Como aproveitar o livro personalizado do seu pequeno

mae e filha como aproveitar o livro personalizado
Ouça o post

Saiba como aproveitar o livro personalizado com o seu pequeno, para incentivar o aprendizado e viver momentos inesquecíveis de leitura!

O livro personalizado é um sonho realizado: ele permite que a própria criança se torne protagonista da história, se reconhecendo no personagem que possui suas características físicas e seu próprio nome.

Nos livros da Dentro da História, a experiência é ainda mais incrível porque o pequeno participa de aventuras junto com seus personagens favoritos!

8 Dicas para aproveitar o livro personalizado

Além de encantar todas as idades, os livros personalizados têm muito potencial educativo e também divertem as crianças. Eles incentivam o protagonismo e a autoestima, o respeito às diferenças, melhoram a alfabetização e promovem a paixão pela leitura! Além de terem o poder de criar momentos em família que ficarão na memória dos pequenos para sempre.

Agora, veja algumas dicas para aproveitar o livro personalizado em todas as suas possibilidades, para que a criança aprenda e se divirta o máximo possível com ele:

1. Crie um cantinho da leitura

Nada como ter um lugarzinho criado especialmente para o momento da leitura. Isso ajuda as crianças a se desconectarem de outros interesses, como televisão e tablets, e mergulharem de verdade nos livros.

A dica é tornar esse espaço bem confortável, com tapetes e almofadas. Também dá para criar uma cabaninha com cadeiras e lençóis, decorar com luzinhas e prateleiras com os livros preferidos… Use a imaginação e envolva os pequenos nessa missão! Ter um lugar especial para ler ajuda a criança a desenvolver o hábito da leitura no dia a dia, e ela vai lembrar para dos momentos de leitura ali.

2. Explore a personalização

Nos livros personalizados, o nome a o personagem da criança aparecem em toda a história. Peça para ela procurar e mostrar esses elementos, tanto no texto como nas imagens. Reconhecer a si mesmo no livro é uma experiência mágica, que ajuda o leitor a se conectar com a história de forma única. Pergunte coisas como “De quem é esse olhinho?” sobre o personagem e “Que palavra é essa?” sobre o nome da criança. Lembre-se de elogiar quando ela conseguir mostrar cada detalhe de seu personagem e ler seu nome no texto.

3. Valorize a diversidade

A personalização é um recurso para discutir diferenças, ensinando sobre a importância da diversidade e fortalecendo a autoestima da criança. Incentive o pequeno ou a pequena a descrever seu próprio personagem e também os outros, destacando as características de cada um.

Leve a criança a um espelho para comparar suas características com o livro: esse exercício ajuda a promover o autoconhecimento e a consciência corporal. Vendo-se como protagonista junto com diversos personagens, a criança vai perceber como somos todos diferentes, e que isso faz de cada um de nós especial.

4. Viva as experiências

Nada como viver de verdade uma experiência do livro para se conectar ainda mais com a história e os aprendizados que ela propõe! Peça para a criança escolher um momento preferido da história e tente recriá-lo.

Por exemplo, no livro Turma da Mônica: Uma Aventura no Limoeiro, o Cascão brinca com um foguete feito de materiais recicláveis. Que tal ajudar a pequena ou pequeno a construir seu próprio foguete e ainda aprender sobre reciclagem? Assim vai ver que todo aprendizado pode ser usado no seu dia a dia.

5. Crie efeitos sonoros

Criar sons para momentos da história é uma maneira de exercitar a criatividade de forma sensorial e imersiva. Isso pode ajudar a criança a aproveitar o livro personalizado de novas formas!

Uma ideia é usar materiais como papel alumínio, latas, apitos, ou até mesmo música. Deixe a criança controlar e experimentar esses diferentes sons, prestando mais atenção na história para saber o momento certo de reproduzi-los. Vai ser muito divertido!

6. Divida os papéis

Para mergulhar ainda mais na história e incentivar a leitura, divida os papéis com a criança e assim cada um vai ler as falas de seu personagem. Assim ela vai se sentir parte da história de verdade, interpretando cada momento do livro.

Mesmo que o pequeno ou pequena ainda não saiba ler, peça que repita as falas ou que crie suas próprias frases. Isso ajuda a incentivar a imaginação e a criatividade, já que crianças amam criar histórias!

7. Use o Guia de Atividades

Junto com os livros da Dentro da História, você recebe um Guia de Atividades criado por especialistas para incentivar novos aprendizados além da leitura. Com as brincadeiras e atividades do Guia, a criança vai aprender novas palavras, desenvolver a alfabetização, a coordenação motora e a criatividade. Com o Guia você ensina e aprende junto com o pequeno!

8. Brinque sempre!

As crianças adoram inventar novas brincadeiras, e um livro personalizado pode dar muitas ideias divertidas! Fazer outras atividades ligadas aos temas do livro ajuda a criança a se conectar ainda mais com aquilo que aprendeu. Neste outro artigo, nós damos sugestões super divertidas de brincadeiras inspiradas nos livros personalizados que você pode fazer com o seu pequeno.

Gostou das dicas?

A leitura é a porta de entrada para mundos de diversão e aprendizado. Ela pode ir muito além dos livros, e fazer parte de verdade da vida das crianças. Ajude o seu pequeno a aproveitar o livro personalizado para aprender e se divertir o máximo possível! Depois conte pra gente como foi essa experiência.

40 comments
  1. Gostei muito do livro, da qualidade principalmente!
    Apesar do meu filho ter 03 anos e ainda não saber ler, ele adorou!
    Parabéns para toda equipe Dentro da História!!!

    1. Que ótimo saber disso, Alexandra!
      Que bom que o pequeno gostou de estar dentro da história, parabéns por incentivá-lo desde cedo 😀
      Um abraço da nossa equipe!

      1. Bom dia a todos e todas que fazem Dentro da história! Adquiri e enviei o livro para meu netinho de apenas nove meses que mora em outra cidade. Foi a primeira correspondência dele. Rsrs. É estranho? É. Hoje existem livros de plástico, tecido, etc. Mas acredito no contato e manuseio do papel desde a mais tenra infância. Adivinhem quem ficou ainda mais feliz com o presente??? O pai de Gabriel Pessoa, meu filho que desde muito cedo juntamente com seus irmãos faziam suas escolhas e compras de livros de literatura, eles próprios, nas livrarias. Era o programa aos sábados. E nunca mais largaram a boa leitura. Agradeço todo suporte durante minha aquisição. Muuuito feliz. 😍

        1. Oii Aldenice!

          Ficamos muito felizes com o seu comentário! Que ótimo saber que o livro foi a primeira correspondência do netinho 😍
          Esperamos que seja uma lembrança para a vida toda, e que a família toda aproveite a leitura junto!
          Parabéns por incentivar sempre com tanto carinho.

          Um abraço da nossa equipe!

  2. Minha filha tem cinco anos e ficou encantada com o livro. Fizemos a personalização juntas, ela escolheu cada parte do avatar e depois ficou ansiosa aguardando a chegada. A qualidade é muito boa!

  3. Minha filha amou se ver com a turma da Mônica, levou o livro para escola no dia da leitura e os amiguinhos ficaram curiosos de como isso aconteceu !!!
    Uma experiência muito gostosa !

  4. Gente, que experiência incrível que estamos vivendo com vocês! Esta forma de presente não poderia ser melhor para o trabalho com o desenvolvimento das crianças e da minhas afilhadas, claro! Parabéns! Eu já estava impressionada com a ideia da personalização e inserção da delas no livro, mas quando recebi por e-mail as dicas de vocês sobre como trabalhar o livro, não tenho dúvidas que os profissionais por detrás de todos esse trabalho são seríssimos! Vocês colocaram em um post toda a matéria sobre o trabalho pedagógico na educação infantil!!! Parabéns. Eu como pedagoga em formação, super, hiper recomendo!

    1. Olá Amanda!

      Uauu! Ficamos muito felizes com o seu comentário 🙂

      Que incrível saber que você acredita nos nossos livros e no nosso trabalho para a educação. Isso é realmente muito importante para nós!
      Esperamos continuar criando livros incríveis e produzindo conteúdo com muita informação e dicas para famílias e educadores como você.

      Conte com a gente!

  5. Quando vi a proposta, já achei que seria bem legal, mas quando o livro chegou, nossa ! Que experiência bacana, fiquei muito feliz com o resultado com meu filho, que ganhou o livro como um dos presentes de 10 anos. Ele ficou radiante com a possibilidade de fazer parte da história. Felicidade para toda a família.
    Parabéns pela idéia , profissionalismo e carinho com que todo o processo é feito.

    1. Obaaa! Que incrível saber que o pequeno gostou tanto desse presente super especial.
      Esperamos que aproveitem muito a leitura em família!
      Um abraço da nossa equipe 😀

  6. Meu netinho
    Fez 1 aninho ainda não entende muito, mas fiz questão de lhe dar o Primeiro Livro Personalizado
    Se eu puder lhe sugerir uma coleção personalizado para a criança
    Obrigada
    Joselenerandrade

  7. Amei. Meu neto Arthur gostou muito. Eu falei que o garoto da história representa ele e cada vez que aparecia a foto ficava admirado dizendo, sou eu outra vez!

  8. A Eloisa tem 1 aninho nasceu e mora em Melbourne, os livrinhos são ótimos a turma da Mônica, e 100% brasileira, ela já está curtindo.”parabens pela bela produção”.

    1. Que demais, Suzana!
      Ficamos muito felizes por saber que a sua netinha está aproveitando a leitura lá em Melbourne 🙂
      Parabéns por incentivá-la com tanto carinho!

  9. Comprei para dar de Natal e confesso que estou louca pra ver a carinha da Theodora quando se perceber na história! Vocês estão de parabéns pelo belíssimo projeto, que maravilha! Amamos tudo! Muito obrigada!

    1. Ebaaa! Com certeza vai ser um presente muito especial para a pequena Theodora!
      Depois conta pra gente como foi a reação dela ao receber livro <3
      Um abraço da nossa equipe!

  10. Meus filhos amaram os livros!!! Eles ficaram tão felizes que levaram para escola para compartilhar com amigos e professores. Melhor presente que eu já dei para eles.
    Sem contar o quanto ajudou no estimulo a leitura.
    Parabéns a toda equipe Dentro da História!

    1. Uauuuu! Que demais, Carina!
      Ficamos muito contentes por saber que os pequenos gostaram tanto dos livros e até levaram na escola. Esperamos que seja uma lembrança para a vida toda e incentive muuito a leitura!
      Um abraço da nossa equipe 😀

  11. Prezados,

    Comprei dois livros, mas não recebi o guia de atividades.
    Gostaria de saber como é para poder fazer as atividades com os meus pequenos.

    Forte abraço e grato pelas dicas.

    1. Olá Gildemir!
      Pedimos desculpas por você não ter recebido o Guia de Atividades. A nossa equipe vai enviá-los para a casa!
      Te enviamos um email 🙂

  12. Gente que trabalho fantástico!
    O livro é lindo e superou minhas expectativas. Ainda não dei para meu filho, pois é presente de Natal. Tenho certeza que vai amar, pois, foi ele mesmo que ajudou a personalizar! Parabéns pela iniciativa e obrigada por todo acompanhamento (via e-mail) que vocês fazem, ajudou a controlar minha ansiedade até o recebimento do livro.

    1. Oii Daniele!
      Ficamos muito contentes por saber que o seu pequeno personalizou o livro e que foi um presente de Natal 🙂
      Esperamos que aproveitem muito a leitura em família!
      Um abraço da nossa equipe!

  13. Adorei os livros, ótima qualidade,vem conforme a descrição, o meu filho a minha cunhadinha e o meu sobrinho adoraram os presentes, ficaram super empolgados. Aguardando novidades ❤️…. Parabéns super indico.

  14. Dei de presente para as minhas duas netas katleen e kauani, amaram estarem dentro das histórias, os livros ficaram lindos, valeu o investimento, td muito bem feito, parabéns aos responsáveis pela edição, grata

  15. Escolhi um livro para Alice de Abreu Bartolomeo, mas ao escolher a forma de pagamento, boleto bancário, não obtive resposta sobre a emissão deste boleto. Como imprimir o boleto do livro escolhido, da Barbie? Já comprei três livros, e quero mais este. Obrigada, Maria Ines.

    1. Oi Maria Inês!
      Que legal que criou um livro pra a pequena Alice 🙂
      Nossa equipe vai te ajudar a receber o boleto! Te enviamos um email, por favor nos retorne por lá.
      Um abraço!

  16. Gostei muito do livro, atendeu minhas expectativas e da qualidade principalmente!
    Meu neto tem 05 anos e ainda não saber ler, mas leio pra ele todas as noites antes de dormir, ele adorou!
    Mandei uma sugestão para vocês, para colocarem pelos menos a foto da criança na capa. Adquirir os livros da Patrulha Canina, tenho interesse em adquirir outros personagens, mas de preferência com a foto da criança na capa. Fica ai minha sugestão.

    Parabéns para toda equipe Dentro da História!!!

    1. Olá Evandro!
      Que ótimo saber que gostou do livro e que o lê para o netinho todas as noites!
      Muito obrigada pela sugestão sobre a foto da criança. Vamos encaminhar para nossa equipe de criação e trabalhar em novidades 🙂
      Um abraço e boa leitura!

    1. Oii Stella!
      Que ótimo saber que você e seu netinho gostaram tanto do livro 😀
      Esperamos que aproveitem a leitura em família!

      Um abraço da nossa equipe 🙂

  17. Bom dia a todos e todas que fazem Dentro da história! Adquiri e enviei o livro para meu netinho de apenas nove meses que mora em outra cidade. Foi a primeira correspondência dele. Rsrs. É estranho? É. Hoje existem livros de plástico, tecido, etc. Mas acredito no contato e manuseio do papel desde a mais tenra infância. Adivinhem quem ficou ainda mais feliz com o presente??? O pai de Gabriel Pessoa, meu filho que desde muito cedo juntamente com seus irmãos faziam suas escolhas e compras de livros de literatura, eles próprios, nas livrarias. Era o programa aos sábados. E nunca mais largaram a boa leitura. Agradeço todo suporte durante minha aquisição. Muuuito feliz. 😍

  18. Entrei no site dentro da história e criei um livro para minha filha Jessica Leine.
    Detalhe: ela tem 31 anos. É deficiente auditiva e apaixonada pela turminha desde sempre. Já teve até aniversário de 8 anos com o tema e se vestiu igual a Mônica com direito a coelhinho que guarda até hoje.
    Alfabetizei ela com os gibis da turma e sempre colecionou os gibis.
    Hoje é Pedagoga e Instrutora de LIBRAS, mas infelizmente não atuante, e quando pode alfabetiza com gibis da turma.
    A minha sugestão é o acessório para os surdos: aparelho auditivo.
    Muito obrigada pela experiência. Vocês estão de parabéns.
    Edna, mãe da Jéssica.

    1. Oii Edna! Muito obrigada pelo seu contato 🙂

      Fico super felizes por saber que você criou um livro para a Jessica! Que incrível ela ter se alfabetizado com a Turma da Mônica, parabéns por ter incentivado seu desenvolvimento com tanto carinho.

      Agradeço muito pela sugestão sobre o aparelho auditivo. Nossa equipe está sempre trabalhando para incluir mais opções de personalização, para que todos os pequenos (e até adultos!) se sintam representados nos livros. Fique de olho nas novidades 🙂

      Um abraço!

  19. Pessoal, muito obrigado pelo livro.
    Chegou antes do prazo sugerido.. tudo certinho..
    E lindo! estamos apaixonados. Comprei dois e já vou comprar o terceiro..
    Todos foram para presentes..as crianças adoraram e a familia também.
    Joelma, Piracicaba sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts