5 anos de Dentro da História, 5 histórias inspiradoras!

A Dentro da História está comemorando 5 anos e reunimos 5 histórias que mostram a importância de transformar as crianças em protagonistas.
5 anos Dentro da História
Ouça o post

Há cinco anos, nascia a Dentro da História. A ideia surgiu de um sonho: fazer com que cada criança pudesse ter a experiência incrível de participar de uma história ao lado de seus personagens favoritos. Afinal, quem é que nunca sonhou com isso?

Tudo começou na Bienal do Livro de São Paulo, em 2016. Nesse evento, as crianças podiam criar seus personagens e ver os livros sendo impressos ao vivo no estande da Dentro da História com a Turma da Mônica. Foram feitas mais de 20 mil personalizações. Uma experiência realmente mágica!

Desde então, mais de 500 mil crianças tiveram a oportunidade de virar protagonistas em histórias incríveis. E algumas de suas histórias chegaram até nós, nos emocionaram e nos lembraram desse grande propósito pelo qual trabalhamos. Veja a seguir 5 delas!

1. Dona Divina

Dona Divina e livro da Turma da Mônica

Tendo trabalhado muitos anos como costureira, Dona Divina frequentou a escola de adultos para aprender a ler. Na família com 13 irmãos, seus sobrinhos frequentavam sua casa e sempre levavam gibis da Turma da Mônica. Foi com essas historinhas que ela começou a descobrir letra por letra. 

Sabendo da paixão de Dona Divina pelos personagens de Mauricio de Sousa, sua vizinha Ione conheceu a Dentro da História e decidiu criar um livro personalizado da Turma da Mônica para grande fã. A história escolhida foi “Visita na Roça” e assim Dona Divina, aos 94 anos, se transformou em personagem de um livro junto com seu cachorrinho Banzé.

Para tornar essa experiência ainda mais especial, a Dentro da História contou a história da Dona Divina para o próprio Mauricio de Sousa. O pai da Turma da Mônica, feliz por saber dessa grande fã, gravou um vídeo com uma mensagem diretamente para ela:

Emocionante, não é mesmo? Veja aqui a matéria completa sobre essa história e a reação da Dona Divina ao vídeo do Maurício de Souza.

2. Mari e Mumu

Camila Comitre é especialista em ferramentas de desenvolvimento socioemocional, e escritora da coleção Aprendendo o Bê-a-Bá. Mas a sua relação com a Dentro da História começou bem antes da criação desses livros, feitos com tanto carinho. 

Camila também é mãe da Mari e do Mumu, ambos com TEA (Transtornos do Espectro Autista). Segundo ela, desenvolver o hábito da leitura traz diversos benefícios para eles: o treino da escuta, da memória e do foco, habilidades importantes para a autonomia das crianças. Mari e Mumu ganharam seus livros personalizados da Dentro da História, e o protagonismo nas aventuras teve reflexos no desenvolvimento dos pequenos.

 “Hoje eles se vêem como personagens dentro da história e conseguem administrar muito melhor as questões simbólicas e de abstração. Em fase de alfabetização, da maneira e no tempo deles, é lindo ver a relação deles com obras literárias, abrindo a mente e o coração para que eles tenham o mundo nas mãos e na imaginação, mas que principalmente, sejam seres humanos bons para o mundo.”, conta a mãe orgulhosa.

3. Professora Valdenia

Quando começou a dar aula para a turma do 4º ano do Ensino Fundamental em um Colégio Municipal na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, a professora Valdenia percebeu que os alunos não tinham muito interesse pela leitura. Como já era assinante dos gibis da Turma da Mônica, ela decidiu disponibilizar alguns exemplares no cantinho de leitura da sala de aula junto aos livros paradidáticos.

Os gibis despertaram o interesse dos alunos, então Valdenia teve a ideia de usar os personagens do Mauricio de Sousa para criar um projeto multidisciplinar. Durante uma de suas pesquisas, a professora conheceu os livros personalizados da Turma da Mônica, entrou em contato com a equipe da Dentro da História e decidiu criar livros para todos os alunos, como forma de conclusão do projeto.

projeto incentivo a leitura

Ao final do projeto, toda a comunidade escolar foi mobilizada para um grande evento de encerramento, com apresentações artísticas e culturais. O efeito positivo do trabalho  desenvolvido pela professora Valdenia com os gibis e com os livros personalizados ficou claro: a média de livros lidos pelos alunos, que era de 10 por mês, subiu para 25 livros por mês após esse projeto. Clique aqui para ler a matéria completa!

4. Alunos do Anglo Morumbi

Desde 2013, o Colégio Anglo Morumbi de São Paulo realiza anualmente o projeto “O Líder em Mim”, com o objetivo de desenvolver habilidades de liderança nos alunos. Em 2019, o tema escolhido para o desenvolvimento do programa de liderança com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental foi a história do clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”. Durante o desenvolvimento do projeto, a coordenadora Daniela Prado descobriu que existia uma versão personalizada da história. 

Professoras com livros personalizados e alunos protagonistas

“Eu já conhecia a Dentro da História como mãe, tinha feito um livro da Turma da Mônica para a minha filha. Um dia olhando o site vi que tinha sido lançado O Pequeno Príncipe e, como era o nosso tema, tinha tudo a ver as crianças fazerem parte dessa história. A nossa ideia foi fazer uma surpresa para elas.”, contou a coordenadora.

As crianças personalizaram seus próprios personagens no estilo do Pequeno Príncipe na escola, escolhendo suas características físicas e acessórios. Porém, os alunos não sabiam que teriam o livro impresso. No dia do evento de encerramento, receberam os livros como surpresa. Além de visitar a exposição com todas as atividades realizadas ao longo do ano, as famílias acompanharam a entrega dos livros e os alunos protagonistas deram autógrafos como verdadeiros autores, em uma mesa preparada especialmente para isso. Veja a matéria completa aqui e o vídeo a seguir:

5. Alycia, filha da Ingrid

O amor pelos livros começou cedo na família da Ingrid. Ainda grávida, ela já lia para sua filha Alycia, e a pequena ganhou seu primeiro livro quando tinha apenas seis meses de idade. Pouco antes do início da pandemia, Ingrid conheceu a Dentro da História em um grupo de mães em que trocavam dicas no WhatsApp. Após algumas visitas ao nosso site, ela decidiu presentear a pequena Alycia com um livro personalizado da Turma da Mônica. 

Com o início da pandemia, a família decidiu assinar o Clube Dentro da História. “Antes da pandemia, sempre íamos às feiras de livros e bibliotecas juntos. Com o isolamento, não queríamos deixar de incentivar nela esse amor pelos livros. Além disso, a Alycia passou a ficar em casa o dia todo. Foi quando vimos a oportunidade para começar a receber os Kits de Leitura”, conta Ingrid.

Leitura durante a pandemia

“Quando o porteiro liga avisando que o livro do mês chegou, ela mesma quer descer para buscar. E quando abrimos o pacote juntas, ela fica eufórica querendo brincar com todas as atividades de uma vez!”, conta a mãe, que acredita que os livros personalizados ajudaram a trazer mais diversão e leveza para um período difícil, além de incentivar o aprendizado e o desenvolvimento da Alycia mesmo longe da escola. Veja a entrevista completa da Ingrid aqui.

5 anos e muitas histórias por vir!

Com esses histórias e muitas outras, a Dentro da História acaba de completar mais um capítulo de vida. Mais de 500 mil crianças já participaram dessa jornada e é incrível ver tantos sonhos virando realidade. 

Você que faz parte desses 5 anos de história, comenta aqui a sua experiência! 🎂✨ ⁠

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts