9 ideias para comemorar o Dia dos Pais em família

Entenda a importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil e confira dicas para celebrar o Dia dos Pais de modo inesquecível com as crianças
Pai e filho se divertindo juntos
Ouça o post

Os pais são considerados os primeiros heróis dos filhos e filhas. Afinal, é ao lado deles que as crianças descobrem o superpoder de um abraço aconchegante e aprendem a transformar os momentos do dia a dia em divertidas aventuras. Por essas e muitas outras razões, o Dia dos Pais é uma data especial que nos lembra o quanto a relação entre pais e filhos é única. 

Um amor tão grande assim, que proporciona diversos benefícios para a criança e a família, precisa ser comemorado de maneira inesquecível! Descubra a seguir como a paternidade ativa pode incentivar o desenvolvimento infantil e confira dicas para celebrar o Dia dos Pais de forma ainda mais especial.

Surpreenda no presente do melhor pai do mundo!
  • Amo muito meu Papai
  • Especial Dia dos Pais: Sua família dentro da história!
  • O Papai faz o impossível virar algo incrível

Conheça os benefícios da paternidade ativa para as crianças

Nas últimas décadas, o papel dos pais vem se transformando na sociedade. Por muitos anos vistos principalmente como provedores financeiros, cada vez mais se destaca a importância do envolvimento afetivo do pai com os filhos e a família. Algumas instituições como a Unicef tem chamado essa mudança de comportamento de paternidade ativa.

Para as crianças, ter a figura paterna mais presente nas tarefas do dia a dia como os deveres escolares, momentos de leitura e brincadeiras proporciona um melhor desenvolvimento escolar e estabilidade psicológica, como mostra uma pesquisa da USP. Segundo o estudo, a paternidade ativa também garante vantagens para os pais, que se sentem mais satisfeitos e realizados, até mesmo profissionalmente.

Que tal aproveitar o Dia dos Pais para fortalecer ainda mais esse vínculo cheio de amor entre os papais e as crianças?

Ideias para celebrar o Dia dos Pais com muita diversão

Nós sabemos que cada pai é único e especial. Por isso, reunimos nessa lista de ideias para comemorar o Dia dos Pais, atividades para os papais de diferentes perfis. Confira!

1 – Festa do Pijama

O papai é fã de uma boa festa, nada melhor que comemorar o Dia dos Pais com uma super festa do pijama. A diversão pode começar bem cedinho, junto com um café da manhã especial, e seguir com atividades em família durante todo o dia. Não se esqueça de registrar os pijamas escolhidos para a festança em divertidas fotos juntos.

2 – Maratona de histórias

O pai gosta de ler uma boa história? Então uma opção para celebrar essa data é vocês fazerem juntos uma maratona de leitura.

A comemoração ficará ainda mais especial com o livro personalizado “O Papai faz o Impossível virar algo Incrível”. Nessa aventura, o papai entra na história ao lado de 1, 2 ou até mesmo 3 filhos para compartilhar momentos inesquecíveis juntos e se divertir com as atividades do livro. Para garantir essa lembrança para a vida toda, basta acessar o site da Dentro da História e personalizar a história. Depois é só receber em casa esse presente emocionante para o Dia dos Pais e começar a maratona de histórias!

Veja também: 8 livros para dar de presente de Dia dos Pais

3 – Passeio ao ar livre

Para os papais que gostam do contato com a natureza, um passeio ao ar livre é uma ótima forma de comemorar o Dia dos Pais. Pode ser uma caminhada em um parque cheio de árvores, uma trilha para assistirem o pôr do sol lado a lado ou até mesmo um acampamento na natureza. Seja qual for a opção, vocês poderão admirar juntos a natureza, além de terem tempo para boas conversas.

4 – Desafio na cozinha

Que tal comemorar esse dia com um desafio culinário ao lado do papai? Essa é uma excelente opção para homenagear os papais que adoram cozinhar. Juntos, vocês podem preparar uma receita de pizza, um delicioso bolo de cenoura ou podem criar um novo prato que só vocês saibam a receita. Hmmm, será um Dia dos Pais divertido e muito saboroso!

5 – Tarde de jogos

Filho jogando xadrez com o pai

Para comemorar o Dia dos Pais de forma divertida, que tal uma tarde especial de jogos? A brincadeira pode começar com uma partida de damas ou com o papai ensinando como jogar xadrez. Se o pai não entende muito de jogos eletrônicos, a criança também pode mostrar a ele como jogar. Além de compartilharem boas risadas e aprendizados juntos, essa também é uma boa maneira de homenagear os papais que amavam os jogos de tabuleiro na infância.

6 – Sessão pipoca 

Se o papai gosta muito de filmes e séries, vocês podem celebrar o Dia dos Pais com uma divertida sessão pipoca. Para deixar o momento ainda mais divertido, escolham filmes que ele gostava de assistir quando era criança, os sucessos indicados ao Oscar ou até mesmo alguma série para acompanharem juntos. Não se esqueça de preparar a pipoca! 

7 – Túnel do tempo

Outra divertida ideia para comemorar o Dia dos Pais é aproveitar a data para fazer um túnel do tempo, relembrando os momentos que vocês já vivenciaram lado a lado. Para começar, vocês podem fazer uma linha do tempo com todas as fotos que têm juntos e depois, escolher uma das fotografias para ser recriada. Outra ideia, é registrar o amor entre vocês todos os anos em uma foto especial. No futuro essas fotografias podem entrar em uma cápsula do tempo da família para mostrar às próximas gerações as inesquecíveis memórias que vocês viveram juntos.

8 – Concurso musical

Para os papais que adoram uma cantoria, uma opção para comemorar essa data tão especial, é promover um concurso musical em família. Na playlist vocês podem incluir as músicas da Galinha Pintadinha, os sucessos do Mundo Bita e claro, as canções que o papai adora cantarolar no chuveiro. O maior prêmio dessa competição serão as risadas e os momentos divertidos compartilhados com ele.

9 – Oficina criativa

Criança fazendo uma horta com o pai

Dentre as ideias para comemorar o Dia dos Pais, que tal aproveitarem a data para criarem algo juntos? Se seu pai gosta de atividades manuais que envolvam a criatividade, ele vai adorar compartilhar esse talento com você. Pode ser um quadro cheio de cores, uma mini horta para vocês cultivarem juntos, uma capa de super-herói ou quem sabe uma caixa sensorial para se divertirem em família. Preparem os materiais e mãos à obra!

Não se esqueça de contar para a gente aqui nos comentários quais foram as ideias que vocês mais gostaram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts