21 atividades para fazer em casa com as crianças

5 min. leitura

Atividades para fazer em casa com as crianças
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Desenhos para colorir, jogos e atividades manuais para entreter as crianças sem sair de casa nesse período sem aulas. 

Criança em casa é sinônimo de alegria, mas também de trabalho dobrado para os pais. Com esse momento sem aulas e evitando saídas, é um grande desafio entreter os pequenos e ainda conseguir dar conta das tarefas do trabalho e do dia a dia.

Aqui no Blog Dentro da História sempre trazemos ideias de brincadeiras e atividades para fazer em casa. Agora reunimos todas as dicas aqui para ajudar as famílias nesse período!

São vários materiais para imprimir ou se inspirar, além de vídeos com passo a passo para criar brincadeiras usando materiais que temos em casa. Esperamos que gostem!

Desenhos para colorir

  • patrulha canina para colorir chase
  • galinha pintadinha desenho para pintar
  • Meninas superpoderosas para colorir

Quem tiver impressora em casa pode baixar os desenhos para os pequenos pintarem com lápis de cor, giz de cera ou até mesmo tinta. Se não tiver como imprimi-los, nossa dica é abrir o desenho no computador e incentivar a criança a copiá-lo. Isso estimula a noção espacial e as habilidades motoras finas.

Separamos desenhos dos personagens favoritos dos pequenos, é só clicar para baixar:

Jogo Histórias Fantásticas

Jogo Histórias Fantásticas

Esse é um jogo para baixar e imprimir que estimula as crianças a criarem histórias malucas, incentivando a criatividade e a imaginação. Sempre rende muitas risadas! Se você não conseguir imprimir, pode baixar e criar as cartas à mão, com papel sulfite e canetinha. O jogo inclui:

  • 60 Cartas Fantásticas para sortear e criar histórias criativas.
  • Guia para Família com ideias para brincar em casa e se divertir em família.
  • Guia para Educadores com dicas para uso pedagógico do jogo quando as aulas voltarem.

Jogo do Tesouro

Jogo do Tesouro ensina educação financeira para crianças

Agora as crianças podem viver uma grande aventura sem sair de casa! O Jogo do Tesouro é um jogo de tabuleiro onde o objetivo avançar pelas casas e chegar até o final acumulando a maior quantidade de moedas possível.

Criado em parceria pela Dentro da História e a Brasilprev, o jogo estimula as habilidades matemáticas e desenvolve noções de educação financeira e de sustentabilidade, através das cartas que recompensam ações positivas como reciclar, apagar as luzes e não demorar no banho.

Máscaras de Animais

Máscara de carnaval de animais

Com esses moldes vocês podem criar máscaras divertidas de leão, coruja, gato e borboleta.  Use os moldes para desenhar em cartolina, E.V.A. ou feltro. Se só tiver sulfite, as crianças podem pintar para deixar tudo colorido. Depois cole as partes como indicado nos moldes e amarre com um elástico. 

Marca-Páginas 

marca-página de coelho

Para estimular a leitura de um jeito divertido e já ir entrando no clima da Páscoa, crie com os pequenos esse marca-páginas de coelhinho. É só imprimir o molde, colorir, recortar e colar nos lugares indicados.

Fantoche de Coelho

fantoche de coelho

Outra atividade para se preparar para a Páscoa é esse fantoche de coelho feito de papel! É fácil de fazer, só precisa de lápis colorido, tesoura e cola. Além do fantoche, tem também algumas comidinhas para pintar e alimentar o coelho.

Boneca de Papel

Boneca de papel da Barbie

Quem nunca quis criar sua própria Barbie? Com essa boneca de papel as crianças podem pintar a boneca, escolhendo a cor de pele, dos olhos e do cabelo. Elas também podem personalizar as roupinhas que já vêm impressas e até criar novos figurinos, desenhando e recortando no tamanho do corpo da Barbie.

Chapéu de Dinossauro

Que tal fazer em casa com os pequenos um chapéu de fantasia de dinossauro, para brincar de um faz de conta jurássico? Usando poucos materiais, veja como é fácil fazer esse adereço divertido com o seu pequeno ou pequena.

Coroa de Príncipe ou Princesa

Para mais brincadeiras de faz de conta, vocês podem fazer coroas da realeza usando um rolo de papel higiênico. Soltem a imaginação para decorar a coroa de príncipe ou princesa como quiserem!

Braceletes de Super-Herói ou Heroína

Também com um rolo de papel higiênico, vocês podem criar braceletes para brincar de super-heróis e heroínas. É só recortar e pintar. Se tiver um pouco de tinta ou glitter, fica ainda mais legal! Mas a imaginação é o ingrediente principal.

Foguete de sucata

como fazer foguete de sucata

Mais uma ideia com rolo de papel: criar um foguete para poder viajar até o espaço sem sair de casa. Recortem papelão para fazer a base, as asas e o fogo, colando nos locais indicados.

Anteninhas de Formiga

Antenas do smilinguido

Inspirados na formiguinha mais famosa de todas, criamos um passo a passo para fazer as antenas do Smilingüido em casa. Você só vai precisar de tesoura, cola, papel pintado de preto e um elástico para fazer a tiara. 

Leite Psicodélico

Essa é uma experiência muito simples de se fazer que, além de divertida, ensina para as crianças conceitos científicos. Você vai precisar de leite, detergente e de pelo menos um corante. Veja o vídeo acima e clique no botão para ver mais instruções.

Pote da Calma

Pote da Calma

Agitação em excesso, ansiedade, irritação, crises de birra… Ficar sem sair de casa pode acabar gerando esse tipo de reação nas crianças. O Pote da Calma é um recurso simples que ajuda os pequenos a se acalmarem: é só misturar em uma garrafa ou pote transparente água, glitter e corante se tiver. Para deixar o líquido mais denso, misture uma colher de xampu ou sabonete líquido transparente.

Quando a criança estiver agitada, estimule-a a rodar para formar um redemoinho, virar de ponta cabeça, esperar o glitter cair totalmente para depois agitá-lo de novo… Dê algumas dicas, mas deixe que ela descubra essas possibilidades por conta própria. Isso é parte do efeito calmante do pote.

Slime

Essa brincadeira é uma das mais populares entre os pequenos e, se você ainda não fez, agora é o momento para experimentar. As crianças adoram colocar a mão na massa, e o slime tem um efeito relaxante até para os adultos. Veja o vídeo acima e mais instruções clicando abaixo.

Competição de aviãozinho

Aviãozinho de papel

Que tal dar um tempo nos joguinhos de corrida do celular para criar aviões de papel que voam de verdade? As crianças vão se divertir aprendendo diferentes formas de dobrar o papel para criar um aviãozinho, como na imagem acima.

Pizza colorida

pizza de arco-íris como fazer

Levar as crianças para a cozinha também pode ser divertido e educativo. E você já ouvir falar que, quanto mais colorido um prato, mais saudável?
Experimentem fazer a pizza de arco-íris com tomate, cenoura, brócolis e milho! Clique abaixo para ver todos os detalhes da receita.

Brincar no banho

brincar no banho

Se não dá para aproveitar piscinas públicas, as crianças podem se refrescar e se divertir com brincadeiras no banho. Claro que não podemos desperdiçar água, mas aqui estão algumas ideias: desenhar no box, fazer penteados malucos no cabelo e levar brinquedos para a banheira.

Criar um cantinho de leitura

Cantinho para ler em quarto infantil
Imagem: www.mildicasdemae.com.br

Para incentivar as crianças a passarem mais tempo com os livros, é importante criar um espaço onde eles fiquem acessíveis. E também seja um ambiente confortável, onde a criança goste de ficar. Você pode fazer isso com prateleiras, caixas reutilizáveis, almofadas e tapetes.

Ouvir Podcasts

Os podcasts infantis são uma ótima forma de entreter as crianças, principalmente quando os adultos precisam se ocupar com alguma outra tarefa. Um dos principais benefícios dos podcasts para as crianças é o estímulo da escuta e da imaginação, justamente pela ausência de telas. Essas são nossas recomendações:

Cantar cantigas populares

As cantigas populares são um excelente estímulo à musicalidade das crianças. Uma forma de incentivar ainda mais a percepção musical dos pequenos é oferecer diferentes objetos para a criança batucar e reproduzir os sons: potes de plástico, panelas de alumínio, colheres de pau, etc. 

Gostou das ideias?

Veja ainda outros posts com mais dicas de brincadeiras e dicas para o dia a dia em casa com as crianças:

20 Responda para “21 atividades para fazer em casa com as crianças”

    1. Oi Dulce!
      Algumas atividades precisam ser impressas, como os desenhos para colorir.
      Outras podem ser feitas mesmo sem impressora em casa 🙂

  1. Idéias fantásticas, muita criatividade. Adorei amanhã vou compartilhar com os netinhos. Eles vão amar. Obrigada

  2. Incrível! Adorei as atividades, são uma graça. Muito obrigado. Conteúdo pontual.
    Eu também tenho um blog para crianças, tem muitas dicas de conteúdos legais pra se inspirar.
    Passa lá para nos fazer uma visitinha.

    https://estudoeducacao.com.br/

    Bjs

  3. Gostei muito das brincadeiras , músicas e dos brinquedos para confeccionar em casa. no ano passado eu havia feito braceletes de super heróis, e eles amaram!

    1. Oii Angela!
      Que legal que vocês fizeram os braceletes! Ficamos muito felizes por ter gostado das atividades.
      Boa diversão em família!

  4. Parabéns! Que nossas crianças cresçam valorizando o que é simples, criem consciência ambiental e colaborem para uma sociedade mais coletiva. Obrigado pela contribuição!

    1. Olá Marcelo!
      Agradecemos pelo comentário 🙂
      Esperamos que as dicas de atividades sejam um estímulo para tudo isso!
      Abraços!

    1. Oii Marielle!

      Ótima dica! Adoramos o vídeo, essa é mesmo uma atividade divertida e educativa para as crianças. 🙂

      Abraço da nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *