostra como ler com as crianças é um ato de amor, além de um convite para dialogar sobre suas dúvidas, medos e anseios, é um excelente recurso para auxiliar pais e professores nessa jornada.

O hábito da leitura estimula a criatividade e a curiosidade, tem a capacidade de despertar emoções e sentimentos, além de ampliar o desenvolvimento da alfabetização e repertório cultural. As  histórias que fazem parte da literatura infantil brasileira permitem ainda maior identificação com a realidade da criança, contribuindo para a formação de sua identidade.

Confira a seguir  uma lista de livros de literatura infantil que abordam temas e gêneros literários  capazes de incentivar o desenvolvimento das crianças de forma educativa e lúdica.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

10 livros de literatura infantil para ler em família com as crianças 

1. Perguntas Incríveis 

Livro personalizado Perguntas Incríveis

Por que será que a gente pergunta?”. Com essa e outras perguntas incríveis a autora, Januária Cristina Alves, convida as crianças e a família para uma aventura repleta de curiosidade e aprendizados. Contando com a criatividade da premiada autora, com dois Prêmios Jabuti de Literatura, que lembra os cuidadores e a família a importância de ouvir e acolher as dúvidas das crianças.

Estimulando a curiosidade infantil, aumentando o repertório e desenvolvendo a linguagem, o livro personalizado Perguntas Incríveis é uma leitura fundamental para a “fase dos porquês” dos pequenos. A grande lição do livro é que além de conseguir respostas, o importante é fazer novas perguntas e descobertas.

2. A Bolsa Amarela 

Livro A Bolsa Amarela
Fonte: Amazon

Um dos clássicos entre os livros de literatura infantil é a história A Bolsa Amarela da escritora Lygia Bojunga, publicado em 1976, que começa com a fala da personagem Raquel, de 10 anos: “Eu tenho que achar um lugar para esconder as minhas vontades.” Suas três vontades são: vontade de ser grande, vontade de ser escritora e vontade de ser menino.

Esse  livro de literatura infantil, conta com uma personagem forte e criativa que carrega uma mensagem de empoderamento feminino para as crianças. Apesar de ter sido escrito nos anos 70, a obra traz de maneira lúdica muitas questões que ainda se mantêm atuais e relevantes, despertando a coragem e a criatividade das crianças.

3. Cores do Mundo

Livro personalizado Cores do Mundo

Em Cores do Mundo, escrito por Rafael Calça, a criança vai se encantar com as cores que fazem parte do mundo ao seu redor, aprendendo sobre pluralidade, empatia e respeito. O autor, que foi vencedor do Prêmio Jabuti com a HQ Jeremias: Pele,  reforça nessa nova história  a importância da representatividade na literatura infantil.

Mostrando de forma lúdica outras culturas, sotaques, línguas e músicas, o livro personalizado Cores do Mundo permite que a criança reconheça a diversidade e aprenda a respeitá-la. 

4. E Foi Assim que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas

Livro E Foi Assim Que eu e a Escuridão Ficamos Amigas
Fonte: Amazon

Emicida, o premiado cantor, escritor e compositor, lançou em 2020 seu novo livro infantil, “E Foi Assim que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas”. Com narrativa escrita em versos, o autor conta a história de uma menina que tem medo da escuridão.

Durante o livro, para sua surpresa, a menina descobre que a Escuridão é também uma menina, que tem medo da claridade. Juntas, as duas vão mostrar aos pequenos que enfrentar o medo do desconhecido, desperta a coragem para viver novas experiências.

5. Peixerinho

Livro de literatura infantil Peixerinho
Fonte: Amazon

Peixerinho é o personagem e o nome do livro escrito por Tino Freitas. O protagonista  é um bicho incomum que se sente muito sozinho. Um dia, tudo se transforma e a sua história vira uma grande brincadeira.

Com o livro as crianças aprendem valiosas lições sobre inclusão e respeito às diferenças, além de se divertirem em uma história lúdica e criativa. Além de escritor, Tino Freitas é contador de histórias, músico, mediador e adora se aventurar pelo mundo da fantasia. Com mais de 20 livros publicados, alguns de seus títulos já receberam prêmios como Jabuti e o Selo Altamente Recomendado para Crianças. O autor também publicou o livro Que confusão, perdi meu bicho de estimação, lançado pela Dentro da História em parceria com a FTD Educação.

6. Lá Dentro Tem Coisa

Livro Lá Dentro Tem Muita Coisa
Fonte: Moderna

O livro escrito por Adriana Falcão, Lá Dentro Tem Coisa, acompanha o desafio de uma menina que pela primeira vez vai sair de casa sozinha. Adriana Falcão morou parte da vida em Recife, é uma escritora, roteirista e arquiteta que utiliza toda sua criatividade para criar universos fantásticos influenciados pelo folclore nordestino.

Misturando fantasia e realidade, o livro aborda de maneira leve e encantadora temas como a insegurança, medo, diferenças, descobertas e expectativas. Lá Dentro Tem Coisa também ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti de 2021.

7. Sherlock Holmes

Livro personalizado Sherlock Holmes

Dentre os livros de literatura infantil está a história personalizada Sherlock Holmes, em que a criança precisa descobrir onde está sua amiga Watson. A história é escrita  pelo autor Júlio Emílio Braz, que já venceu o Prêmio Jabuti, e acredita que o hábito de leitura é fundamental na construção do senso crítico das crianças.

Com essa leitura recheada de mistério, a criança aprenderá a resolver problemas usando o raciocínio lógico, além de entender  a importância da cooperação para  superar desafios sendo protagonista da história. Para isso, ela colocará em prática tudo o que aprendeu com Sherlock Holmes, o maior detetive de todos os tempos!

8. Ou Isto ou Aquilo

Livro Ou Isto ou Aquilo
Fonte: Amazon

Por meio do livro de poesias “Ou Isto  ou Aquilo”, de Cecília Meireles, a criança aprenderá uma lição desafiadora: toda escolha tem um ganho e uma perda. A autora foi professora, jornalista, poetisa e pintora, sendo uma das vozes poéticas mais conhecidas da literatura brasileira.

Ler um livro de poesias para as crianças, além de aumentar seu repertório cultural e de linguagem, estimula a criatividade e outros recursos como a sonoridade, ritmo, rimas e repetições das palavras. 

9. Uma Amizade Assustadora

Livro de literatura infantil Uma Amizade Assustadora

No livro personalizado Uma Amizade Assustadora, a criança vai até o fundo do quintal descobrir quem é a criatura assustadora que parece morar lá. Será que é preciso ter tanto medo dela? 

A história, que é surpreendente e divertida, mostra aos pequenos leitores que as aparências enganam e que vale a pena enfrentar os seus medos, foi escrita por Maria Amália Camargo. A autora já publicou mais de 20 livros infantis e vê na literatura infantil uma maneira poderosa de estimular a capacidade das crianças em identificar sentimentos e situações que já passou ou irá viver.

10. Uma História Dorminhoca

livro de literatura infantil "Uma História Dorminhoca"

Um conto de fadas diferente para a hora de dormir espera a criança no livro personalizado Uma História Dorminhoca, escrito por Flávia Muniz: autora indicada 3 vezes para o Prêmio Jabuti de Literatura. A escritora e pedagoga tem mais de 80 livros infantis publicados para crianças e jovens e acredita no poder dos contos de fadas para estimular a criatividade infantil.

Na história, a Bruxa de Bigode tenta acabar com os contos de fadas, em um lugar onde vivem princesas e vilões malvados trazendo experiências lúdicas e divertidas para a hora da leitura.

Receba livros de literatura infantil todos os meses com o Clube Dentro da História

Pai lendo livros de literatura infantil com o filho

A diversidade de temas, gêneros e autores é uma das formas de construir com as crianças o gosto pelos livros. Com o Clube Dentro da História, a família pode escolher os livros de literatura infantil entre as histórias disponíveis para  compor uma trilha de livros personalizada.

 
Clique aqui para conhecer os planos de assinatura do Clube e comece a receber todos os meses Kits de Leitura incríveis com atividades e livros de literatura infantil para estimular todas as fases de desenvolvimento do seu pequeno ou pequena. Utilize o cupom BLOGDDH para garantir 10% de desconto no plano escolhido.

8 comments
  1. Boa tarde!Gostaria de conhecer livros literario para trabalhar na educação infantil, pois em 2023 iremos trabalhar A leitura literária na educação infantil.

    1. Oie, Iara! Tudo bem?

      Que demais que em 2023 vocês irão trabalhar com livros literários! 😀
      Todos os livros citados no post podem ser utilizados nesse projeto.

      Qualquer dúvida conte com a gente!

  2. Boa tarde.
    Posso adquirir 4 livros de uma única vez, pois vou trabalhar com um projeto maleta viajante, onde a criança leva os livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts