Receita de bolo de cenoura com calda de chocolate para se deliciar

receita de bolo de cenoura com calda de chocolate
Ouça o post

Quem é que não se lembra de uma tarde em casa, quando o único motivo para parar a brincadeira era o cheiro gostoso de bolo vindo da cozinha? Bolos caseiros têm gosto de família, de carinho e de principalmente de infância. Veja aqui a receita de bolo de cenoura, um dos mais queridos de todos!

As mamães e os papais gostam dele porque é uma forma das crianças que não comem cenoura ingerirem os nutrientes dela. E os pequenos, é claro, amam se lambuzar com a calda de chocolate!

Receita de bolo de cenoura

Essa receita de bolo de cenoura com calda de chocolate é super fácil de fazer, a massa fica leve e a calda bem molhadinha. Perfeita para dar energia em uma tarde de brincadeiras ou para comer assistindo um filme juntinhos em família!

ingredientes receita bolo de cenoura

Ingredientes:

3 ovos

3 xícaras (chá) de farinha

2 xícaras (chá) de açúcar

3 cenouras grandes

½ xícara (chá) de óleo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

  1. No liquidificador, bata o óleo, os ovos inteiros, as cenouras e o açúcar.
  2. Em um recipiente, coloque a farinha e o fermento.
  3. Acrescente no recipiente a mistura do liquidificador e misture muito bem à mão.
  4. Unte uma forma com margarina e farinha.
  5. Despeje a mistura do bolo na assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Asse por aproximadamente 25 minutos.

Dica: Usamos um assadeira retangular tamanho número 3, com medidas 28cm X 40cm. Isso deixa o bolo mais baixinho e com mais cobertura para os pequenos que adoram chocolate.

Calda cremosa de chocolate

Essa cobertura não leva leite condensado e fica parecida com um brigadeiro cremoso. Os pequenos vão adorar!

ingredientes receita calda de chocolate

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de leite

1 ½ xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de margarina

Modo de fazer:

Leve tudo ao fogo em um recipiente alto. Deixa a mistura cozinhar no fogo baixo e mexa de vez em quando para que não transborde, por aproximadamente 40 minutos. Retire do fogo quando estiver formando um fio médio. O volume da calda vai estar reduzido pela metade do inicial. Depois que esfriar, ainda vai engrossar um pouco.

Dica: Antes de derramar a cobertura, use uma faca para fazer furinhos na massa para a cobertura entrar.

Se quiser, adicione chocolate granulado no topo. Para deixar ainda mais atraente para os pequenos, você pode escolher confeitos coloridos e com formatos divertidos!

bolo de cenoura com calda de chocolate em prato

Cozinhando e aprendendo

Além de criar momentos gostosos em família, cozinhar pode ser uma oportunidade de aprendizado para as crianças. Veja abaixo algumas dicas de como ajudar o seu pequeno a aprender muito enquanto cozinha!

  • Você pode pedir a ajuda do seu pequeno ou pequena começando por coisas simples, como pegar os utensílios no armário ou despejar os ingredientes no recipiente. Esse tipo de atividades ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras. Crianças adoram aprender a quebrar ovos e untar a assadeira, por exemplo. Claro que isso pode causar mais sujeira do que o normal, mas com certeza esses momentos serão lembranças gostosas da infância.
  • Cozinhar envolve medidas, por isso desenvolve noções matemáticas e também o pensamento lógico. Peça para a criança calcular e separar sozinha a quantidade necessária de cada ingrediente. Dependendo da idade, pode ser incentivada com perguntas como: “Se esse bolo precisa de 3 cenouras, de quantas iríamos precisar para fazer 2 bolos?”.
  • Se a criança está em fase de alfabetização, incentive-a a ler sozinha as instruções da receita. Dessa forma, ela pratica a leitura vivenciando uma experiência prática a partir daquilo que lê.

Leia também: 7 receitas de lanches saudáveis para levar na escola

Receba dicas e novidades por email:
15 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts