5 benefícios dos livros personalizados para crianças

benefícios dos livros personalizados para crianças
Ouça o post

Livros personalizados são presentes muito especiais para surpreender os pequenos. Saiba por que eles fazem tanto sucesso e como podem incentivar o desenvolvimento dos novos leitores!

A tecnologia e a personalização

A personalização das nossas experiências com diversos produtos tem crescido nos últimos anos com a ajuda da tecnologia. Nós valorizamos cada vez mais aquilo que é feito especialmente para nós, produtos que atendem às nossas necessidades e que garantem experiências únicas.  

Essa tendência ganhou força em conteúdos online, e agora a tecnologia já permite que ela seja aplicada a outros produtos. A inovação chegou aos livros, objetos tão tradicionais que existem há milhares de anos. Agora, livros personalizados trazem novas possibilidades para a leitura, que ganha ainda mais potencial na formação dos pequenos leitores.

Por que livros personalizados fazem bem para as crianças?

Os livros personalizados permitem que a própria criança se torne parte da história, aparecendo nela como um personagem que possui suas características físicas e seu próprio nome. Nos livros da Dentro da História, cada criança se transforma em protagonista de uma história ao lado de seus personagens favoritos, como a Turma da Mônica por exemplo.

Muitos adultos, ao conhecerem esses livros, pensam “Esse sempre foi meu sonho!”. Quem nunca quis participar das aventuras de seus livros preferidos e conhecer os personagens das histórias fantásticas?

Parece mágica, mas agora é possível. Além de encantar todas as idades, os livros personalizados têm também muito potencial educativo. Veja abaixo os principais benefícios e diferenciais dos livros personalizados para as crianças:

1 – Protagonismo e autoestima
meninos na idade certa para aprender a ler e escrever

Para começar, os livros infantis personalizados incentivam o protagonismo infantil, pois permitem que a criança escolha como se representar, definindo suas características físicas, roupas e até acessórios como óculos, bonés e tiaras. É possível inclusive criar personagens com cadeira de rodas.

Quando os pequenos se reconhecem dentro da história, isso passa uma mensagem bem clara: a criança vê como é importante, porque afinal, ela é o personagem principal do livro! Isso ajuda na construção da auto-estima e aumenta a confiança dos pequenos, especialmente quando eles têm alguma característica que não costuma estar presente nos personagens famosos em geral.

E, quando eles se vêem participando dessas aventuras, acreditam que podem fazer grandes coisas e superar obstáculos. Isso lhes dá o pequeno impulso de que precisam para lembrar como são especiais!

2 – Inclusão social

O protagonismo está completamente ligado à inclusão social, à valorização das diferenças e ao combate aos preconceitos. Quando uma criança que usa cadeira de rodas, por exemplo, se vê no como personagem principal do livro, isso mostra que as suas características não a fazem inferior e nem tão diferente assim.

Os livros personalizados são especiais para pequenos que não costumam se identificar fisicamente com a maioria dos personagens famosos. Eles incentivam a representatividade de crianças negras e orientais, já que ainda hoje há poucos protagonistas de etnias diversas em desenhos e brinquedos infantis. O mesmo acontece com crianças cadeirantes, com Síndrome de Down e outros grupos.

Livros personalizados também permitem quebrar estereótipos de gênero, já que tanto meninas quanto meninos podem ser protagonistas de qualquer história. A mensagem principal é: você, pequeno ou pequena, pode ser o que quiser!

3 – Incentivo à leitura

incentivar leitura

Muitas famílias relatam como hoje é muito difícil terminar de ler um livro com as crianças, porque elas têm muitos outros estímulos, principalmente tecnológicos. Por isso, a personalização é uma arma secreta para incentivar a leitura.

Quando as crianças vêem seu nome na história, elas ficam mais interessadas pela leitura. Os livros personalizados  são os que os pequenos querem ler muitas e muitas vezes, e até levar na escola para compartilhar com os amigos. Como resultado, esses livros são bons concorrentes à televisão e aplicativos, trazendo de volta para a infância leitura divertida e feita com prazer.

4 – Melhora na alfabetização e aprendizagem

Toda leitura incentiva a criança a desenvolver a compreensão e aprender novas palavras, mas isso é ainda melhor quando existem na história elementos com os quais o pequeno leitor se identifica. Um estudo realizado no Reino Unido pelo Centre for Research in Education and Educational Technology” (CREET) mostra que as crianças demonstraram um conhecimento significativamente melhor sobre as palavras que aprenderam em partes personalizadas de livros, em comparação ao que aprenderam nas partes não personalizadas.

Para incentivar esse tipo de aprendizado, nos livros da Dentro da História o nome das crianças aparece em uma cor diferente do resto do texto. Isso porque, ao começar a ler, a criança ainda não reconhece as letras separadamente, mas aos poucos compreende que aquele conjunto é o seu nome. Dessa forma, ela cria associações e começa a desvendar o restante das palavras. Como destaque, o livro Turma da Mônica: Conhecendo os Personagens ensina as letras através dos personagens do Mauricio de Sousa, ensinando o alfabeto de forma lúdica.

5 – Momentos especiais e inesquecíveis

leitura infantil

Mais do que um livro: uma lembrança para o resto da vida. Livros infantis personalizados são presentes inesquecíveis.

Eles fortalecem os laços afetivos e a conexão entre a criança e quem a presenteia. Além de gerar momentos muito especiais de leitura em família, o livro personalizado sempre será guardado com muito carinho. Afinal, ele é único no mundo!

Leia também: Como aproveitar o livro personalizado do seu pequeno

Uma experiência única de leitura!

A personalização tem o poder de realmente atrair nossa atenção e nos fazer sentir mais especiais. Isso ganha ainda mais valor na infância, quando estamos nos desenvolvendo e descobrindo nosso lugar no mundo.

A Dentro da História é a editora pioneira em livros personalizados no Brasil; nós acreditamos que todas as crianças são especiais e por isso merecem viver experiências únicas de leitura.

Conheça todas as histórias e crie seu livro personalizado aqui!

Receba dicas e novidades por email:
9 comments
    1. Oii Nazaré!
      Ficamos felizes por contar com você nessa missão de incentivar o protagonismo 🙂
      Depois compartilhe com a gente a sua experiência com nossos livros!
      Um abraço da nossa equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts