6 anos, 6 motivos para acreditar no poder da leitura

No aniversário de 6 anos da Dentro da História compartilhamos as 6 principais razões que nos fazem acreditar no poder de transformação da leitura na infância
Time da Dentro da História comemorando 6 anos e o poder da leitura
Ouça o post

A Dentro da História acaba de completar 6 anos e estamos em festa! Somos uma empresa de conteúdo infantil pioneira em livros personalizados no Brasil e acreditamos que estimular o contato das crianças com as histórias na infância potencializam as chances de escrever um futuro melhor. Afinal, é por meio dos livros que os pequenos percebem o mundo, desenvolvendo a imaginação, e ao se verem como protagonistas, descobrem como podem ser agentes de mudança.

Desde 2016 combinamos tecnologia, educação e inovação para colocar os pequenos ao lado de seus personagens favoritos, transformando as crianças em heróis e protagonistas de suas próprias histórias. Entre o Clube de Leitura e a loja de livros para presente, já ultrapassamos a marca de 600 mil exemplares entregues para famílias de todo país.

A ideia, que nasceu há 6 anos, já nos permitiu levar mamães e papais para dentro das histórias junto com seus filhos em livros especiais para o Dia das Mães e Dia dos Pais, desenvolver livros interativos com atividades e brincadeiras para as crianças se divertirem enquanto aprendem, chegar às salas de aula com a Dentro Educa e receber prêmios incríveis de inovação e criatividade.

O poder da leitura na infância

Para que as crianças vivam essa experiência especial com os livros, convidamos pessoas de todos os times para apresentar os 6 motivos que fazem nossa equipe acreditar no poder único e transformador da leitura. Confira!

1 – Conecta gerações

Parte do time da Dentro da História

A leitura em família conecta pais e filhos por meio do tempo de qualidade, além de fortalecer os laços de afeto e convívio entre eles. Essa conexão é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

Para Júlia Soares, do time de Conteúdo, “o ato de contar histórias é a forma mais bonita de transmitir a cultura familiar. Que história você quer passar para as próximas gerações? Eu tenho um carinho especial pelo livro O Pequeno Príncipe, pois é o favorito da minha irmã. Ela sempre me contava a história quando eu era pequena, e hoje tenho um afeto especial pela forma como ela foi transmitida.”

2 – Estimula o desenvolvimento

Estudos apontam que a leitura é o estímulo ideal para as crianças, pois ativa diversas conexões cerebrais que proporcionam um desenvolvimento integral.

“Desde cedo a leitura contribuiu para que eu desenvolvesse minhas capacidades e descobrisse muitas coisas novas. Lembro que depois da primeira vez que li um livro sozinha, fiquei maravilhada com a possibilidade de conhecer e aprender sem sair do lugar, apenas viajando pelas páginas das histórias.

Acredito que ler com as crianças é estimular os pequenos e pequenas a explorar o mundo e se conhecerem, descobrindo a magia dos livros ao lado da família, que são sempre o lugar seguro onde as melhores histórias começam e a diversão nunca acaba”, conta Letícia Nascimento, do time de Conteúdo.

3 – Desperta a criatividade

Flavio Aguiar e Diego Moraes com o prêmio de Inovação da Disney recebido pela Dentro da História

De acordo com um estudo feito pela NASA, até os 5 anos de idade os pequenos apresentam um alto índice de criatividade. É por meio de suas histórias favoritas que as crianças dão asas à imaginação para sonhar com possibilidades criativas de se divertir e aprender.

Por essa razão, acreditar no poder da leitura, é também crer que os livros infantis são recursos incríveis para despertar e estimular a criatividade desde cedo, dando às crianças a oportunidade de construir, experimentar e conhecer coisas novas.

Diego Moraes, que é co-fundador da Dentro da História, completa: “a criatividade surge do acúmulo de repertório de tudo que aprendemos e vivemos. Livros lúdicos nos ajudam a acreditar e entender desde cedo que o impossível pode ser tornar possível. Acreditar que os nossos sonhos podem se tornar realidade. Isso é parte do que fazemos na Dentro da História e a personalização torna isso perceptível para os pequenos.”

4 – Expande o repertório

Quando falamos no poder da leitura, também nos referimos ao quanto os livros expandem os horizontes dos pequenos.

“Sempre gostei muito de ler, e fui incentivada a desenvolver esse hábito desde pequena. Hoje, ver o rostinho feliz de uma criança recebendo um livro personalizado, e podendo entender o que está escrito nele, é muito gratificante.

Afinal, a leitura abre muitas portas no desenvolvimento da criança, além de expandir o repertório, ela amplia a concentração, memória, raciocínio, linguagem oral e capacidade criativa. Quando a criança inicia o processo de alfabetização, cada letra é motivo de inspiração, e ela mergulha na descoberta, lendo tudo o que vê.

Por meio da leitura ela cria conexões entre as palavras que lemos e as que usamos oralmente e, quanto mais texto vemos, mais fácil é para lembrarmos como escrevê-lo, então quem lê com mais frequência, tem uma melhor escrita. Como já dizia Paulo Freire: ‘a alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo‘”, compartilha Vitória Córnia, do time de Sucesso do Cliente.

5 – Desenvolve a empatia

Coleção Filhotes Fofinhos para desenvolver a empatia nos pequenos

Ler com as crianças também ajuda no desenvolvimento de valores como a empatia, que são fundamentais para a melhorar o convívio com o outro.

“Desde pequena eu gostava muito de ler, e o que me tocava era o quanto a gente conseguia imergir e sentir na pele o que os personagens do livro estão passando. A empatia desenvolvida pelo poder da leitura é um ótimo exercício de imaginação e nos estimula a tentar ao máximo entender o outro. Por isso, acredito que estimular o contato com os livros é permitir que as crianças desenvolvam a empatia, além de proporcionar outros aprendizados como a resolução de problemas, que apresenta novas projeções de futuro”, compartilha Karyne Pissolato, da equipe de Marketing e Social Media.

6 – Contribui para um mundo melhor

Despertar nas crianças o hábito de ler também mostra o poder da leitura em contribuir para um mundo melhor com mais justiça e igualdade.

O Alef Vieira, do time de Tecnologia, conta que “meu afilhado estava tendo dificuldades no desenvolvimento e, desde que comecei aqui na Dentro da História, passei a incentivar o contato dele com os livros e as histórias. O resultado é que a leitura tem sido fundamental na evolução e na formação da visão de mundo dele.

Além disso, vejo que com a era digital em que as crianças começaram a ter contato com a internet cada vez mais cedo, a leitura é ainda mais importante, pois é uma forma saudável e lúdica de ampliar o conhecimento sobre o mundo, proporcionando um aprendizado que desde cedo se conecta ao dia a dia dos pequenos. No futuro, isso certamente irá contribuir para que as crianças atuem ativamente na construção de um mundo melhor e mais justo”, finaliza.

Nosso desejo é continuar transformando o contato das crianças com a leitura e contribuindo para um futuro melhor.

Veja também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts