10 dicas para incentivar a leitura de forma divertida

mãe incentivar a leitura com filha pequena
Ouça o post

Não há dúvidas de que ler por prazer é uma ótima maneira de melhorar as habilidades de leitura das crianças. Por isso, é importante que os pais saibam como incentivar a leitura tornando-a divertida desde cedo, especialmente para os pequenos que são um pouco relutantes ou que têm dificuldades para aprender a ler.

Diversão: melhor forma de incentivar a leitura

Um estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que o início precoce da leitura é determinante na relação da criança com livros e textos para resto da sua vida.

Ler por prazer, ler para buscar interesses, ler diversos gêneros e pesquisar em várias fontes para aprender sobre um assunto. Esses tipos de leitura são muito importantes na infância: eles permitem desenvolver o vocabulário, construir o conhecimento e adquirir fluência para compreender textos complexos no futuro.

Já é comprovado que a diversão faz toda a diferença no aprendizado! Isso porque a dopamina, o hormônio da felicidade, estimula os centros de memória do cérebro e melhora a capacidade de atenção. Ou seja, é muito mais provável que a criança entenda e se lembre do que aprendeu quando está se divertindo e brincando.

Quando os pais e professores usam estratégias para incentivar a diversão e reduzir o estresse de uma atividade relacionada à leitura, as crianças ganham resiliência emocional e aprendem de forma mais eficiente, desenvolvendo níveis mais elevados de cognição.

10 formas de tornar a leitura mais divertida

Além de ajudar a criança a aprender e se desenvolver melhor, momentos divertidos de leitura melhoram os vínculos afetivos entre o pequeno e quem lê com ele. Assim, é possível viver momentos que ficarão na memória dos filhos para sempre!

Para tirar o máximo de proveito dos livros e incentivar a leitura, dê uma olhada nas 10 dicas abaixo. Vocês vão viver experiências super especiais em família!

1. Crie um cantinho da leitura

Ter um lugar especial para aproveitar a leitura ajuda a criança a se desligar de outras atividades e mergulhar de verdade nos livros.

Experimente criar uma “área da leitura” que seja muito divertida! Espalhe almofadas no chão, coloque bichinhos de pelúcia por perto, crie uma cabaninha com lençóis e cadeiras, adicione luzinhas de Natal.

Também é legal inventar um nome mágico para esse lugar junto com o seu pequeno: Tenda da Imaginação, Esconderijo dos Ninjas Leitores, Caverna da Leitura… Vocês vão viver momentos inesquecíveis ali.

2. Explore o livro do início ao fim

Antes de começar a leitura, experimente discutir sobre a capa do livro. Pergunte para a criança qual ela acha que é o tema da história, o que ela imagina que vai acontecer.

Para crianças mais velhas, transforme isso em um desafio, elas adoram essas missões! Vão gostar se acertarem, e se surpreender se a história for muito diferente do que haviam imaginado.

3. Dê vida aos personagens

Nada diverte tanto os pequenos quanto encenações e reações inesperadas. Deixe sua veia cênica aflorar e faça vozes diferentes para cada personagem, sem medo de exageros. Isso ajuda a incentivar a leitura não deixando ela ficar monótona nunca!

Receba dicas e novidades por email:

4. Divida os papéis

Se a criança já sabe ler, deixe-a escolher um personagem para interpretar. Crianças adoram imaginar que são outras pessoas, e ela vai se sentir parte da história de verdade.

Se a criança ainda não sabe ler, peça a ela que repita as falas desse personagem do jeito que ela imagina que ele falaria. Envolver os pequenos desde cedo e escolher livros adequados para crianças de cada idade ajuda a desenvolver o gosto pela leitura.

5. Experimente efeitos sonoros

Você pode usar copos plásticos, papel alumínio, apitos… Tente dar o controle desses diferentes sons para a criança. Ela vai precisar prestar atenção na história para conseguir fazer os efeitos certos, na hora certa. Isso faz com que ela se sinta dona do momento da leitura, incentivando a criatividade e a imaginação.

6. Reviva as experiências dos livros

Peça para a criança escolher o momento que mais gostou no livro e recrie-o em casa.

Por exemplo, no livro Turma da Mônica: Uma Aventura no Limoeiro, o Cascão constrói um foguete usando materiais recicláveis. Por que não fazer o mesmo e ainda aprender sobre reciclagem? Estimule que os aprendizados dos livros sejam aplicados na vida real.

7. Convide a família toda

Fazer da leitura uma experiência para a família é algo muito marcante para as crianças. Envolva a todos, papai, mamãe, avós, primos… Distribua papéis, promova a criação do cenário e façam juntos um teatrinho que conta a história do livro. Além de criar um momento muito gostoso, a criança e os adultos vão liberar toda a criatividade.

8. Debata sobre a história

Ao fim da leitura, pergunte se a criança gostou ou não, entenda o motivo e peça que ela sugira uma solução para o que ela não gostou. Além de estimular a imaginação, você também estará instigando a resolução de problemas de uma maneira muito lúdica.

Também funciona trazer acontecimentos do livro para a experiência diária. Pergunte para a criança, por exemplo, como o seu personagem favorito resolveria ou reagiria a determinada situação.

9. Use e abuse da personalização

No caso dos livros personalizados da Dentro da História, aproveite que o nome e o personagem da criança estão estampadas no livro e peça para ela indicar onde está seu nome nos textos.

A personalização é um grande instrumento para a construção de identidade e auto-estima. Peça para a criança se descrever, perguntando coisas como “de quem é esse olhinho?”. Elogie quando ela conseguir mostrar cada detalhe dela mesma.

Leia mais: 5 benefícios dos livros personalizados para crianças

10. Celebre a diversidade

Aproveite a leitura para celebrar a diversidade. Principalmente se o livro for personalizado, faça a criança se descrever e depois descrever aos outros personagens. Assim ela vai perceber como somos todos diferentes, e que isso faz de todo mundo especial.

A leitura é um legado para a vida

Ler para uma criança é uma das melhores coisas que podemos fazer pela sua educação. A leitura é muito mais valiosa do que apenas uma forma de acalmá-la na hora de dormir, mas pode de verdade fazer a diferença para que ela desenvolva habilidades socioemocionais que serão importantes em toda a sua vida.

Experiências divertidas de leitura ajudam a criança a adquirir linguagem de maneiras novas e diferentes, a reconhecer e criar narrativas e até ter melhor desempenho em disciplinas escolares.

Ler na infância transforma muitas crianças em jovens e adultos leitores. E um bom leitor é um bom aprendiz para a vida toda!

Juliana Gaspari Head de Conteúdo Dentro da História
8 comments
  1. Gostei muito das 10 dica, para tornar a leitura, mais divertida, precisamos sim incentivar os pequenos, desde cedo gostar da leitura.

    1. Oie, Maria!

      Ficamos super felizes em saber que você gostou das dicas (:
      Nós acreditamos que um mundo melhor pode ser construído por meio da leitura. Nesse processo, o primeiro passo é justamente incentivar os pequenos a terem um contato mais próximos com os livros.

      Boa leitura em família!

  2. Sou fã THE NUMBER ONE desse clube. Já comprei vários livros. Só não assinei pro meu filho ainda pq achei caro. Estou aguardando o pessoal do clube me seduzir com um preço bem acessível… rsrsrs..

    1. Oie, Antonio! Tudo bem?

      Que alegria saber que você é fã número um do Clube da Dentro! 😀
      Ficamos na torcida para que logo logo você comece a receber nossos Kits de Leitura.

      Boa diversão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts