10 Brincadeiras para dias de chuva

Saiba como transformar os dias nublados em momentos repletos de alegria e diversão em família com essa lista de brincadeiras para dias de chuva!
Criança olhando a chuva pela janela
Criança olhando a chuva pela janela

Quando o dia fica cinza e a chuva toma conta do céu, as brincadeiras ao ar livre precisam esperar. Nesse momento muitas famílias se veem diante do desafio de encontrar atividades para entreter as crianças sem deixá-las horas e horas diante da tela do tablet, do computador, do celular ou da televisão.

Pensando nisso, fizemos uma lista com as melhores brincadeiras para dias de chuva para se divertir em família e mostrar aos pequenos que mesmo quando o clima está nublado é possível aproveitar.

A importância do brincar

Certamente você já deve ter ouvido que “na infância as crianças aprendem brincando”. O que isso significa afinal?

Especialistas afirmam que os pequenos e pequenas aprendem por meio das brincadeiras, pois é no momento do brincar que as crianças se relacionam umas com outras, desenvolvem suas habilidades sociais, emocionais e cognitivas, e descobrem o mundo ao seu redor. É por meio das brincadeiras que a criança também se comunica e se expressa, revelando sua maneira de compreender e manifestar seus aprendizados. 

Além de estimularem a criatividade e a imaginação dos pequenos, as brincadeiras também são um direito reconhecido por instituições internacionais. Desde 1999 o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) comemora anualmente o Dia Mundial do Brincar, reconhecendo que as atividades recreativas devem ser garantidas para que as crianças se desenvolvam de forma integral.  

Leia mais: Saiba como e por quê incentivar seu filho a brincar sozinho

10 brincadeiras para se divertir em família nos dias de chuva

Conheça a seguir uma lista repleta de brincadeiras e atividades para garantir a diversão com as crianças nos dias nublados!

1. Contação de histórias

Livro personalizado da Disney

Os dias de chuva ficarão muito mais divertidos com uma boa contação de histórias. Afinal, os livros dão asas à imaginação fazendo com que as crianças viajem para diferentes lugares sem sair de casa.

Para deixar esse momento ainda mais especial, escolha histórias com temas da preferência da criança e que sejam adequadas para a faixa etária dela. Os livros personalizados são excelentes opções para a contação de histórias em dias de chuva, pois transformam os pequenos em protagonistas, aumentando o interesse deles pelo livro, além de colocá-los junto de seus personagens favoritos para incentivar o contato com a leitura de forma única.

Leia também: Por que ler com as crianças? Saiba como o estimular a leitura em cada idade

2. Pintura e desenhos

Brincadeiras que envolvam tinta, lápis de cor e giz de cera são ótimas opções para incentivar a criatividade que está se desenvolvendo a todo vapor nas crianças durante a infância, como revela um estudo feito pela NASA.

Que tal aproveitar os dias chuvosos para estimular a criatividade das crianças deixando os pequenos livres para criar e desenhar o que quiserem? Com atividades gratuitas, desenhos, papel sulfite e livros para colorir grátis é possível garantir um dia repleto de diversão, cores e novos aprendizados.

3. Quebra-cabeças

Quebra-cabeça personalizado

Um dia chuvoso é uma excelente ocasião para montar quebra-cabeças com as crianças. Além de muito divertida, essa brincadeira também estimula a coordenação motora e o foco, sendo uma opção incrível para os pequenos aprenderem enquanto se divertem.

Para deixar a atividade mais emocionante, vocês podem definir um tempo máximo para montar o quebra-cabeças ou criar um desafio para saber quem monta mais rápido. Lembre-se de escolher a quantidade de peças e nível de dificuldade de acordo com a fase de desenvolvimento da criança. 

No site da Dentro da História os livros personalizados de aniversário tem a opção de escolher um quebra-cabeças incrível com o avatar da criança. Para conferir, basta clicar aqui.

4. Desafio culinário

Dentre as brincadeiras para dias de chuva, o desafio culinário não pode ficar de fora. Afinal, a cozinha é um excelente ambiente para criar memórias únicas e especiais em família.

Além disso, cozinhar com as crianças ajuda os pequenos a conhecer a origem dos alimentos, aprender sobre os benefícios de uma alimentação saudável e reduz as barreiras que os deixam resistentes a provar novos sabores. Por essas razões, quando a fome bater na barriguinha da criançada, leve-os para conhecer e explorar a culinária em um delicioso desafio na cozinha.

Veja também: 3 receitas coloridas para fazer com as crianças

5. Sessão pipoca

Família assistindo filme juntos

Seja com um filme emocionante ou com desenhos animados para ver em família, reunir as crianças para passar algumas horas assistindo algo juntos é sempre uma boa pedida para os dias de chuva.

Essa brincadeira não tem segredo: basta reunir os pequenos em um ambiente aconchegante, preparar uma deliciosa pipoca, apertar o play e começar a diversão em família.

6. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são opções excelentes para os dias nublados, pois estimulam as crianças a interagirem socialmente para aprender as regras, aguardar sua vez de jogar e respeitar quando outra pessoa vence a partida.

Jogos que estimulam a descoberta de novas palavras, cores, animais, sons, dentre outros também são ótimas escolhas para as crianças aprenderem se divertindo. Dessa forma, as horas vão passar voando enquanto os pequenos brincam e desenvolvem suas habilidades.

7. Show de talentos

Show de talentos em família

Para espantar o tédio dos dias de chuva, que tal fazer um divertido show de talentos com as crianças?

Desde o cantor de chuveiro mais afinado até o melhor master chefe da casa, o momento é uma oportunidade incrível de valorizar as habilidades dos pequenos, além de garantir boas risadas. O prêmio? Muita diversão e memórias únicas em família. 

8. Trava-línguas

Os dias de chuva costumam deixar as crianças desanimadas e com uma pontinha de tristeza por não poderem brincar ao ar livre. Uma brincadeira incrível para espantar esse sentimento para longe são os trava-línguas.

Os trava-línguas ajudam as crianças no desenvolvimento da linguagem contribuindo para a melhora na dicção e auxiliando no processo de alfabetização, além de garantirem boas risadas em família.

Veja mais: +30 trava-línguas divertidos para fazer com as crianças

9. Oficina de slime

Que tal fazer uma oficina de slime em casa com as crianças?

A geleca pegajosa que faz sucesso entre os pequenos é uma excelente alternativa dentre as brincadeiras para dias de chuva, pois além de muito divertida também ajuda as crianças a verem na prática o resultado da mistura de ingredientes.

10. Concurso de charadas

As charadas infantis de “O que é, o que é?” estimulam as crianças a desenvolver a linguagem e a interpretação de texto, além de despertar o senso de humor.

Para deixar os dias nublados mais alegres e divertidos, fazer um concurso de charadas é uma excelente opção. Neste artigo apresentamos +25 perguntas de “O que é, o que é?” para as crianças com as respostas.

Quais dessas brincadeiras para dias de chuva fizeram mais sucesso com as crianças? Conte para nós aqui nos comentários.

6 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts