Crianças com cadeira de rodas se tornam personagens de histórias

crianças com cadeias de rodas viram personagem turma da monica
Ouça o post

Toda criança pode ser o que ela quiser: esse é o propósito dos livros da Dentro da História, que transformam crianças com cadeira de rodas em protagonistas de aventuras com seus personagens favoritos.

Em 2016, a Dentro da História foi pioneira no Brasil ao lançar seu primeiro livro personalizado. A ideia surgiu de um sonho: fazer com que cada criança pudesse ter a experiência incrível de participar de uma história ao lado de seus personagens favoritos. Afinal, quem nunca sonhou com isso?

Livro personalizado da Turma da Mônica criança cadeirante
Novo livro da Turma da Mônica

Hoje qualquer criança pode se tornar protagonista de um livro infantil exclusivo, criado online e entregue em casa impresso em capa dura. Para criar o personagem do pequeno, é possível escolher o tom de pele, formato e cor dos olhos, tipo de cabelo, roupas e acessórios. Há a opção de cadeira de rodas, que garante que os pequenos estejam representados em suas mais diversas características.

A importância do protagonismo de crianças com cadeira de rodas

A opção de criar personagem com cadeira de rodas foi disponibilizada pela primeira vez em 2017, no livro personalizado do Show da Luna, um dos primeiros títulos da Dentro da História. Desde então, novas histórias e coleções de diversos personagens foram lançadas e hoje já são mais de 30 opções para crianças de todas as idades.

“A grande missão da Dentro da História é fazer com que todas as crianças possam se reconhecer como protagonistas das próprias histórias. Não só nos nossos livros, mas em todos os outros momento da vida delas.” explica Juliana Gaspari, Head de Conteúdo e responsável pela criação dos livros na editora.

livro personalizado cadeira de rodas turma da monica
Livro “O Sumiço do Sansão”

Além de promover a leitura de forma divertida, outros importantes benefícios dos livros personalizados são o incentivo ao protagonismo infantil e a inclusão social através da valorização das diferenças. “É por isso que trabalhamos todos os dias para contemplar a todas as crianças, valorizando a diversidade e pluralidade e assim ajudar na construção de identidade desses pequenos.”, conta Juliana.

Hoje, além da coleção do Show da Luna, as crianças com cadeira de rodas podem ser protagonistas de livros dos personagens da Turma da Mônica, Patrulha Canina, Galinha Pintadinha e Dora Aventureira.

Há ainda outros títulos com a opção inclusiva: O Fantástico Aniversário, para leitores aniversariantes, e Floresta Viva, história que desenvolve habilidades socioemocionais, criada em parceria com a Escola da Inteligência.

Uma experiência única, assim como cada criança

Se para qualquer criança é mágico se ver dentro de uma história, para crianças que usam cadeiras de rodas essa experiência tem ainda mais motivos para se tornar muito especial.

criança cadeirante livro personalizado
João Gabriel com a Patrulha Canina

Ramon Alexandre, pai do pequeno João Gabriel, criou um livro personalizado da Patrulha Canina para o filho e o presente surpreendeu a todos: “Ele ficou muuuito feliz, acho que nunca imaginou se ver dentro de uma história. O sorriso dele foi de uma orelha a outra!”, conta o pai coruja. “O meu filho tem paralisia cerebral, hoje ele é cadeirante e precisa conviver com muitas limitações. E pela primeira vez ele pôde ver uma criança cadeirante interagindo com a Patrulha Canina, e o melhor, essa criança era ele. Sempre gosto de ler livros para os meus filhos e esse ficará marcado em nossas vidas, e em especial na vida do João. Ele não quer largar!”, diz Ramon.

Pedrinho com a Galinha Pintadinha

O pequeno Pedrinho também virou personagem, mas a história escolhida pelo pai foi da Galinha Pintadinha, desenho que assiste diariamente. “Ao começar a folhear o livro, o Pedrinho identificou o personagem da Galinha Pintadinha. Em seguida visualizou o desenho da cadeira de rodas, apontou e sorriu para a mãe e para a mim. É uma felicidade que não tem preço, poder ver nossos filhos felizes a cada página folheada.”, conta Flávio.

A família compartilha em sua página do Instagram a rotina de tratamentos e conquistas diárias do filho, diagnosticado com Paralisia Cerebral e Transtorno Global do Desenvolvimento. “O livro personalizado é uma oportunidade de educarmos de maneira pedagógica, cultural e social. Também trabalha o preconceito, ou seja, nossas crianças especiais e os que os cercam percebem que todos têm a oportunidade de estarem inseridos na sociedade.”, reconhece o pai.

Leia também: Fãs da Turma da Mônica podem ler histórias por aplicativo

Incentivando a leitura e a pluralidade

Há ainda outra iniciativa para inclusão de crianças nas histórias: a Dentro da História criou em parceria com a AACD o livro personalizado brinde da campanha do Teleton 2018, que pode ser adquirido durante todo ano de 2019. No livro Invenções Extraordinárias, além das características já presentes nos outros livros da editora, há também a opção de colocar muletas e botinha ortopédica no personagem principal. Assim, as possibilidades de inclusão de crianças com deficiência aumentam ainda mais.
O lançamento mais recente é uma nova história da Turma da Mônica em “O sumiço do Sansão“. Nela, além de criar o avatar da criança, também é possível escolher entre 3 opções de roteiro que envolvem diferentes personagens da Turma.

livro personalizado criança cadeirante turma da monica

Conheça todos os livros disponíveis para personalizar e crie o personagem do seu pequeno no site: www.dentrodahistoria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts