Brincadeiras para a hora do banho: veja dicas para todas as idades

Mais de 20 ideias de brincadeiras para a hora do banho ficar mais divertida – e educativa! Para bebês e crianças de todas as idades.
Brincadeiras para a hora do banho das crianças
Ouça o post

Mais de 10 ideias de brincadeiras para a hora do banho ficar mais divertida – e educativa! Para bebês e crianças de todas as idades.

A hora do banho não precisa ser apenas uma obrigação. Pelo contrário: transformá-la em um momento divertido ajuda a criança a assimilar a importância do banho para sua saúde e rotina. 

No livro personalizado Hora do Banho, da Galinha Pintadinha, os pequenos vivem esse momento através da leitura junto com os personagens, que mostram para as crianças todas as partes do corpo, sempre relacionando com um animal para estimular a imaginação: lavar o cabelo igual a crista da galinha, o pescoço igual a girafa, o pé igual ao sapo, os braços do polvo, e assim por diante. 

Além de usar essa comparação com animais para tornar o banho um momento lúdico, você também pode estimular várias outras brincadeiras. Veja algumas ideias a seguir:

Brincadeiras no banho do bebê

Nessa fase em que os pequeninos ainda tomam banho na banheira e interagem menos, experimente conversar com o bebê, cantar, fazer caretas e sons diferentes durante o banho. Ele vai se distrair da sensação (ainda estranha) da água e até dará boas risadas.

Também vale fazer massagem nas perninhas e na barriga para acalmar. Ou ainda colocar na banheira brinquedinhos que boiam, para a criança brincar de afundá-los e experimentar esse fenômeno. 

Outra dica é colocar três ou quatro saquinhos de chá de camomila fervidos em pouca água, para ficar bem forte, e deixar um cheirinho gostoso no ambiente.

Brincadeiras para fazer no chuveiro

Já para os maiorzinhos, o box do chuveiro traz mil possibilidades de brincadeiras. Não precisa nem falar que desenhar no box é a atividade preferida das crianças, né? E hoje existem tipos de giz para desenhar em azulejos, que saem com água e sabão e rendem grandes obras de arte. 

É uma boa ideia ter formas, letras e números de EVA para grudar no box e estimular o aprendizado. Fazer penteados no cabelo com água e espuma também encanta a criançada. E já pensou em levar a piscininha inflável para dentro do box? Aí o chuveiro vai virar uma verdadeira cachoeira, com diversão garantida. 

Música para animar o banho!

Cantar no chuveiro é para todas as idades. Melhor ainda se for uma música que tem tudo a ver com banho, e ainda ensina para as crianças as diferentes partes do corpo. Tudo para que nenhuma saia do banho sem ser lavada. Importante, não é mesmo?

Coloque para tocar a música “Bolha de Sabão”, da Galinha Pintadinha, e seu pequeno vai aprender a letra rapidinho:

Veja também: 15 músicas da Galinha Pintadinha para ouvir com os pequenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts