Podcasts para crianças: conheça os pioneiros no Brasil

3 min. leitura

Podcasts para crianças
Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Entenda o que são podcasts, seus benefícios para as crianças e conheça os pioneiros desse formato para o público infantil no Brasil.

O termo podcast surgiu em 2004 para descrever um tipo de conteúdo que poderia ganhar força com a popularização da internet – e foi o que aconteceu! A tendência alcançou os mais diversos públicos e hoje existem mais de 3.000 podcasts no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Podcasters. 

Se os adultos já adotaram o formato no dia a dia, será que esse formato em áudio pode ser atrativo para as crianças? 

Entenda por que os podcasts infantis devem crescer nos próximos anos e conheça os programas pioneiros para apresentar aos pequenos e pequenas ouvintes.

Afinal, o que são podcasts?

Os podcasts podem ser considerados uma evolução dos programas de rádio: são parecidos, mas diferentes. Podcasts são é um tipo de conteúdo em formato de áudio que, ao contrário do rádio, não é transmitido ao vivo. Eles são gravados e podem ser ouvidos pela internet, em sites ou aplicativos, tanto pagos como gratuitos. 

Existem vários tipos de podcasts, sobre os mais diversos temas. Informativos, com notícias e análises. De entretenimento, desde séries de ficção até conversas entre amigos. E também formativos ou educativos, que buscam ensinar algum tema ao ouvinte.

Os podcasts e o público infantil

Para a sorte das crianças, em vários países os podcasts infantis são uma alternativa de entretenimento cada vez mais comum a vídeos e aplicativos. Alguns dos principais benefícios dos podcasts para as crianças dessa geração imersa em tecnologia são o estímulo da escuta e da imaginação, justamente pela ausência de telas, que podem ser prejudiciais para o desenvolvimento infantil. 

Apesar de as produções brasileiras ainda serem pouco numerosas, os podcasts para crianças pioneiros já demonstram o potencial desse formato para o público infantil.

O “E Se…Podcast” foi um dos primeiros voltados para crianças no país. O programa é gravado pelo jornalista e publicitário Samuel Leite, junto com seus filhos Bruno, de 8 anos, e Luiza, de 5. Juntos, eles imaginam como seria o mundo se não existisse internet, se o brócolis tivesse sabor de chocolate, ou até mesmo se nunca parasse de chover.

Um podcast feito por e para crianças

E se… Um podcast feito em família virasse sucesso entre as crianças?

“O programa começou de maneira muito natural. Na verdade foi por meio de um trabalho de escola do Bruno, que precisava construir uma história de contos de fadas, mas que tivesse um outro ‘final’. Como gostamos muito de podcasts e o Bruno já ouvia comigo alguns no carro, resolvemos fazer um.”, conta Samuel.

O podcast “E se…” é hoje o único programa recorrente no Brasil criado com crianças, para crianças. 

A participação ativa de Bruno e Luiza é o que garante uma espontaneidade e autenticidade única para o “E se…”, que influencia também a forma como os episódios são produzidos:

“É tudo muito natural e orgânico. Não há uma preparação prévia. Atualmente, até pela nossa fan base ter crescido muito, recebemos muitos  “e se’s” de outras crianças, o que torna o processo ainda mais divertido.”, diz o jornalista sobre a interação com o público, que envia diariamente sugestões de temas para os próximos episódios.

Para Samuel, ainda temos muito a desenvolver nos conteúdos para o público infantil. Um dos principais benefícios desse formato é ser acessível, tanto para quem produz como para quem escuta, o que acaba gerando muito mais opções de conteúdo para as crianças. Outro ponto importante é o estímulo à imaginação, por não contar com o recurso visual.

Para Bruno e Luiza, essa história está só começando: “Eu gosto muito de gravar o ‘E se…’ e adoro ouvir as mensagens das outras crianças”, conta a apresentadora-mirim. 

Os dois irmãos gostariam muito que houvesse mais podcasts feitos por crianças. “Eu ia adorar… porque não entendo alguns dos podcasts que meu pai ouve.”, explica Bruno.

A gente também está torcendo por isso!

Outros podcasts infantis

Outras produções em áudio para crianças incluem adaptações de livros e contações de histórias. O podcast Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes é uma versão sonora do livro infantil que conta as trajetórias de mulheres inspiradoras. O programa é narrado pela podcaster Ju Wallauer, e conta com convidadas que se destacam em suas áreas de atuação.

Já o podcast Conta pra Mim? traz histórias narradas pela contadora Fafá Conta e por Thiago Queiroz, da plataforma “Paizinho, Vírgula”. E o Podventura é uma história em áudio do publicitário e escritor Fernando Rodrigues, formada por 13 capítulos, que desafia a criança a acompanhar uma narrativa cheia de aventura.

Comece a ouvir agora mesmo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *