Brinquedo de bebê: conheça 5 opções criativas

Descubra os benefícios do brincar desde os primeiros meses de vida e confira os melhores brinquedos de bebê.
irmãos brincando com brinquedos de bebê
Ouça o post

Quando nasce um bebê, nasce também uma família que se reconhece, aprende e se diverte a cada dia. Nessa jornada, repleta de adaptações, um dos momentos mais especiais entre pais e filhos é o momento do brincar. Enquanto observam atentos e cheios de amor os pequenos descobrirem as cores, formas e texturas dos brinquedos de bebê, as famílias fortalecem os vínculos de afeto e convívio com os filhos.

O brincar na infância é o caminho pelo qual as crianças descobrem, exploram e percebem o mundo ao seu redor. Desde os primeiros meses de vida, brincar é fundamental para que os bebês se desenvolvam de forma saudável e se tornem crianças ativas e cheias de energia.

Qual o brinquedo de bebê para cada fase?

Bebês brincando na escola

Ainda que seja fundamental incentivar os bebês a brincar desde os primeiros meses, é importante saber qual o melhor brinquedo de bebê para cada fase dos pequenos.

Isso acontece porque o primeiro ano de vida é repleto de descobertas para a criança e os saltos de desenvolvimento acontecem de forma rápida. Por essa razão, saber quais habilidades os pequenos estão desenvolvendo a cada mês é importante para escolher os brinquedos de bebê mais apropriados.

0 a 4 meses

Do nascimento aos quatro meses, o bebê vive um grande processo de adaptação fora do útero, que passa pelo desenvolvimento dos cinco sentidos, especialmente pela capacidade de distinguir cores, sons e diferentes texturas.

Dessa forma, tapetes lúdicos, mordedores e chocalhos que tenham cores vibrantes, texturas diversas e sons diferentes, são os melhores brinquedos de bebê para esta faixa etária, pois estimulam as habilidades sensoriais e coordenação motora fina, que é a capacidade de segurar e manusear objetos.

4 a 8 meses

Entre os 4 e os 8 meses de vida, os pequenos já são capazes de sentar, engatinhar e controlar melhor seus próprios movimentos. Nessa fase, os bebês também começam a compreender como seu corpo interage com o ambiente ao redor.

Para estimular o desenvolvimento dos movimentos corporais e coordenação motora para associar formas e objetos, os brinquedos de bebê mais indicados são os blocos de encaixar, montar e empilhar, além dos andadores e bolas.

8 meses a 1 ano

No período entre os oito meses e o aniversário de um ano, os pequenos aumentam o desenvolvimento corporal, dando seus primeiros passos e começam a desenvolver a linguagem.

Por essa razão, além de brinquedos que estimulem o equilíbrio, é muito importante oferecer aos pequenos materiais que desenvolvam a linguagem e o raciocínio lógico, como os livros infantis para bebês e blocos com as letras do alfabeto e números.

5 brinquedos de bebê

Para as famílias que desejam estimular o desenvolvimento de seus pequenos e fortalecer os laços de amor por meio do brincar, vale lembrar também dos cuidados com os brinquedos de bebê, como escolher somente as opções certificadas pelo Inmetro e sempre higienizá-los antes de oferecer à criança.

Confira a seguir as melhores opções de brinquedos para se divertir e compartilhar momentos repletos de amor com o seu pequeno!

1) Tapete lúdico

imagem com brinquedo de bebê mostrando uma criança se divertindo com o tapete lúdico

O tapete lúdico é um brinquedo de bebê incrível para estimular o desenvolvimento das crianças entre 0 e 4 meses de idade, pois desperta a curiosidade dos pequenos para reconhecer cores e texturas.

Os modelos coloridos com temas de animais e formas geométricas são os mais indicados para esta faixa etária, pois além de estimular, também acalma os bebês.

2) Mesa de Atividades

Para as crianças entre os 4 e os 8 meses, que estão explorando os movimentos corporais e desenvolvendo a coordenação motora, a mesa de atividades é um brinquedo incrível para estimular novos aprendizados e descobertas.

Desde as opções que emitem sons, possuem formas geométricas até as de animais e meios de transporte como carrinhos e ônibus, as mesas de atividades são um prato cheio para os bebês descobrirem como empilhar e montar objetos, além de se familiarizar com suas cores, sons e características.

3) Livros infantis

livro personalizado Tratorzinho Vermelho

Como sempre comentamos aqui no Blog, os livros infantis são verdadeiros portais para que os pequenos conheçam, explorem e descubram coisas novas. Apresentar histórias com ilustrações lúdicas e coloridas para os bebês de oito meses a 1 ano, é essencial para ajudá-los no desenvolvimento da linguagem.

Nesse sentido, a personalização que coloca a criança como protagonista da história, também é um ingrediente importante para aproximar os pequenos da narrativa, proporcionando ainda mais identificação com o livro.

A coleção Animais e Filhotes Fofinhos une todos esses elementos, pois nos 3 livros personalizados, que apresentam os animais aos bebês, as histórias contam com ilustrações coloridas e delicadas, que colocam os pequenos em contato com os animais de forma lúdica e divertida. Para personalizar essa história com um desconto especial, basta clicar aqui.

No artigo abaixo, reunimos dicas especiais que vão deixar o momento de leitura com o bebê ainda mais divertido:

4) Mordedores e chocalhos

Os mordedores e chocalhos também são ótimos brinquedos de bebê para os pequenos entre 0 e 4 meses de idade, que estão descobrindo sons e texturas.

Com a chegada dos primeiros dentinhos, os mordedores ajudam no alívio do incômodo da gengiva, enquanto desenvolvem o tato e coordenação motora fina dos pequenos. Os chocalhos, por sua vez, são brinquedos divertidos que estimulam os bebês a reconhecerem e se adaptarem aos diferentes estímulos sonoros que os rodeiam.

5) Brinquedos de borracha

Bebê brincando com brinquedo de borracha na hora do banho

Para os bebês de todas as idades, os brinquedos de borracha são companheiros divertidos para diferentes momentos da rotina, especialmente para a hora do banho.

Além de maleáveis, esse tipo de brinquedo de bebê apresenta diversas opções de formatos e temas: desde animais até meios de transporte.

Registre os brinquedos de bebê favoritos do seu pequeno

Entre um sorriso e outro, papais e mamães adoram registrar as descobertas e aprendizados de seus bebês durante o brincar. Afinal, cada um desses momentos divertidos compartilhados entre pais e filhos, se tornam lembranças especiais guardadas no coração, na memória e na galeria do celular.

mãe beijando seu filho ao lado da coleção de livros Diários do Bebê com Disney Baby

Que tal guardar essas lembranças inesquecíveis dos bebês com os brinquedos em livros únicos e totalmente personalizados? Diferente dos smartphones, os livros são objetos especiais e repletos de afeto, ideais para passar de uma geração a outra da família, mantendo sempre vivos os melhores momentos compartilhados.

A coleção Diários do Bebê com Disney Baby, que possui 3 livros personalizados com o nome e o personagem do seu pequeno, registra os principais aprendizados e conquistas do bebê durante seu primeiro ano de vida. Nas páginas, além de ver a criança rodeada pelos personagens icônicos da Disney, a família também encontra espaço para escrever as descobertas do bebê com os brinquedos. Para conhecer e personalizar a coleção completa, basta clicar aqui.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts