Conheça 5 editoras de livros infantis para incentivar a leitura

Para diversificar as histórias, os autores e os personagens no momento de ler com as crianças, confira uma seleção especial de editoras de livros infantis.
Crianças na biblioteca

Quem não se lembra das aventuras que os netos de Dona Benta viviam nas histórias de Monteiro Lobato ou das travessuras do Menino Maluquinho registradas nos livros de Ziraldo? Essas e muitas outras histórias publicadas por grandes editoras de livros infantis marcaram a infância e o contato de uma geração inteira com a literatura brasileira.

Muitas dessas crianças que cresceram cercadas pela magia dos livros infantis, se tornaram os adultos que hoje são pais e mães dos pequenos da geração Alpha e compartilham o desafio de estimular a leitura na infância. 

Além de um hábito fundamental para o desenvolvimento infantil, a leitura em família também proporciona momentos únicos entre pais e filhos, como o de transmitir a história de um personagem especial para a criança, acompanhar os pequenos lendo suas primeiras palavras e se divertir com as reações das crianças durante a contação de histórias. 

5 editoras de livros infantis para as famílias conhecerem

Em entrevista exclusiva, o escritor, ilustrador e roteirista Rafael Calça afirma que “o ideal é mostrar para as crianças que o mundo é composto de várias histórias, com vários protagonistas. Assim a criança não crescerá acreditando que suas experiências individuais ditam as verdades do mundo. Poderá respeitar outras vivências e desenvolver empatia desde cedo. Ler livros, quadrinhos, assistir peças, filmes e séries com personagens diversos irá ampliar a visão da criança, ensinará que ela faz parte de um todo muito rico e como sua presença nesse todo pode ser benéfica.”

Por essa razão e para deixar esses momentos de leitura em família ainda mais divertidos e enriquecedores para as crianças, listamos a seguir editoras de livros infantis brasileiras que os pais e cuidadores precisam conhecer para estimular uma leitura mais representativa e diversa com as crianças. Confira!

1) Editora Dentro da História

Desde 2016 a Editora Dentro da História estimula o contato das crianças com a leitura através dos livros personalizados, que transformam os pequenos em heróis e protagonistas de suas próprias histórias. Com mais de 120 títulos publicados, a editora já faz parte da rotina de leitura de mais de 600 mil famílias, que acessaram o site para personalizar as histórias favoritas dos pequenos com o nome e o avatar do jeitinho deles.

Para os fundadores da editora, que combina educação com tecnologia inovadora, Flávio Aguiar, André Campelo, Diego Moraes e Felipe Paniago:

“O fato de as crianças estarem dentro do livro, lado a lado de personagens que elas gostam, é a nossa principal inovação. Isso tem impacto positivo no desenvolvimento e na aprendizagem, como foi demonstrado por uma pesquisa feita em Londres, em 2017, que afirma que os produtos personalizados na primeira infância ajudam os pequenos a aprender mais palavras e ainda aumenta a retenção de conhecimento. E nós vemos isso em cada relato que recebemos das famílias, todos os dias.”

Fundadores da Editora Dentro da História

Cada um dos livros personalizados é desenvolvido por uma equipe de especialistas em educação, além de premiados autores da literatura infantil brasileira, como Januária Cristina Alves, Rafael Calça, Maria Amália Camargo, Mauricio de Sousa, Monteiro Lobato, Flávia Muniz, Tino Freitas e Júlio Emílio Braz, e ainda escritoras internacionais, como Nancy Parent, Gail Herman e Michelle Worthington.

Kit de Leitura do Clube Dentro da História

Sejam as histórias originais ou com personagens famosos, como Turma da Mônica, Menino Maluquinho, Patrulha Canina e muitos outros, todos os conteúdos estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordam temas que estimulam o desenvolvimento das crianças, o protagonismo infantil e novas descobertas com muita diversão.

Em 2018 a editora lançou o Clube Dentro da História, em que as crianças recebem mensalmente um Kit de Leitura incrível com livro personalizado, atividades, adesivos, brincadeiras e muito mais. Cada Kit é escolhido e personalizado pela família, que também tem total liberdade para selecionar os livros que os pequenos vão receber.

2) FTD Educação

A FTD Educação é considerada a editora de livros infantis didáticos mais completa do Brasil. Fundada na França em 1883, os títulos da editora, que pertence ao Grupo Marista, foram publicados pela primeira vez no Brasil em 1902 e atualmente são amplamente utilizados por professores da educação infantil.

A editora, que homenageia em seu nome o Irmão Superior-Geral do Instituto Marista, Frère Théophane Durand, tem como missão transformar a educação nas escolas de todo país através de livros didáticos que carregam valores capazes de formar as crianças e jovens do presente nos adultos protagonistas do futuro.

Coleção de livros personalizados lançados pela Dentro da História em parceria com FTD

Em parceria com a Dentro da História, a FTD Educação lançou a coleção “Aprendendo em Casa”, que conta com 3 livros personalizados que unem leitura, diversão e atividades educativas para estimular o aprendizado das crianças.

3) Grupo Editorial Record

Dentre as editoras de livros infantis que as famílias precisam conhecer, está o Grupo Editorial Record. Fundado por Alfredo Machado e Décio Abreu em 1940, o grupo foi pioneiro na distribuição de histórias em quadrinhos no Brasil.

A editora, que iniciou sua atuação distribuindo jornais, se tornou um dos maiores grupos editoriais da América Latina e atualmente publica diversos gêneros literários como ficção, romances, obras acadêmicas, dentre outros.

Para as crianças, o Grupo Editorial Record conta com diversos livros de literatura infantil escritos por autores nacionais e internacionais, agrupados entre histórias de aventura, ciência, fantasia, imaginação e muitos outros.

Pai no momento de leitura com o filho

4) Panda Books

A Panda Books é uma das editoras de livros infantis que se tornou conhecida por unir informação e diversão. Fundada em 1999, a editora conta com mais de 100 publicações voltadas para o público infantil.

Um dos títulos mais famosos da editora é o Guia dos Curiosos: um almanaque que já foi publicado em dez volumes com temas diferentes. 

Além dos livros infantis, o selo Panda Educação conta com diversas publicações sobre educação, artes, aprendizagens, dentre outras destinadas a auxiliar os professores no desenvolvimento dos pequenos.

5) Companhia das Letrinhas

A Companhia das Letrinhas é um dos selos publicados pelo Grupo Companhia das Letras, que reúne diversos títulos infantis que abordam temas como preservação ambiental, empoderamento das garotas, respeito, empatia e muitos outros.

Para o Grupo Companhia das Letras, que foi fundado há mais de 30 anos, valorizar a diversidade e pluralidade também é importante. 

Além da Companhia das Letrinhas, o grupo também conta com os selos Pequena Zahar, Brinque-Book e Escarlate para publicar conteúdos voltados ao incentivo e formação dos pequenos leitores.

Dicas para ler com as crianças

Mãe lendo com o filho bebê

Além da leitura em voz alta que, segundo um estudo publicado pelas pesquisadoras Ana Teberosky e Angelica Sepúlveda, proporcionam diversos benefícios para as crianças como a expansão do vocabulário e melhor desempenho escolar, existem outras dicas muito importantes para ler com as crianças.

Cada pequeno ou pequena apresenta preferências e necessidades únicas de acordo com sua idade no momento da leitura. Para que as famílias possam identificar, aproveitar e explorar os interesses dos pequenos da melhor forma possível durante a leitura, listamos nesse artigo uma série de dicas de como ler com as crianças de cada faixa etária.

Ficamos na torcida para que tanto a seleção das editoras de livros infantis quanto as dicas para a hora da leitura com os pequenos sejam aproveitadas e ajudem as famílias a desenvolver e estimular o contato das crianças com o mundo mágico dos livros.

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts